Manual do Beneficiário

1 MANUAL DO BENEFICIÁRIO

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3 A UNIMED NACIONAL Visão de futuro Propósito Valores A Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa assistência médica para empresas de grande porte, com mais de 300 vidas, que estejam em pelo menos três Estados brasileiros. Tem abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado. Nasceu com a regulamentação dos planos de saúde em 1998. Atende instituições sem perder o foco em cada ser humano. Seu objetivo, é elevar a satisfação dos clientes Unimed. Para isso, também investe no credenciamento direto de recursos em Brasília, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Manaus, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Luís e São Paulo. Ser referência no mercado de Saúde Suplementar e gerar valor para as sócias. Cuidar da saúde do cliente como operadora nacional, representando, fortalecendo, apoiando e integrando o Sistema Unimed. Desenvolver e oferecer produtos e serviços cada vez melhores, mais atrativos e sustentáveis. Lutar com determinação na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Cooperação: promover a intercooperação e a integração entre as áreas, os colaboradores e as singulares sócias e não sócias, concedendo o apoio necessário para unificar e fortalecer o Sistema Unimed. Ética: operar com transparência em todas as esferas, sempre fundamentada pelas melhores práticas de governança coorporativa. Compromisso com os clientes: proporcionar qualidade de vida a nossos clientes por meio do cuidado e da promoção da saúde com base em uma relação de respeito, empatia e confiança. Respeito aos colaboradores: inspirar e promover o bem-estar de nossos colaboradores, respeitando a diversidade e a individualidade, com foco no constante desenvolvimento humano. Sustentabilidade: atuar com o foco em resultados positivos, visando à perenidade do negócio e à contribuição para o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente. Inovação: facilitar a experiência dos beneficiários e o relacionamento com toda a cadeia suplementar, fomentando a conveniência, a conexão entre as pessoas e a melhoria contínua dos processos.

4 SUMÁRIO

5 Definições Tipo de plano contratado Abrangência geográfica Coberturas Cobertura para internações psiquiátricas Carência Inclusões e exclusões de beneficiários Dependentes Cartão de identificação Atendimento a filhos recém-nascidos Autorizações para atendimentos Reembolso Direitos Considerações importantes Aplicativo Meu Plano - Portal do Beneficiário Carol - Assistente Virtual Contato das filiais UN Dados do produto contratado Guia de leitura contratual Contato das Unimeds 8 10 11 11 14 16 16 16 17 21 21 23 25 29 31 39 40 41 42 45 Plano Bem-Estar 12

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7 Prezado beneficiário, A partir de agora, você e sua família contam com um plano de saúde da Unimed Nacional, que foi elaborado para atender integralmente a suas expectativas e necessidades, de acordo com a Regulamentação dos Planos de Saúde, lei nº 9656/98. Boa leitura.

8 VEJA ALGUMAS DEFINIÇÕES QUE IRÃO FACILITAR A LEITURA DESTE MANUAL Acidente pessoal: é um evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito, imprevisível, involuntário, causador de lesão física e que torna necessário o tratamento médico. Unimed Nacional: é a operadora de planos de saúde que se obriga a garantir a prestação de serviços de assistência à saúde aos beneficiários do plano por meio de seus médicos cooperados e de rede própria ou direta. Cobertura: é todo tipo de atendimento a que você tem direito de acordo com o plano contratado. *Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo beneficiário à operadora após a realização de determinados procedimentos. O desconto referente a esses valores é feito na folha de pagamento do beneficiário titular. É uma forma de você colaborar com sua empresa nos custos de assistência médica, pois faz com que o valor de seu plano fique mais justo. Eventual valor da coparticipação do beneficiário dependerá da opção contratada por sua empresa. Verifique com seu RH essa condição. Para consultar seu extrato de coparticipação, acesse o Portal do Beneficiário. *Verifique com seu RH a relação dos exames que possuem coparticipação. MANUAL DO BENEFICIÁRIO

9 Plano: é o produto, conforme registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar, contratado pela empresa. Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue a sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente para a prestação de serviços aos beneficiários. Tabela referência: é a tabela utilizada para a efetivação do pagamento do reembolso ao beneficiário nos casos exclusivos de urgência ou emergência, quando não for comprovadamente possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados pelo Sistema Unimed. Essa tabela está registrada no 9º Oficial de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de São Paulo - SP, sob os números 1.361.398, 1.361.399 e para PME, no 2º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital, sob número 3.674.633. Urgência: é o evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional. Beneficiário: é a pessoa física, inscrita e aceita por sua empresa, que usufruirá dos serviços contratados, seja na qualidade de titular ou na de dependente. Emergência: é o evento que implica o risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o beneficiário, caracterizado em declaração do médico credenciado, cooperado ou assistente. Empresa: é a pessoa jurídica que contrata a prestação de serviços de assistência à saúde para seus empregados, dirigentes ou associados. MANUAL DO BENEFICIÁRIO

10 A UNIMED NACIONAL OFERECE DIVERSOS PLANOS QUE SE ADEQUAM A TODO TIPO DE PERFIL • Acomodação em enfermaria • Abrangência regional • Com e sem coparticipação • Sem reembolso • • Acomodação em enfermaria ou apartamento Abrangência nacional Acomodação em apartamento Abrangência nacional Com e sem coparticipação Reembolso em até 6x a tabela Com e sem coparticipação Reembolso até 3x a tabela Assistência Funeral Individual Assistência Funeral Individual Assistência Domiciliar Assistência Terceira Idade • • • • • • • • • • Acomodação em apartamento Abrangência nacional Com e sem coparticipação Reembolso em até 9x a tabela Assistência Funeral Individual Minha Primeira Assistência Assistência Viagem Internacional Assistência Domiciliar Assistência Terceira Idade MANUAL DO BENEFICIÁRIO

11 • Miopia com ou sem astigmatismo associado • Refeição para acompanhante • Vacinas • Psicomotricidade e Hidroterapia • RPG – Reeducação Postural Global • Cobertura Hospitalar para Transplantes • Check-up para Titulares e Cônjuges • Escleroterapia de Veias por Sessão de Membros Inferiores • Acomodação em apartamento • Abrangência nacional • Com e sem coparticipação • Reembolso em até 15x a tabela CONHEÇA OS PADRÕES DE ACOMODAÇÕES Acomodação coletiva (enfermaria): internação em quarto coletivo com banheiro coletivo, de acordo com as condições contratuais firmadas com a empresa. Internação em quarto privativo com banheiro individual, de acordo Acomodação individual (Apartamento privativo): com as condições contratuais firmadas com a empresa. Atenção: verifique em sua carteirinha seu plano contratado. QUAL É A ÁREA DE ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DOMEU PLANO? A QUAIS COBERTURAS TENHO DIREITO? Seu plano pode ter a abrangência: Nacional, Estadual, Grupo de Municípios ou Municipal . Atenção: verifique em sua carteirinha seu plano contratado. Você terá direito ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), observando, inclusive, as diretrizes de utilização estabelecidas. Assistência Funeral Individual Minha Primeira Assistência Assistência Concierge Assistência Viagem Nacional Assistência Viagem Internacional Assistência Pet Serviços Extra rol Assistência Domiciliar Assistência Terceira Idade MANUAL DO BENEFICIÁRIO

