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Aqui, você encontra as principais orientações para utilização adequada do seu plano de saúde.

Acesse os canais e confira tudo o que a Unimed pode lhe oferecer.  

Principais dúvidas sobre a utilização do Plano

Planos

O que é uma operadora de plano de saúde?
       
Trata-se da pessoa jurídica que administra os planos privados de assistência à saúde e os disponibiliza para venda.
O que é plano de saúde?
       
É um contrato individual ou coletivo que garante a prestação de serviços médicos e odontológicos para assistência à saúde, por tempo indeterminado e sem teto máximo, conforme contratado pelo segurado ou empresa. Os planos de saúde no Brasil são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O que é plano individual/familiar?
       
O plano considerado individual/familiar é aquele contratado diretamente por uma pessoa física junto à operadora. Os membros da família podem participar do plano como dependentes, conforme definido no contrato.
O que é plano coletivo?
       
Os planos coletivos são contratados por pessoas jurídicas para funcionários, servidores públicos e profissionais pertencentes a conselhos, sindicatos, entidades de classe, etc. O plano coletivo pode ser empresarial ou por adesão.
O que é plano coletivo empresarial?
       
É aquele contratado por pessoa jurídica, constituído ou formado para uma população delimitada e vinculada à pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatutária (servidor público). Podem ser incluídos, como dependentes, o cônjuge ou o(a) companheiro(a), os(as) filhos(as) e os(as) enteados(as) do beneficiário titular.
O que é plano coletivo por adesão?
       
É aquele contratado por pessoa jurídica, constituído ou formatado para uma população que mantenha vínculo associativo com uma pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial. A adesão ao plano é espontânea e opcional. Podem ser incluídos, como dependentes, o cônjuge ou o(a) companheiro(a), os(as) filhos(a) e os(as) enteados(as) do beneficiário titular.
Por que são necessários reajustes anuais?
       
Um dos maiores desafios para o setor de saúde é a inflação médica, que em todo o mundo é muito superior à inflação que mede os demais preços da economia. Insumos, medicamentos, materiais, equipamentos, diárias em clínicas e hospitais sofrem reajustes que impactam a precificação das mensalidades. Outros fatores, como o aumento da utilização do plano e a incorporação de novas tecnologias, por vezes mais caras que as existentes, também influenciam no custo dos planos.
Como desbloquear o meu cartão?
       
Acesse o aplicativo e selecione “Minha Unimed”. Na sequência, escolha a opção “Desbloquear cartão” e toque sobre o cartão que deseja desbloquear. Verifique os dados cadastrais e confirme ou altere as informações. Pronto! Se quiser conferir este passo a passo, clique aqui.

Aplicativo Unimed Cliente PR

Quais funcionalidades eu tenho acesso no app?
       
Cartão Virtual, Extrato de Utilização, Agenda Online, Liberação de Guias, Guia Médico, 2ª Via de Boletos, Clube Unimed, Produtos. (Algumas funções podem não estar disponíveis conforme seu perfil, contrato e região)
O que é extrato de Coparticipação?
       
É a funcionalidade do aplicativo que permite ao titular do plano consultar todos os valores que serão cobrados referentes aos eventos realizados, como consultas médicas, exames e terapias, de acordo com as regras de coparticipação do produto contratado.
Tenho acesso ao Guia Médico no aplicativo?
       
Sim. O aplicativo ajuda você a encontrar médicos, laboratórios, hospitais, clínicas e serviços de urgência e emergência.
Posso fazer a liberação de guias pelo aplicativo?
       
Posso fazer a liberação de guias pelo aplicativo?
Em algumas regiões do Estado do Paraná, é possível. Porém, para mais informações, o beneficiário deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 0800 041 4554 e SAC Deficientes auditivos 0800 642 2009) para orietanção.

Cartão do Plano

Quando recebo meu cartão?
       
O cartão virtual estará disponível já no início da vigência do seu plano (verifique o detalhamento no tópico “Como acesso meu cartão virtual”). A via física do cartão será entregue em até 20 dias, via Correios ou diretamente pela contratante.
Se não recebi no prazo, como solicitar meu cartão?
       
O ideal é optar pela utilização do cartão virtual (verifique o detalhamento no tópico “Como acesso meu cartão virtual”). Caso haja interesse na via física, e se o seu plano é coletivo (empresarial ou adesão), procure a empresa/associação com a qual você tem vínculo. Se o seu plano é individual/familiar, entre em contato com o SAC: 0800 041 4554 ou 0800 642 2009 (deficientes auditivos e de fala).
Onde devo me identificar via cartão?
       
