Programas

Esta é mais uma forma que temos de cuidar de você. Conheça nossos programas!

Sustentabilidade

Acreditamos no envolvimento de todas as partes interessadas para o alcance de melhores práticas.

Trabalhe Conosco

Acreditamos na diversidade e inclusão. Nossas vagas estão disponíveis para pessoas com deficiência.

Importante saber!

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

Rol de Procedimentos Médicos

Reajuste Agrupamento Pool de Risco



Últimas notícias

Voltar Novo Golpe frauda dados de Boletos e QRCode PIX sem infectar o computador; veja como se proteger

Novo Golpe frauda dados de Boletos e QRCode PIX sem infectar o computador; veja como se proteger

        12 de abril, 2024
Um novo golpe está sendo aplicado por cibercriminosos que usam a nova versão da ferramenta “Reboleto” para alterar boletos e redirecionar pagamentos com código de barras e QR Code do PIX, causando prejuízos a pessoas e empresas.

Na nova atualização da ferramenta “Reboleto” os criminosos estão conseguindo editar dados de pagamento sem infectar o celular ou computador da vítima, para direcionar o pagamento para contas de laranjas. Esse novo golpe foi identificado por especialistas da Kaspersky no Brasil. Eles alertam que a única maneira de evitar o roubo é identificar a armadilha na hora do pagamento, pois neste golpe o celular e o computador não são infectados. Ou seja, é mais um grande desafio para consumidores, empresas e prestadores de serviço.

Com o vazamento de dados na “Reboleto”, os criminosos virtuais podem editar e-mails e arquivos de PDF anexados. Eles abrem a mensagem, editam o documento e marcam o e-mail como não lido. Os criminosos modificam o destinatário de pagamento, direcionando-o para contas laranjas.

O acesso dos criminosos e alteração de boletos acontece direto na caixa de e-mail do destinatário. Para conseguir fazer alteração dos boletos no formato PDF e realizar a troca do destinatário no pagamento, os criminosos dependem de conseguir acesso aos e-mails das vítimas. O acesso é feito de forma remota, e esse esquema fraudulento se beneficia dos diversos incidentes de vazamentos de credenciais que ocorrem no Brasil e no mundo.

Na Unimed Blumenau, o compromisso com a segurança da informação e proteção de dados dos titulares é prioridade. A cooperativa mantém um Programa de Governança em Privacidade, onde todas as atividades estão de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Como evitar o golpe do Reboleto?

Muita atenção na hora de realizar o pagamento! Para não ser lesado, a principal forma de evitar o golpe do Reboleto é no momento de pagar a conta,  conferir o detinatário, pois é possível perceber a alteração no nome, seja após a leitura do código de barras ou via QRCode  do PIX, e sempre antes de confirmar a tranferência. 

Não faça o pagamento se os dados exibidos forem diferentes das informações da prestadora de serviço, e entre em contato com a empresa pelos canais oficiais para verificar a procedência do boleto. 


Verifique o DDA: Se a empresa ou usuário ativou o serviço DDA - Débito Direto Automático, antes de pagar o boleto, é só conferir se os detalhes do documento são iguais aos que são exibidos no internet banking na função DDA.

Ative a dupla autenticação no serviço de correio eletrônico: Desta forma, o acesso não autorizado ficará impedido, evitando que o cibercriminoso tenha acesso ao e-mail e às faturas. 

Troca de senha: Estar sempre atento à alertas sobre vazamento de dados de serviços online é fundamental, assim como trcar as senhas do serviço que foi atacado. 

Mude 1 Hábito

Um pouco todos os dias.
Quando notar, virou um mês!


Canais de Atendimento

A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais e entre em contato com a gente.