MANUAL DO BENEFICIÁRIO PLANO BEM-ESTAR São Paulo O plano Bem São Paulo faz parte da linha Bem-Estar é a solução em saúde para empresas a partir de 2 vidas. Com atendimento regionalizado, oferece praticidade e acessibilidade por meio de seus canais digitais e seu time de saúde. • *Coparticipação: com limitador mensal • *Isenção de coparticipação para utilização online • Urgência e Emergência Nacional: atendimento pelo Sistema Unimed • Abrangência Regional: São Paulo Capital e Osasco • Acomodação: enfermaria e apartamento • Cobertura: ambulatorial e hospitalar com obstetrícia Concierge assistencial de saúde Facilita a jornada do beneficiário com uma navegação mais fluida pelo sistema de saúde. Quais são os principais diferenciais do Bem São Paulo? Telemedicina eletiva Atendimento médico a distância em diversas especialidades. Telepsicologia Atendimento oferecido por psicólogos a distância para saúde mental e comportamental. Aplicativo Meu Plano Plataforma para agendamento de consultas, atendimento de todos os serviços virtuais disponíveis e acesso à carteirinha virtual. Rede especializada e qualificada Rede de atendimento nos grandes polos da capital de São Paulo. Desconto farmácia Desconto em mais de 3.900 farmácias no Brasil todo. Pronto atendimento virtual Atendimento médico a distância para situações de urgência. Esse tipo de serviço funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Isenção de coparticipação Isenção de coparticipação na utilização dos serviços on-line. 12

MANUAL DO BENEFICIÁRIO PLANO BEM-ESTAR Brasília Oplanode saúde ideal para quemé de Brasília e Entorno! O Bem Brasília faz parte da linha Bem-Estar e é a solução em saúde para empresas a partir de 2 vidas. Nele você encontra atendimento regionalizado coma praticidade dos canais digitais e do time de saúde. • *Coparticipação: com limitador mensal • *Isenção de coparticipação para utilização online • Urgência e Emergência Nacional: atendimento pelo Sistema Unimed • Abrangência Regional: Brasília, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, • Acomodação: enfermaria e apartamento • Cobertura: ambulatorial e hospitalar com obstetrícia Concierge assistencial de saúde Facilita a jornada do beneficiário com uma navegação mais fluida pelo sistema de saúde. Quais são os principais diferenciais do BemBrasília? Telemedicina eletiva Atendimento médico a distância em diversas especialidades. Telepsicologia Atendimento oferecido por psicólogos a distância para saúde mental e comportamental. Aplicativo Meu Plano Plataforma para agendamento de consultas, atendimento de todos os serviços virtuais disponíveis e acesso à carteirinha virtual. Rede especializada e qualificada Rede de atendimento nos grandes polos da capital de São Paulo. Desconto farmácia Desconto em mais de 3.900 farmácias no Brasil todo. Pronto atendimento virtual Atendimento médico a distância para situações de urgência. Esse tipo de serviço funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Isenção de coparticipação Isenção de coparticipação na utilização dos serviços on-line. BRASÍLIA Formosa, Luziânia, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. 13

MEU PLANOTEM COBERTURA PARA INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS? Sim. Veja em que condições: Além das coberturas especificadas referentes aos transtornos mentais, os beneficiários poderão dispor de tratamento em regime de hospital-dia para os seguintes diagnósticos: • á cobertura para portadores de dependência química que precisem ser internados em unidades clínicas de hospitais gerais ou psiquiátricos, na eventualidade de complicações agudas decorrentes da intoxicação ou da abstinência de drogas de abuso, lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool. Essas internações visam o tratamento de “desintoxicação”. • Há cobertura para as internações de beneficiários portadores de transtornos mentais, segundo o Código Internacional de Saúde – Versão 10, que estiverem em situação de crise ou de surto psicótico agudo e que necessitem de tratamento hospitalar em hospital psiquiátrico ou em unidade psiquiátrica de hospital geral para o tratamento de quadros agudos. • Esquizofrenia • Transtorno delirante persistente • Transtornos psicóticos agudos e transitórios • Transtorno delirante induzido • Transtornos esquizoafetivos • Outros transtornos psicóticos não orgânicos • Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de drogas lícitas ou ilícitas • Psicose não orgânica não especificada MANUAL DO BENEFICIÁRIO 14

13 • Episódio man íaco • Transtorno afetivo bipolar • Transtornos globais do desenvolvimento Nas internações decorrentes de transtorno psiquiátrico mencionadas acima, inclusive nos atendimentos em hospital-dia, deverá ser aplicada a seguinte regra para coparticipação nas despesas: Nos casos em que o plano for coparticipativo, e só poderá ser aplicada coparticipação para internações psiquiátricas quando ultrapassados 30 (trinta) dias de internação, consecutivos ou não, no transcorrer de 1 (um) ano de contrato. O prazo de 30 (trinta) d ias mencionado acima, em que o beneficiário terá direito à cobertura sem coparticipação, será contado de forma única e acumulada para todas as internações psiquiátricas, inclusive em hospital-dia, independentemente da causa. Os atendimentos em hospital-dia estarão sujeitos às diretrizes do Rol de Procedimento s e Eventos em Saúde editados pela ANS. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 5 Atenção

O período de carência é o prazo contado a partir da inscrição do beneficiário no plano. O QUE É CARÊNCIA? COMO OCORREM AS INCLUSÕES E AS EXCLUSÕES DE BENEFICIÁRIOS? QUEM SÃO CONSIDERADOS DEPENDENTES? O RH de sua empresa empregadora é o responsável pelas inclusões e exclusões junto à operadora, considerando que se trata de um plano de saúde coletivo empresarial. Assim, para inclusão ou exclusão de dependentes do plano de saúde, procure o RH de sua empresa. Os beneficiários terão direito a atendimento imediato, desde que as inscrições ocorram no prazo firmado. Verifique com o RH de sua empresa essa condição. Se o beneficiário titular for excluído, todos os demais dependentes serão excluídos. Se o contrato for rescindido, todos os beneficiários serão excluídos. Para os contratos PJ, há uma data de corte que deverá ser respeitada pela empresa para envio das exclusões. Você pode incluir os seguintes dependentes: a) Cônjuge b) Filhos solteiros, de acordo com a idade-limite firmada no contrato com sua empresa (verifique com o RH de sua empresa essa condição), enteados, menores sob guarda por força de decisão judicial e menores tutelados que ficam equiparados aos filhos 16

c) Convivente, havendo união estável, na forma da lei, sem eventual concorrência com o cônjuge, salvo por decisão judicial d) Filhos comprovadamente inválidos EU E MEUS DEPENDENTES TEREMOS UMA “CARTEIRINHA”? A Unimed Nacional fornecerá ao beneficiário o Cartão de Identificação referente ao plano contratado, com prazo de validade, cuja apresentação deverá ser acompanhada do documento de identidade com foto, assegurando, dessa forma, os direitos e as vantagens de seu plano. É obrigação do beneficiário a devolução do Cartão de Identificação e de outros documentos fornecidos pela Unimed Nacional a sua empresa na hipótese de exclusão ou rescisão contratual por qualquer uma das partes. O uso indevido pelo beneficiário ensejará pedido de indenização por perdas e danos, bem como sua exclusão do plano, ainda que o ato tenha sido praticado sem seu conhecimento. Ocorrendo perda ou extravio dos documentos, o beneficiário deverá comunicar o fato imediatamente a sua empresa, para cancelamento ou emissão de via adicional através do Canal do Beneficiário. Sua empresa deverá comunicar imediatamente o ocorrido à Unimed Nacional. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 17

