Clique aqui para comprar

 

Assistência Farmacêutica

A Assistência farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional. Os Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, porém, se tomados de forma errada, podem prejudicar sua saúde e até levar à morte.

A assistência farmacêutica não visa à mudança de medicamentos e tratamento já prescritos pelo seu médico. Para dúvidas sobre qual medicamento usar em casos de intercorrências, procure assistência médica.

Pensando nisso a Unimed de Marilia disponibiliza a seus clientes informações quanto aos cuidados que se deve ter com medicamentos, quanto a administração, armazenamento e descarte seguro.

 

Cuidados com Medicamentos:

Os benefícios proporcionados pelos medicamentos devem ser maiores que os riscos decorrentes de seu emprego incorreto. Por isto, alguns cuidados devem ser seguidos para que se obter toda a eficácia de uso:

O medicamento deve ser armazenado de forma correta:

Proteja da luz, do calor e da umidade, seguindo as orientações do fabricante descritas na embalagem, mantendo, assim, a estabilidade do medicamento, sem mudar suas propriedades ou sua composição.
• Mantenha sempre a embalagem fechada.
• Mantenha fora do alcance de crianças e animais, para evitar ingestão acidental. Não guarde o medicamento próximo a cosméticos ou materiais de limpeza.
• Consulte a bula para verificar se existe algum tipo de orientação especial para o armazenamento.

Os medicamentos termolabeis dever ficar armazenados na temperatura de 2 a 8°C dentro do refrigerador, não congelar e utilizar após aberto conforme orientação do fabricante (vide a bula).

• Medicamentos controlados devem ser armazenados separados dos demais, para que não ocorram erros no momento da administração.      

Reutilização de medicamentos

• Em caso de reutilização, atenção ao prazo de validade e ao aspecto do medicamento: não reutilize se observar manchas, depósitos, grumos ou mudanças no seu aspecto original, ou qualquer outro indício da perda da integridade do medicamento.
• Medicamento vencido não deve ser reutilizado.

Cuidado com a automedicação

• O uso de remédios de forma incorreta, sem orientação médica, pode ocasionar alergia e dependência, ou agravar uma doença ou um sintoma já existente.
• Um medicamento usado de forma incorreta pode anular a eficácia de outro: cuidado com as combinações.
• Antibióticos nunca devem ser utilizados sem orientação médica: seu uso abusivo pode levar à resistência dos micro-organismos e comprometer a eficácia do tratamento.
• Crianças, idosos, mulheres grávidas, ou que estejam amamentando devem intensificar os cuidados no uso de qualquer medicação.
• O médico deve sempre ser consultado.

Descarte seguro de medicamentos vencidos

• Medicamentos vencidos não devem ser descartados em lixo comum: eles são produtos químicos que podem levar ao risco da saúde humana, ao contaminar o meio ambiente.
• Consulte a farmácia mais próxima para receber orientações corretas sobre o descarte de sobras de medicamentos, embalagens, seringas, agulhas de injeção, etc.

 

Data de expedição: 16/05/2019

Última Atualização: 16/06/2020