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REVISTA VIVA
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cardíacos nas altas altitudes. Essa liberação de adrenalina é
necessária para o nosso corpo, pois o cérebro é estimulado
a comandar os músculos e, assim, reagir ao novo ambiente.
Depois de um tempo você volta ao normal", explicou.
O médico alertou que é preciso ter precaução para a
prática do esporte, uma vez que o coração tem que estar
bompara se submeter a essa descarga de adrenalina. "Tem
que estar com os exames cardiológicos em dia", frisou.
SEGURANÇA
Os atletas de parapente e asa delta, no entanto, garantem
que a prática é segura graças aos cursos que formam os
novos pilotos, onde o atleta é qualificado a praticar o esporte
e, também, a proporcionar essa emoção a outras pessoas.
Zenilson contou que em dez anos de prática, somente um
acidente grave foi relatado no Espírito Santo, que conta com
cerca de 600pilotos. "Aproporção é bembaixa, mas deve-se
fiscalizar mais para não haver nenhum acidente", garantiu.
Para quemquer apenas sentir a emoção nas alturas por
umdia, pode praticar o voo emdupla sema necessidade do
curso. No parapente, são usados os seguintes equipamen-
DICIONÁRIO
» LIFT:
Significa sustentação. O termo é utilizado para voos próximos a
montanhas. O recorde em permanência de voo em Lift é de 8 horas.
» CROSS COUNTRY:
Significa voos de longas distâncias. Os pilotos
saem de um sítio de voo e buscam alcançar o máximo de distância
possível. O recorde capixaba de voo em distância é de 196km em
linha reta (recordista Rodolpho Cavalini).
»TERMAL:
É o ar quente para subida do voo.
tos: a cadeira, que se chama selete; vela ou velame, que é o
parapente propriamente dito; capacete; radio comunicador
VHF; variômetro, aparelho que mede diferença de pressão
usado para identificar os ventos; GPS para navegação e
paraquedas reserva de emergência, além de óculos, botas
e roupas adequadas.
Já a asa delta temuma estrutura diferenciada. Ela possui
uma armação de alumínio paramanter a asa aberta e o perfil
aerodinâmico. A pilotagemé pendular, ou seja, é o seu peso
que faz a asa virar para esquerda ou direita e voar mais rá-
pido ou devagar. "Se jogar o peso para esquerda, a asa curva
para esquerda, se jogar o corpo para frente a asa acelera, se
jogar o corpo para trás a asa desacelera", explicouHenrique.
A posição de voo é deitada de bruços (tipo super-homem).
E a asa delta voa ligeiramentemais rápido que o parapente.
Os equipamentos necessários de cada modalidade são dis-
ponibilizados pelos instrutores como agendamento do voo.
Apesar das diferenças, asa delta e parapente voam nas
mesmas condições, pois utilizam as correntes de ar para
A sensação de voar,
segundo o cardiologista
Antonio, provoca o
alívio do estresse
Para Zenilson, cada voo
é uma sensação única e
se tivéssemos asas, não
trabalharíamos, só voaríamos
Fonte: Zenilson Rocha, piloto de parapente