FRENTE Nome da Unimed 0 123 123456789012 1 NA08 MASTER Rede de Atendimento Contrata CENTRA nte L NACIONAL 0865 Atend. Abrangên NACIONAL 01 cia Via RE Plano GULAMENTO AMBULATóRIO + HOSPITALAR COM OBSTETRICIA Segmentação Assistenc NÃO HÁ Cobertura Parcial Temporária ial do Plano Acomodação INDIVIDUAL 01/10/1990 Data de Nascimento Vigência do Plano 01/05/2020 Validade 31/05/20 No 21 me do Benefic TIPO DE CONTRATAÇÃO JOÃO FERNANDO iário NOME DO PRODUTO Nome da Unimed duas linhas VERSO Nome da Unimed Válido somente com apresentação do documento de identidade ESTE CARTÃO É NUMERADO, NOMINATIVO E INSTRANSFERÍVEL Cód. Prod. NOME FANTASIA DA ADMINISTRADORA NESTE LOCAL ANS: 00000000000000000000 NONONONO/NONONO NONONONO NONO/NONONO IMEDIATO NONONONO/NONONO NONONONO NONO/NONONO 00/00/00 IMEDIATO 00/00/00 SAC/Informações: 0800 000 000 CNS 000000000000000 Eventuais alterações ocorridas na rede de prestadores poderão ser consultadas no www.unimedxxx.coop.br e no tel. XX-XXXX-XXXX Área de Atuação do Produto: São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo. O cartão possui especificações importantes que o Sistema Unimed irá identificar durante os atendimentos. CARTEIRINHA 2 7 12 11 10 6 5 8 4 9 1 3 Frente do cartão Verso do cartão MANUAL DO BENEFICIÁRIO 1 Produto ou plano contratado 2 Rede de atendimento disponível 3 Código de identificação do beneficiário 4 Data de nascimento 5 Acomodação do plano – no caso, empresarial (plano firmado pela empresa) 6 Rede de atendimento disponível - tipo de acomodação 7 Validade do cartão (será renovado periodicamente) 8 Nome do beneficiário 9 Código Unimed 10 Especificação do produto (ex.: AMB-ENF-OBS = cobertura ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e acomodação em enfermaria) 11 Abrangência 12 Nome da empresa 13 Especificações de carências e acomodação 14 Telefone da Central de Atendimento 24 Horas 15 Código da Nac Unimed ional na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) 16 Canal do Beneficiário 17 Código do produto 13 16 15 17 14 18 Área de Atuação do Produto 18

Nº da carteirinha ou CPF Utilize seu CPF ou número do cartão para acessar o app. Login Caso já possua cadastro no Portal do Beneficiário, utiliza a mesma senha. Ou utilize o cadastro. Na home do app, você encontra os principais serviços para seu dia a dia. Através do menu localizado no canto direito superior, você terá acesso a todos os serviços disponíveis no app. Para acessar sua carteirinha, clique no ícone cartão digital . Home Já está disponível o Cartão Virtual no app Meu Plano. Esta solução é um recurso para aqueles que não estiverem com o cartão físico no momento do atendimento ou pode ser a principal opção para quem prefere maior praticidade. Para ter acesso ao cartão virtual, basta baixar o app Meu Plano. Confira: CARTÃO DIGITAL MANUAL DO BENEFICIÁRIO 19

Consulte dados do plano do titular e de seus dependentes. Tenha mais informações. Visualize o verso da carteirinha. Clique no ícone para consultar a carteirinha dos dependentes. Cartão digital Com o app MEU PLANO , você tem acesso a diversos serviços on-line para gerenciar seu plano de saúde. Menu MANUAL DO BENEFICIÁRIO 20

E SE EU TIVER UM FILHO RECÉM-NASCIDO E ELE PRECISAR DE ATENDIMENTO ANTES DE RECEBERMOS O CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO? O recém-nascido que ainda não possui o cartão de identificação será atendido, desde que esteja acompanhado por um dos responsáveis legais inscritos no plano, que deverá apresentar o seu cartão de identificação, seu documento de identidade e a certidão de nascimento do bebê. O recém-nascido só receberá atendimento sem o cartão durante os primeiros 30 (trinta) dias a contar de seu nascimento. A partir desse prazo, já deverá estar inscrito na assistência médica, e só será atendido com o cartão de identificação pessoal. PRECISO RETIRAR AUTORIZAÇÕES PARA OS ATENDIMENTOS? Os beneficiários da Unimed Nacional são atendidos pela rede credenciada e cooperada das demais Unimeds espalhadas por todo o Brasil, além da rede credenciada direta da operadora. As liberações de serviços pelas Unimeds locais para nossos beneficiários obedecem às seguintes regras: Não há necessidade de autorização prévia da Unimed Nacional para consultas e procedimentos básicos de diagnóstico e terapia. Para os demais procedimentos, é necessário que o beneficiário solicite autorização na Unimed local. Alguns exemplos de procedimentos para os quais há necessidade de autorização prévia: 1 2 MANUAL DO BENEFICIÁRIO 21

A responsabilidade pela liberação da autorização junto aos serviços credenciados será sempre da Unimed local. angiografia, cintilografia, densitometria óssea, hemodiálise, hemodinâmica, internações clínicas e cirúrgicas, litotripsia, mapeamento cerebral, internações obstétricas e sessões de psicoterapia breve de crise, procedimentos com utilização de vídeo, procedimentos seriados, tais como fisioterapia, internações psiquiátricas, quimioterapia e radioterapia, radiologia intervencionista, ressonância magnética, sessões de psicoterapia breve de crise e tomografia computadorizada. 3 Nos casos de urgência e emergência, não há necessidade de autorização prévia. Se o beneficiário estiver sem o cartão ao chegar ao prontoatendimento, avise que está sem o cartão e o recurso entrará em contato com a Unimed local ou com a Central de Atendimento 24 Horas, na Unimed Nacional. Nas internações programadas nos exames ou procedimentos especializados, o beneficiário deverá procurar a Unimed local com antecedência, obedecendo os prazos abaixo. Ela entrará em contato com nossa Central de Atendimento 24 Horas. Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: até 3 dias úteis Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: até 10 dias úteis Procedimentos em alta complexidade (medicamentos quimioterápicos e com diretrizes de utilização): até 21 dias úteis Atendimento em regime de internação eletiva: até 21 dias úteis Validade da Autorização: prazo de até 60 dias, conforme MIN (item 6.4.20). Porém, para o beneficiário UN, na Rede Direta, o prazo é de 30 dias 4 5 MANUAL DO BENEFICIÁRIO 22

