Plano de Saúde é benefício mais valorizado no mercado de trabalho

Atrativo para novos colaboradores, retenção de talentos e mais produtividade são algumas das muitas vantagens para empresa e trabalhadores
        22 de setembro, 2022




Oito em cada dez brasileiros acreditam que o plano de saúde é o mais importante benefício que uma empresa pode oferecer. Os dados são da pesquisa realizada pela Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos.

Frente a um sistema público que impossibilita a rapidez necessária e com inúmeros problemas, os colaboradores têm um olhar atento às empresas que oferecem um plano de saúde, atrativo que supera muitas vezes até mesmo a proposta salarial.
Quando viu a oportunidade de emprego em uma empresa que oferecia plano de saúde, Willian Gomes não precisou pensar muito, resolveu trocar de trabalho.

“Apesar de não ter o costume de fazer acompanhamentos de rotina e grandes ocorrências para ir ao hospital, vejo que ter um plano de saúde é uma segurança essencial porque não sabemos o dia de amanhã. Sou casado e tínhamos como sonho ter um filho. Para acompanhamento da gestação da minha esposa, o parto e tudo mais que a criança precisaria, ter o plano como benefício foi fundamental para trocar de empresa e concretizar o sonho de ser pai”, conta.

 

Plano de Saúde: 7 razões para sua empresa ter um

 

Ótimo para os colaboradores,excelente para as empresas

 

Se por um lado o benefício é atrativo para os colaboradores, por outro é um grande aliado das empresas que buscam maneiras de reter talentos, valorização, aumento de produtividade, mais qualidade de vida e menos faltas. É um investimento que traz muitas vantagens.

Para a gerente de Recursos Humanos Vanessa Marcela Fontella de Lima Brunetto, o plano de saúde traz mais segurança e tranquilidade aos colaboradores pela garantia de um atendimento mais rápido às suas necessidades. Esse atrativo vem desde o momento do anúncio de uma vaga.

“Ofertar um plano de saúde é um importante chamariz para recrutamento de novos colaboradores, em especial quando o candidato é uma mãe ou um pai. Por outro lado, o benefício ajuda a reter os colaboradores na empresa pois nos dias de hoje sabemos que a maioria das pessoas teriam muita dificuldade de pagar um plano particular, tornando-os mais fiéis à organização”, conta.

Outra vantagem para as empresas é a percepção que a sociedade tem da empresa. Para a supervisora de Recursos Humanos Raquel Aparecida Defendi de Camargo Frasson, quando a organização se compromete a oferecer benefícios, ela demonstra que se preocupa com seus colaboradores e, como consequência, eles se sentem mais confiantes, seguros, há uma melhora de clima organizacional e a empresa é vista com bons olhos, aumentando as chances de atrair e reter talentos.

“Foi-se o tempo em que salário era única variável que os profissionais olhavam antes de aceitar um trabalho. As mudanças no mercado e nova geração mudaram os parâmetros. Por isso, uma boa política de benefícios é uma estratégia cada vez maior para atrair e reter talentos. Mesmo antes de passarmos pela pandemia, o plano de saúde já era um dos benefícios mais requisitados segundo pesquisas, após a crise ele passou a ser ainda mais valorizado”, explica.