A apresentação do seu cartão de identificação Unimed, virtual ou físico, é obrigatória em todo e qualquer atendimento na rede credenciada do Sistema Unimed.
Qual é o prazo de validade do meu cartão? Consigo utilizar meu cartão vencido?
       
A validade está impressa na parte da frente do seu cartão, virtual ou físico. A utilização estará habilitada somente após o início da vigência do seu plano e será obrigatória em todo e qualquer atendimento na rede credenciada do Sistema Unimed, tanto nos eletivos (pré-agendados) quanto nos de urgência/emergência.
Se eu estiver sem cartão, consigo ser atendido?
       
A apresentação do cartão é obrigatória no local de atendimento. Para estar com ele sempre disponível, baixe o aplicativo Unimed Cliente PR e habilite o cartão virtual. Opcionalmente, você também poderá solicitá-lo à assistente virtual Julia, via WhatsApp: 0800 041 4554.

Cartão Virtual

Como acessar o cartão virtual?
       
- Aplicativo Unimed Cliente PR, disponível nas lojas App Store e Google Play
- Assistente virtual Julia, acessível pelo WhatsApp (0800 041 4554), pelo app Unimed Cliente PR e pelo site da Unimed Paraná: https://www.unimed.coop.br/site/web/parana

 
Quais informações consigo visualizar no cartão virtual?
       
Todas as que estão também no cartão físico. Por exemplo:
  • Número do cartão
  • Nome do beneficiário 
  • Segmentação de cobertura
  • Área de abrangência do plano
  • Acomodação
  • Validade
  • Informações sobre o plano
Qual é a validade do cartão virtual?
       
Para garantir a segurança da utilização dos seus dados, a validade do cartão virtual é de seis meses. Após esse período, um novo cartão bloqueado é gerado automaticamente. O processo de desbloqueio é via aplicativo Unimed Cliente PR.
O cartão virtual substitui o cartão físico?
       
Sim. Ele pode ser apresentado em consultas, exames e procedimentos.
Como faço para utilizar o cartão virtual em uma consulta, exame ou procedimento?
       
Basta apresentar o código para atendimento, exibido em número e em QRCode. Ele pode ser gerado pelo aplicativo Unimed Cliente PR ou pela assistente virtual Julia. 

No aplicativo, há duas possibilidades, ambas disponíveis na tela inicial:
1) Acessar a carteirinha virtual e, na sequência, selecionar QRCode/Token
2) Abrir o item de menu Minha Unimed, escolher a opção Cartão virtual, abrir o cartão desejado e gerar QRCode/Token

Na assistente virtual Julia, basta escolher uma das duas opções: Cartão virtual ou Gerar token do cartão virtual para atendimento
 
Se eu tiver dúvidas sobre o cartão virtual, quem devo procurar?
       
O Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC: 0800 041 4554 (ou 0800 642 2009 para deficientes auditivos)
 
Quais os benefícios do cartão virtual?
       
Além de proporcionar comodidade, praticidade e segurança no atendimento, o cartão virtual contribui para a preservação do meio ambiente ao dispensar o uso de plásticos na sua fabricação, de papel na sua distribuição e de transporte durante o processo de envio.
 
Como desbloquear o cartão virtual?
       
1) Acesse o aplicativo Unimed Cliente PR e, na sequência, selecione Minha Unimed
2) Escolha a opção Desbloquear cartão e toque sobre o cartão que você deseja desbloquear (pode ser o seu ou o dos seus dependentes)
3) Verifique os dados cadastrais, após a confirmação ou correção dos dados o cartão estará desbloqueado e disponível para uso

Carências

O que é carência do plano de saúde Unimed? Quais são elas?
       
Carência é um prazo que, após cumprido, concede ao beneficiário o direito a determinado procedimento/atendimento, após a aquisição do plano de saúde. 
As carências estão especificadas em contrato, firmado entre as partes. Dessa forma, será necessário consultar o documento contratual para organizar-se quanto aos prazos de realização de determinados procedimentos.
O que é cobertura parcial temporária?
       
É o período de 24 (vinte e quatro) meses de suspensão de atendimento para procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos e leitos de alta tecnologia diretamente relacionados a doença ou lesão preexistente que o beneficiário saiba ser portador no momento de contratação do plano de saúde. Consulte seu contrato para verificar se esta regra se aplica ao seu caso.
Meu plano de saúde é obrigado a cobrir todos os atendimentos de que eu precisar?
       
Não. Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano de saúde é obrigado a oferecer somente o que estiver no contrato, de acordo com a segmentação (plano referência, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia, odontológica e suas combinações) e a cobertura para itens descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, disponível em www.ans.gov.br. Caso o contrato tenha cláusula de cobertura para procedimento que não esteja no Rol da ANS, o plano é obrigado a cobri-lo também.