TENHO DIREITO A REEMBOLSO? A Unimed Nacional assegurará o reembolso, no limite das obrigações do contrato, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde nos casos exclusivos de urgência ou emergência, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados. Além dos reembolsos para os casos de urgência ou emergência, você poderá ter direito de acordo com as regras estabelecidas na Resolução Normativa - RN 259, da ANS. Os contratos/planos que possuem a cobertura de Reembolso Livre Escolha permitem ao beneficiário realizar procedimentos (consultas, terapias, exames, etc.) com o profissional de sua escolha, efetuando o pagamento ao profissional e solicitando o reembolso diretamente à Unimed Nacional, mediante análise de documentação comprobatória (lista completa de documentos disponível no Formulário de Reembolso). O valor reembolsado e o prazo obedecerão aos termos definidos em contrato e somente serão concedidos em caso de prestador não credenciado (vide Guia Médico). O reembolso será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias corridos ou de acordo com a legislação aplicável (exceto para contratos / planos com cobertura por Livre Escolha), mediante apresentação das cópias dos documentos abaixo: Preenchimento de formulário próprio fornecido pela Unimed Nacional nos canais de atendimento (aplicativo e Portal do Beneficiário). Relatório do médico assistente declarando nome do paciente, descrição do tratamento e justificativa dos procedimentos realizados, data do atendimento, período de permanência no hospital e data da alta hospitalar, se houver. a) b) MANUAL DO BENEFICIÁRIO 23

24 Conta hospitalar discriminando materiais e medicamentos consumidos, com preço por unidade, notas fiscais, faturas ou recibos do hospital. Recibos individualizados de honorários dos médicos assistentes, auxiliares e outros, discriminando o evento a que se referem, com carimbo legível do médico, inclusive o número do CRM, do CPF ou do CNPJ do prestador executante. d) Comprovantes relativos aos serviços de exames complementares de diagnóstico e terapia e serviços auxiliares, acompanhados do pedido do médico assistente com carimbo legível e número do CRM. O DOC (pagamento) referente ao reembolso somente é realizado na conta-corrente do titular do plano. Caso ele não possua e seja necessária a realização do DOC em conta de terceiros, será necessário enviar uma carta de próprio punho com firma reconhecida em cartório autorizando o pagamento e informando os dados bancários completos e do CPF do recebedor da conta. A carta deverá ser anexada ao processo. f ) e) c) MANUAL DO BENEFICIÁRIO

23 • O beneficiário perderá o direito ao reembolso decorridos 12 (doze) meses da data do evento. • O formulário utilizado para solicitação de reembolso será fornecido pela Unimed Nacional nos canais de atendimento (aplicativo e Portal do Beneficiário). Fique atento e guarde, por pelo menos cinco anos, os recibos/notas fiscais originais para fins comprobatórios de informações contidas na sua Declaração de Imposto de Renda. AUnimed Nacional se reserva o direito de solicitar a documentação original a qualquer momento para fins comprobatórios e fiscais. • Em caso de dúvidas, consulte o 0800 indicado no verso do seu cartão de identificação. • Acompanhe o pagamento pelo Portal do Beneficiário, pelo site www.unimednacional.coop.br SE VOCÊ CONTRIBUIR COMUM VALOR REFERENTE À MENSALIDADE, TERÁ DIREITO A: Em caso de demissão sem justa causa A lei nº 9656/98 assegura ao beneficiário titular que contribuir com um valor fixo mensal para a manutenção do plano contratado pela empresa decorrente de seu vínculo empregatício, no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, o direito de manter sua condição de beneficiário e dos beneficiários dependentes a ele vinculados nas mesmas condições de cobertura contratual, desde que assuma também o pagamento integral do plano. Observação: verificar valores com o RH de sua empresa. Atenção: MANUAL DO BENEFICIÁRIO

Prazo Se o empregado tiver contribuído por um período inferior a 10 (dez) anos, é assegurado o direito de manutenção como beneficiário à razão de um ano para cada ano de contribuição. Em caso de aposentadoria A Lei nº 9656/98 assegura ao beneficiário titular que contribuir com um valor fixo mensal para a manutenção do plano contratado pela empresa decorrente de seu vínculo empregatício, no caso de aposentadoria, o direito de manter sua condição de cobertura contratual, desde que assuma também o pagamento integral do plano. Observação: verificar valores com o RH de sua empresa. Prazo de extensão O período de manutenção da condição de beneficiário será de um terço do tempo de contribuição, com um mínimo assegurado de seis meses e um máximo de 24 (vinte e quatro) meses. A solicitação para continuidade do plano deve ser feita no ato de seu desligamento ao RH de sua empresa para preenchimento de termo de opção para envio à Unimed Nacional. Se tiver contribuído pelo período mínimo de 10 (dez) anos, é assegurado o direito de manutenção como beneficiário por prazo indeterminado. A solicitação para continuidade do plano deve ser feita no ato de seu desligamento ao RH de sua empresa para preenchimento de termo de opção para envio à Unimed Nacional. Observação: os beneficiários demitidos sem justa causa/aposentados serão mantidos no plano durante o tempo em que a empresa mantiver contrato com a Unimed Nacional. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 26

25 Além disso, para ambas as situações Em caso de morte do titular já inscrito no plano de inativos, fica assegurada a permanência dos beneficiários dependentes no plano durante os prazos mencionados, desde que continuem assumindo o pagamento integral do plano. Sua condição de beneficiário deixará de existir quando: • o contrato coletivo firmado com sua empresa empregadora for rescindido; • se empregar em um novo trabalho que possibilite se valer de um novo plano coletivo. • expirar o prazo estabelecido na lei; 1) 2) Atenção Se você não contribuir com um valor fixo mensal (que acontece independentemente de qualquer utilização) para a manutenção do plano contratado pela sua empresa, não terá direito a manter-se no plano em caso de demissão sem justa causa ou de aposentadoria. Não é considerada contribuição a coparticipação do beneficiário na utilização dos serviços, pois a coparticipação só acontece quando ocorre a utilização. A Resolução Normativa RN 279, que dispõe sobre o plano de inativos, entrou em vigor em 1º de junho de 2012. Assim, tem aplicação imediata sobre o contrato, exceto se o contrato coletivo for firmado antes dessa data e se sua empresa não concordar com sua adequação aos dispositivos da referida normativa (verificar com o RH essa condição). PODEREI SOLICITAR MINHA EXCLUSÃO OU DE ALGUM DEPENDENTE DO PLANO DE SAÚDE? A Resolução Normativa RN 412 estabelece as regras para pedido de cancelamento de planos individuais e para pedido de exclusão de planos coletivos. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 27

Assim, você poderá solicitar ao RH de sua empresa empregadora, por qualquer meio, sua exclusão ou a de seu dependente. Sua empresa deverá cientificar a Unimed Nacional em até 30 (trinta) dias a contar de sua solicitação, para que esta operadora providencie o processamento da exclusão pleiteada. Expirado o prazo mencionado acima sem que sua empresa tenha providenciado a comunicação de exclusão do beneficiário junto à Unimed Nacional, você poderá solicitar a exclusão diretamente à operadora, comprovando a inércia de sua empresa. Entretanto, desde já, é importante alertá-lo que: Eventual ingresso em um novo plano de saúde poderá importar: a)no cumprimento de novos períodos de carência, observado o disposto no inciso V do artigo 12, o da Lei n 9.656, de 3 de junho de 1998: b)na perda do direito à portabilidade de carências, caso não tenha sido esse o motivo do pedido, nos termos previstos na RN 186, de 14 de janeiro de 2009, que dispõe em especial, sobre a regulamentação da portabilidade, das o carências previstas no inciso V do art. 12 da Lei n 9.656, de 3 de junho de 1998; c)no preenchimento de nova declaração de saúde, e, caso haja doença ou lesão preexistente - DLP, no cumprimento de Cobertura Parcial Temporária - CPT, que determina, por um período ininterrupto de até 24 meses, a partir da data da contratação ou de adesão ao novo plano, a suspensão de cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimento cirúrgicos; d)na perda imediata do direito de remissão, quando houver, devendo o beneficiário arcar com o pagamento de um novo contrato de plano de saúde que venha a contratar. 1) MANUAL DO BENEFICIÁRIO 28

Efeito imediato e caráter irrevogável da solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de beneficiário, a partir da ciência da operadora. As contraprestações pecuniárias vencidas e/ou eventuais coparticipações devidas, nos planos em pré-pagamento ou em pós-pagamento, pela utilização de serviços realizados antes da solicitação de exclusão do plano de saúde serão cobradas normalmente da contratante. As despesas decorrentes de eventuais utilizações dos serviços por você ou por seus dependentes após a data de solicitação de exclusão do plano de saúde, inclusive nos casos de urgência ou emergência, correrão por sua conta. A exclusão do beneficiário titular do contrato coletivo empresarial acarretará na consequente exclusão de seu grupo familiar, conforme estabelecido no contrato coletivo celebrado com sua empresa empregadora. 2) 3) 4) 5) CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabelece, por meio das Resoluções Normativas - RNs 259 e 268, a obrigatoriedade das operadoras garantirem o atendimento para a marcação de consultas eletivas, procedimentos e internações nas áreas de abrangência do plano. Portanto, caso você tenha dificuldade no agendamento de consultas, ligue no telefone 0800 disponível no verso de seu cartão. O beneficiário deve ter ciência de que o contrato de assistência médica de sua empresa foi firmado com a Unimed Nacional, mesmo em caso de atendimentos realizados por outras Unimeds. A responsabilidade pela liberação de atendimento junto aos prestadores será sempre da Unimed local. Ficam o beneficiário titular e seus dependentes cientes de que a Unimed Nacional deverá prestar todas as informações cadastrais e assistenciais aos Órgãos de Fiscalização de Assistência à Saúde. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 29

Ficam o beneficiário titular e seus dependentes cientes de que a Unimed Nacional está autorizada a obter o diagnóstico médico sempre que necessário, tanto para fins de reembolso como para fins de outras informações médicas. Essas informações serão prestadas pelos médicos credenciados, cooperados, assistentes ou pelos serviços credenciados, que utilizarão a codificação expressa no CID - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde, 10ª revisão, ou fornecerão relatórios médicos detalhados. Caso você esteja com seu cartão de identificação, siga as orientações a seguir: Você e seus familiares devem utilizar a assistência médica com responsabilidade. A utilização incorreta do plano de saúde resultará em aumento de custos para sua empresa e, consequentemente, para você. Não efetue nenhum pagamento direto ao médico cooperado ou a qualquer serviço próprio ou credenciado sem antes procurar orientação em sua empresa ou na Unimed Nacional para os devidos esclarecimentos. Para atendimentos eletivos São considerados atendimentos eletivos: consultas, exames simples e especializados e internações programadas. Nesses casos, vá até a Unimed local, leve o código de seu cartão e um documento de identificação com foto e solicite a autorização (retirada de guia). O recurso ou o médico não atenderá caso o beneficiário esteja apenas com o código de seu cartão. É necessário obter a guia de autorização para que consiga o atendimento, nesse caso. Para atendimentos de urgência/emergência Ao chegar ao pronto-atendimento, avise que está sem o cartão, e o recurso entrará entrar em contato com a Unimed local ou com a Central de Atendimento 24 Horas da Unimed Nacional. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 30

Se você tiver dificuldade no atendimento, entre em contato com sua empresa ou com a Unimed Nacional pelo 0800 indicado no verso do seu cartão de identificação, e registre o ocorrido, para que possamos solucioná-lo. Na insatisfação quanto ao plano ou ao atendimento da Unimed Nacional, o beneficiário deverá encaminhar reclamação por escrito para ouvidoria.externa@centralnacionalunimed.com.br para a devidas providências. CANAL DO BENEFICIÁRIO Disponível no site da Unimed Nacional, o portal reúne todas as informações que você necessita ter sobre seu plano de saúde. Para acessá-lo, entre no site da UN: www.unimednacional.coop.br e clique em “Beneficiário”. Digite: www.unimednacional.coop.br e clique em Beneficiário. Clique em Acesse aqui. Preencha os seus dados para realizar o cadastro. Importante o beneficiário/senha do site é o mesmo do aplicativo Beneficiário UN, portanto, caso já tenha criado seu acesso, não há necessidade de criá-lo novamente. Após a confirmação, acesse com seu beneficiário e senha. 1) 2) 3) 4) MANUAL DO BENEFICIÁRIO

32 MANUAL DO BENEFICIÁRIO Com o novo aplicativo da Unimed Nacional , o beneficiário pode encontrar soluções e facilidades para gerenciar o seu plano. Para fazer o download, busque por “Unimed Nacional” na loja de aplicativos de seu celular. Confira como acessar e todos os serviços disponíveis: NOVO APP "Meu Plano" Nº da carteirinha ou CPF Utilize seu CPF ou número do cartão para acessar o app. Login Caso já possua cadastro no Portal do Beneficiário, utiliza a mesma senha. Ou utilize o cadastro. Na home do app, você encontra os principais serviços para seu dia a dia. Através do menu localizado no canto direito superior, você terá acesso a todos os serviços disponíveis no app. Home

33 Com geolocalização para encontrar médicos, clínicas, hospitais e laboratórios mais próximos de você e opção de favoosrpitara aqueles que você mais frequenta. Formulário on-line mais fácil e prático para realizar sua solicitação, com possibilidade de pagamento no mesmo dia. Reembolso Confira todas as funcionalidades: MANUAL DO BENEFICIÁRIO

34 Consulte dados do plano do titular e dos dependentes. Acompanhe suas solicitações de autorização direto do app. Autorizações Cartão digital MANUAL DO BENEFICIÁRIO BENEFICIÁRIO

35 Consulte os dados de seu contrato e dados pessoais seus e de seus dependentes. Meus dados Verifique o histórico referente a coparticipação de exames, consultas ou internação. Consulta de coparticipação MANUAL DO BENEFICIÁRIO BENEFICIÁRIO BENEFICIÁRIO

36 Consulte com facilidade as carências ativas no plano do titular de seus dependentes. Consulte seu extrato de exames, consultas e internações a qualquer momento. Extrato de utilização Carência MANUAL DO BENEFICIÁRIO PARTICIPATIVO ESTADUAL EMP ENF SOS CARÊNCIAS Categoria INTERN. CLINICAS/CIRURGICAS/PSI QUICAS 26/10/2019 26/10/2019 PARTO A TERMO Fim da Carência BENEFICIÁRIO BENEFICIÁRIO

37 Consulte o extrato de Imposto de Renda nos períodos desejados. Visualize em PDF ou envie para o e-mail cadastrado no app. Precisou de ajuda? É só acessar o atendimento via Whatsapp, que estaremos prontos para auxiliá-lo. Whatsapp Extrato de IRPF MANUAL DO BENEFICIÁRIO BENEFICIÁRIO

36 E muitos outros serviços. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 38

37 Agora, você tem os principais serviços da Unimed Nacional em seuWhatsapp. Carol, MANUAL DO BENEFICIÁRIO 9

40 CONTATO DAS FILIAIS UNIMED NACIONAL: BRASÍLIA Edifício Advance 2nd SGAS 915, lote 68 A 2º subsolo – salas 1, 2, 10 e 12 – Asa Sul Setor de Autarquia Sul CEP 70390-150 – Brasília (DF) SÃO LUÍS Avenida dos Holandeses, 5 Ponta d’Areia – CEP 65077-357 São Luís (MA) BRASÍLIA Avenida Soares Lopes, 1.196, térreo – Cidade Nova CEP 45652-065 – Ilhéus (BA) ITABUNA Avenida Comendador Firmino Alves, 118 - Centro CEP 45600-185 – Itabuna (BA) FEIRA DE SANTANA Rua Georgina Erisman, 87 Centro – CEP 44001-448 Feira de Santana (BA) MANAUS Avenida Djalma Batista, 1.719 Edifício Atlantic Tower, Sala 606, T Business Chapada – CEP 69050-010 Manaus (AM) SALVADOR Avenida Tancredo Neves, 620 loja: 159, Mundo Plaza Pituba – CEP 41820-020 Salvador (BA) SANTO ANTÔNIO DE JESUS Rua A, 89 - Centro – CEP 44571-069 Santo Antônio de Jesus (BA) Salvador (BA) MANUAL DO BENEFICIÁRIO SÃO PAULO - TATUAPÉ Rua Cantagalo, 74 São Paulo (SP) Tatuapé - CEP 03319-000

41 Operadora: CENTRAL NACIONAL UNIMED - COOPERATIVA CENTRAL CNPJ: 02.812.468/0001-06 Nº de registro ANS: 33967-9 Telefone: 0800-942-0011 Site: www.unimednacional.coop.br MANUAL DO BENEFICIÁRIO

40 Contratação Página do contrato Segmentação assistencial Padrão de acomodação Área geográfica de abrangência e atuação Coberturas e procedimentos garantidos Determina se o plano destina-se a pessoa física ou pessoa jurídica. A contratação pode ser individual/familiar, coletivo por adesão ou coletivo empresarial. Define a amplitude da cobertura assistencial do plano de saúde. A segmentação assistencial é categorizada em: referência, hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia, ambulatorial, odontológica e suas combinações. Define o padrão de acomodação para o leito de internação nos planos hospitalares: pode ser coletiva ou individual. Área em que a operadora de plano de saúde se compromete a garantir todas as coberturas de assistência à saúde contratadas. À exceção da nacional, é obrigatória a especificação nominal do(s) Estado(s) ou município(s) que compõe(m) a(s) área(s) de abrangência estadual, grupo de Estados, grupo de municípios ou municipal. É o conjunto de procedimentos a que o beneficiário tem direito, previsto na legislação de saúde suplementar pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura mínima obrigatória e no contrato firmado com a operadora, conforme a segmentação assistencial no plano contratado. O beneficiário deve analisar detalhadamente as coberturas a que tem direito. GUIA DE LEITURA CONTRATUAL MANUAL DO BENEFICIÁRIO 42

41 Exclusões e coberturas Página do contrato Carências Doenças e lesões preexistentes (DLP) Mecanismos de regulação Vigência É o conjunto de procedimentos a que o beneficiário não tem direito, previsto na legislação de saúde suplementar, conforme a segmentação assistencial do plano contratado. Doenças e lesões preexistentes – DLP são aquelas existentes antes da contratação do plano de saúde e que o beneficiário ou seu responsável saiba ser portador. São os mecanismos financeiros (franquia e/ou coparticipação), assistenciais (direcionamento e/ou perícia profissional) e/ ou administrativos (autorização previa) que a operadora utiliza para gerenciar a demanda e/ou utilização dos serviços de saúde. Define o período em que vigorará o cont GUIA DE LEITURA CONTRATUAL Carência é o período em que o beneficiário não tem direito a cobertura após a contratação do plano. Quando a operadora exigir cumprimento de carência, esse período deve estar obrigatoriamente escrito, de forma clara, no contrato. Após cumprida a carência, o beneficiário terá acesso a todos os procedimentos previstos em seu contrato e na legislação, exceto eventual cobertura parcial temporária por DLP. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 3

43 Recisão/ suspensão Página do contrato Reajuste A rescisão põe fim definitivamente à vigência do contrato. A suspensão descontinua a vigência do contrato. O reajuste por variação de custos é o aumento de mensalidade do plano de saúde em razão de alteração nos custos, ocasionado por fatores como inflação, uso de novas tecnologias e nível de utilização dos serviços. A variação da mensalidade por mudança de faixa etária é o aumento decorrente da alteração de idade do beneficiário. GUIA DE LEITURA CONTRATUAL Continuidade do plano coletivo empresarial (Arts. 30 e o 31 da Lei n 9.656/1998) A existência da contribuição do empregado para o pagamento da mensalidade do plano de saúde, regular e não vinculada à coparticipação em eventos, habilita ao direito de continuar vinculado por determinados períodos ao plano coletivo empresarial, nos casos de demissão sem justa causa ou aposentadoria, observadas as regras para oferecimento, opção e gozo previstas na lei e sua regulamentação. MANUAL DO BENEFICIÁRIO 44

45 CONTATO DAS UNIMEDS: UNIMED SANTOS (13) 2102-8100 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/SANTOS UNIMED SÃO CARLOS (16) 2107-7300 WWW.UNIMEDSAOCARLOS.COM.BR UNIMED CAMPINAS (19) 3731-7900 WWW.UNIMEDCAMPINAS.COM.BR UNIMED CATANDUVA (17) 3531-3131 WWW.UNIMEDCATANDUVA.COM.BR UNIMED PIRACICABA (19) 3436-8000 WWW.UNIMEDPIRACICABA.COM.BR UNIMED LESTE FLUMINENSE (21) 2109-6188 WWW.UNIMEDLESTEFLUMINENSE.COOP.BR UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (12) 2139-4000 WWW.UNIMEDSJC.COM.BR UNIMED SOROCABA (15) 3332-9200 WWW.UNIMEDSOROCABA.COOP.BR UNIMED LONDRINA (43) 3375-6161 WWW.UNIMEDLONDRINA.COM.BR UNIMED NORTE DE MINAS (38) 2101-1500 WWW.UNIMEDNM.COOP.BR UNIMED BELO HORIZONTE (31) 3229-6079 WWW.UNIMEDBH.COM.BR UNIMED UBERABA (34) 3318-2222 WWW.UNIMEDUBERABA.COM.BR UNIMED RIBEIRÃO PRETO (16) 3605-2212 WWW.UNIMEDRIBEIRAO.COM.BR UNIMED BAURU (14) 3235-3308 WWW.UNIMEDBAURU.COM.BR UNIMED FRANCA (16) 3711-6677 WWW.UNIMEDFRANCA.COM.BR UNIMED NOVA IGUAÇU (21) 3759-8200 WWW.UNIMEDNIGUACU.COM.BR UNIMED DO ABC (11) 4435-7000 WWW.UNIMEDABC.COM.BR UNIMED BOTUCATU (14) 3811-4500 WWW.UNIMEDBOTUCATU.COOP.BR UNIMED RIO CLARO (19) 3526-6700 WWW.UNIMEDRC.COM.BR UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS (48) 3216-8000 WWW.UNIMEDFLORIANOPOLIS.COM.BR UNIMED ARARAQUARA (16) 3303-1500 WWW.UNIMEDARA.COM.BR UNIMED BLUMENAU (47) 3331-8500 WWW.UNIMEDBLUMENAU.COM.BR UNIMED UBERLÂNDIA (34) 3239-6900 WWW.UNIMEDUBERLANDIA.COOP.BR UNIMED JOINVILLE (47) 3441-9595 WWW.JOINVILLE.UNIMEDSC.COM.BR

46 CONTATO DAS UNIMEDS: UNIMED ERECHIM (54) 3520-6100 WWW.UNIMED-ERECHIM.COM.BR UNIMED TAUBATÉ (12) 2125-0700 WWW.UNIMED-TAUBATE.COM.BR UNIMEDVALES DOTAQUARI E RIO PARDO (51) 3714-7100 WWW.UNIMEDVTRP.COM.BR UNIMED NORDESTE/RS (54) 3220-2000 WWW.UNIMED-NERS.COM.BR UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (17) 3202-1223 WWW.UNIMEDRIOPRETO.COM.BR UNIMED PLANALTOMÉDIO (54) 3317-6300 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ PLANALTOMEDIO UNIMED NOROESTE/RS (55) 3331-9700 WWW.UNIMEDNOROESTERS.COM.BR UNIMED FRONTEIRA NOROESTE/RS (55) 3512-5424 WWW.UNIMED-FNO.COM.BR UNIMED CURITIBA (41) 3021-9100 WWW.UNIMEDCURITIBA.COM.BR UNIMED PRESIDENTE PRUDENTE (18) 2101-8311 WWW.UNIMEDPRUDENTE.COM.BR UNIMED JOÃO PESSOA (83) 2106-0375 WWW.UNIMEDJP.COM.BR UNIMED SANTA MARIA (55) 3026-6565 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/SANTAMARIA UNIMED RECIFE (81) 3413-8400 WWW.UNIMEDRECIFE.COM.BR UNIMED VALE DO CAÍ (51) 3649-8900 WWW.UNIMEDVALEDOCAI.COM.BR UNIMED CAMPINA GRANDE (83) 2101-6500 WWW.UNIMED.CAMPINAGRANDE.BR UNIMED PORTO ALEGRE (51) 3316-4646 WWW.UNIMEDPOA.COM.BR UNIMED DO ABC (11) 4435-7000 WWW.UNIMEDABC.COM.BR UNIMED JUIZ DE FORA (32) 3249-5500 WWW.UNIMEDJF.COOP.BR UNIMED MISSÕES/RS (55) 3313-0500 WWW.UNIMEDMISSOES.COM.BR UNIMEDVARGINHA (35) 3690-7000 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/VARGINHA UNIMED RIO (21) 3139-7999 WWW.UNIMEDRIO.COM.BR UNIMED CAMPO GRANDE (67) 3389-2500 WWW.UNIMEDCG.COM.BR UNIMED PETRÓPOLIS (24) 2244-2300 WWW.UNIMEDPETROPOLIS.COOP.BR UNIMED BARRA MANSA (24) 2106-0600 WWW.UNIMEDBARRAMANSA.COM.BR

47 UNIMED CENTRO/RS (51) 3722-9310 WWW.UNIMEDCRS.COM.BR UNIMED REGIÃODA CAMPANHA/RS (53) 3242-9331 WWW.UNIMEDCAMPANHA.COM.BR UNIMED NOVA FRIBURGO (22) 2519-8100 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ NOVAFRIBURGO UNIMED PONTA GROSSA (42) 3220-7000 WWW.UNIMEDPG.COM.BR UNIMED VALE DO SINOS (51) 3584-1800 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ VALEDOSINOS UNIMED SANTOS DUMONT (32) 3251-6989 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ SANTOSDUMONT UNIMED CUIABÁ (65) 3612-3100 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/CUIABA UNIMED ARAÇATUBA (18) 3636-1300 WWW.UNIMEDARACATUBA.COM.BR UNIMED PINDAMONHANGABA (12) 3644-4400 WWW.UNIMEDPINDA.COM.BR UNIMED AVARÉ (14) 3711-7000 WWW.UNIMEDAVARE.COM.BR UNIMED SANTA BÁRBARA D’OESTE E AMERICANA (19) 3471-3000 WWW.UNIMEDSA.COM.BR UNIMED PELOTAS/RS (53) 3309-4900 WWW.UNIMEDPELOTAS.COM.BR UNIMED PLANALTO CENTRAL/RS (55) 3321-9000 WWW.UNIMEDPLANALTOCENTRALRS. COM.BR UNIMEDTRÊS LAGOAS (67) 2105-5050 WWW.UNIMEDTRESLAGOAS.COM.BR UNIMED NATAL (84) 3220-6200 WWW.UNIMEDNATAL.COM.BR UNIMED GUARAPUAVA (42) 3621-7500 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/GUARAPUAVA UNIMED FORTALEZA (85) 3255-3500 WWW.UNIMEDFORTALEZA.COM.BR UNIMED NORTE FLUMINENSE (22) 3824-9300 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ NORTEFLUMINENSE UNIMED GOIÂNIA (62) 3216-8000 WWW.UNIMEDGOIANIA.COM.BR UNIMED DOURADOS (67) 3416-3500 WWW.UNIMEDDOURADOS.COM.BR UNIMED MACEIÓ (82) 2121-1600 WWW.UNIMEDMACEIO.COM.BR UNIMED MANAUS (92) 3212-2800 WWW.UNIMEDMANAUS.COM.BR UNIMEDVITÓRIA (27) 3200-3555 WWW.UNIMEDVITORIA.COM.BR

48 UNIMED PARANAGUÁ (41) 3420-7000 WWW.UNIMEDPARANAGUA.COM.BR UNIMED REGIONALMARINGÁ (44) 3221-2727 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/MARINGA UNIMED VALE DO AÇO (31) 2136-2287 WWW.UNIMEDVALEDOACO.COOP.BR UNIMED IMPERATRIZ (99) 3525-3398 WWW.UNIMEDIMPERATRIZ.COM.BR UNIMED REGISTRO (13) 3828-2000 WWW.UNIMEDREGISTRO.COM.BR UNIMEDTERESINA (86) 2107-8000 WWW.UNIMEDTERESINA.COM.BR UNIMED CONSELHEIRO LAFAIETE (31) 3769-3000 WWW.UNIMEDCL.COM.BR UNIMED ALTO DA SERRA (54) 3511-1664 WWW.UNIMED-AS.COM.BR UNIMED PATOS (83) 3421-4111 WWW.UNIMEDPATOS.COM.BR UNIMED ITABUNA (73) 2103-3030 WWW.UNIMEDITABUNA.COM.BR UNIMED BELÉM (91) 4009-5001 WWW.UNIMEDBELEM.COM.BR UNIMED OESTE DO PARANÁ (45) 3240-8200 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ OESTEDOPARANA UNIMED MOSSORÓ (84) 8848-0174 WWW.UNIMEDMOSSORO.COM.BR UNIMED FEIRA DE SANTANA (75) 2102-2525 WWW.UNIMEDFS.COM.BR UNIMED LORENA (12) 3159-2000 WWW.UNIMED-LORENA.COM.BR UNIMEDVOTUPORANGA (17) 3405-9494 WWW.UNIMEDVOTUPORANGA.COM.BR UNIMED CAÇAPAVA (12) 3654-8600 WWW.UNIMEDCPV.COM.BR UNIMED FERNANDÓPOLIS (17) 3465-4100 WWW.UNIMEDFERNANDOPOLIS.COM.BR UNIMED REGIONAL DA BAIXA MOGIANA (19) 3831-9700 WWW.UNIMEDBXM.COOP.BR UNIMED PORTOVELHO (69) 3217-2002 WWW.UNIMEDPORTOVELHO.COOP.BR UNIMED LIMEIRA (19) 3404-8000 WWW.UNIMEDLIMEIRA.COM.BR UNIMED OURINHOS (14) 3302-8400 WWW.UNIMEDOURINHOS.COM.BR UNIMED CARIRI (88) 3566-2000 WWW.UNIMEDCARIRI.COM.BR UNIMED SERGIPE (79) 2107-8787 WWW.UNIMEDSE.COM.BR

49 UNIMED BATATAIS (16) 3761-8600 WWW.UNIMEDBATATAIS.COM.BR UNIMED JUNDIAÍ (11) 4583-1000 WWW.UNIMEDJUNDIAI.COM.BR UNIMED LESTE PAULISTA (19) 3638-2888 WWW.UNIMEDLESTEPAULISTA.COM.BR UNIMEDTUPÃ (14) 3404-4100 WWW.UNIMEDTUPA.COM.BR UNIMED SOBRAL (88) 3677-3000 WWW.UNIMEDSOBRAL.COM.BR UNIMED ALTA MOGIANA (16) 3820-4466 WWW.UNIMEDAM.COM.BR UNIMED CATALÃO (64) 3411-2020 WWW.UNIMEDCATALAO.COM.BR UNIMED DE IGUATU (88) 3581-2274 WWW.UNIMEDIGUATU.COM.BR UNIMED ASSIS (18) 3302-3000 WWW.UNIMED-ASSIS.COM.BR UNIMED ITAPETININGA (15) 3275-7100 WWW.UNIMEDITAPETININGA.COM.BR UNIMED COSTA OESTE (45) 3277-8000 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ COSTAOESTE UNIMED SUL DO PARÁ (94) 2103-8500 WWW.UNIMEDSULDOPARA.COOP.BR UNIMED NORTE PIONEIRO/PR (43) 3511-2000 WWW.UNIMEDNORTEPIONEIRO.COM.BR UNIMED BOAVISTA (95) 3623-9657 WWW.UNIMEDBV.COM.BR UNIMED AQUIDAUANA (67) 3241-7636 WWW.UNIMEDAQUIDAUANA.COM.BR UNIMED ITAJUBÁ (35) 3629-2800 WWW.UNIMED.COOP.BR/ITAJUBA UNIMED ANHANGUERA (19) 3543-5300 WWW.UNIMEDARARAS.COM.BR UNIMED VALE DO PIQUIRI (44) 3649-5251 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ VALEDOPIQUIRI UNIMED ARAGUARI (34) 3249-5151 WWW.UNIMEDARAGUARI.COOP.BR UNIMED RONDONÓPOLIS (66) 3439-2800 WWW.UNIMEDRONDONOPOLIS.COM.BR UNIMED CABO FRIO (22) 2647-8080 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ CABOFRIO UNIMED NOROESTE FLUMINENSE (22) 3853-9900 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ NOROESTEFLUMINENSE UNIMED CARIRI (88) 3566-2000 WWW.UNIMEDCARIRI.COM.BR UNIMED SALTO/ITU (11) 4013-9595 WWW.UNIMEDSALTOITU.COM.BR

50 UNIMED VALE DAS ANTAS (54) 3242-0000 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ VALEDASANTAS UNIMED INCONFIDENTES (31) 3559-7200 WWW.UNIMEDINCONFIDENTES.COOP.BR UNIMED REGIÃO DA FRONTEIRA/RS (55) 3242-9800 WWW.UNIMEDFRONTEIRA.COM.BR UNIMED CIRCUITO DAS ÁGUAS (35) 3695-8500 WWW.UNIMEDCIRCUITO.COOP.BR UNIMED DIVINÓPOLIS (37) 3229-5200 WWW.UNIMEDDIVINOPOLIS.COOP.BR UNIMED UBÁ (32) 3539-3600 WWW.UNIMED-UBA.COOP.BR UNIMED SETE LAGOAS (31) 2106-1900 WWW.UNIMEDSETELAGOAS.COOP.BR UNIMED CASCAVEL (45) 3220-7000 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/CASCAVEL UNIMED SUL-MINEIRA (35) 3449-1800 WWW.UNIMEDSULMINEIRA.COM.BR UNIMED BARBACENA (32) 3339-3900 WWW.UNIMEDBARBACENA.COOP.BR UNIMED NORTE DO PARANÁ (43) 3520-3000 WWW.UNIMEDNORTEDOPARANA.COM.BR UNIMED PERNAMBUCO CENTRAL (87) 3821-8800 WWW.UNIMEDPECENTRAL.COM.BR UNIMED EXTREMO OESTE CATARINENSE (49) 3631-2200 WWW.UNIMEDEXTREMOOESTE.COM.BR UNIMED DO SUDOESTE (77) 2101-9393 WWW.UNIMEDSUDOESTE.COM.BR UNIMED PARANAVAÍ (44) 3421-1100 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/PARANAVAI UNIMED ARAXÁ (34) 3669-4900 WWW.UNIMEDARAXA.COM.BR UNIMED APUCARANA (43) 3420-8500 WWW.UNIMEDAPUCARANA.COOP.BR UNIMED BEBEDOURO (17) 3344-0022 WWW.UNIMEDBEBEDOURO.COM.BR UNIMED SÃO JOÃO DEL REI (32) 3372-8080 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ SAOJOAODELREI UNIMED MURIAÉ (32) 3696-2600 WWW.UNIMEDMURIAE.COM.BR UNIMED CAPIVARI (19) 3491-3554 WWW.UNIMEDCAPIVARI.COM.BR UNIMED FOZ DO IGUAÇU (45) 2102-7500 WWW.UNIMEDFOZ.COM.BR UNIMED FRANCISCO BELTRÃO (46) 3520-5834 WWW.UNIMED.COOP.BR/WEB/ FRANCISCOBELTRAO

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