Abrangência Geográfica

Qual é a abrangência do meu plano? Como posso identificá-la?
       
A Unimed oferece planos de abrangência nacional, estadual ou local. Para saber qual a abrangência de seu plano, basta conferir, na frente e no verso do seu cartão de identificação da Unimed, o que está escrito após a palavra "Abrangência". Em caso de dúvidas, entrar em contato via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 0800 041 4554 e SAC Deficientes auditivos 0800 642 2009).
Qual é a rede de hospitais e clínicas credenciada fora da área de abrangência do meu plano?
       
Para atendimento fora da região do beneficiário, é acionada a modalidade Intercâmbio, que garante o acesso a qualquer uma das unidades credenciadas. A relação de instituições médicas cadastradas pode ser consultada no Guia Médico, via aplicativo ou no site da Cooperativa. Obs.: Nem todos os credenciados da rede Unimed local possuem o credenciamento para Intercâmbio, por este motivo, o beneficiário deve fazer a consulta da unidade previamente. 

Cobertura

O que é uma cobertura ambulatorial?
       
Essa modalidade garante a cobertura para consultas, exames complementares, procedimentos e cirurgias realizadas em consultório/ambulatório. Não cobre as internações clínicas ou cirúrgicas e partos. As coberturas mínimas desse plano são estabelecidas pela ANS no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
O que é uma cobertura hospitalar?
       
A cobertura hospitalar cobre as despesas com as internações clínicas e cirúrgicas, bem como os exames e procedimentos realizados no decorrer da internação, desde que estejam contemplados no Rol de Procedimentos ou no contrato.

Guia Médico

Onde acesso o Guia Médico?
       
Você pode acessar o Guia Médico diretamente no site ou no aplicativo Unimed Cliente PR, para o Estado do Paraná. 
O que é rede prestadora?
       
É o conjunto de estabelecimentos, incluindo equipamentos e recursos humanos, que prestam os serviços de assistência à saúde. A rede pode ser própria ou contratada. 

Liberação de Procedimentos

Como proceder para liberação de procedimentos?
       
Ao considerar as variações no processo de liberação, o beneficiário deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC – 0800 041 4554 e SAC Deficientes auditivos 0800 642 2009). Durante a ligação, serão fornecidas orientações especificas de como proceder para liberar exames e procedimentos.
No Manual do Cliente você também encontrará informações importantes sobre o seu plano e o Sistema Unimed.

Atendimento Intercâmbio

O que é atendimento em Intercâmbio?
       
Quando você está em uma cidade ou região diferente daquela onde o plano foi contratado e precisa de atendimento médico, estabelece-se o regime de Intercâmbio. Desde que observada a abrangência geográfica contratada, esse processo permite ao beneficiário realizar seus procedimentos em outra Unimed, após o cumprimento das carências contratuais. Exemplo: Você é cliente da Unimed X, possui um plano nacional e necessita de atednimento eletivo na cidade Y. Nessa situação, você é um cliente em Intercâmbio. 

Solicitação da 2ª via de boleto

Onde posso solicitar a emissão da 2ª via do boleto de pagamento?
       
Se o seu plano for individual, clique aqui e informe o número do CPF do contratante do plano. Você será redirecionado para o site da Unimed, onde poderá fazer a sua solicitação. A 2ª via ainda poderá ser requisitada pelo 0800 041 4554.
Se o seu plano for coletivo (empresarial ou adesão), se faz necessário solicitar à empresa ou à entidade de classe à qual está associado.

Solicitação de 2ª via de Cartão

Como faço para solicitar o envio do meu cartão/carteirinha?
       
Se o seu plano for individual, você poderá cadastrar sua solicitação no canal fale com a Unimed, selecionando a opção Sou Cliente Unimed. Pode solicitar também via 0800 041 4554. 
Se o seu plano for coletivo (empresarial ou adesão), se faz necessário solicitar à empresa ou à entidade de classe à qual está associado.

Urgência e Emergências

O que é urgência e emergência?
       
Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis assim declaradas pelo médico assistente. 
Após contratar um plano de saúde, quando posso ter cobertura para urgência/emergência?
       
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência. Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Operadora. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.
No caso de atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco, o que acontece?
       
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.

Programas de Atenção à Saúde

O que é o MAS – Mais Atenção à Saúde?
       
São programas que auxiliam, acompanham e orienta o cuidado com a saúde, promovendo bem-estar e evitando agravos à sua saúde. Sua atuação ocorre por meio de uma sistematização de atenção e cuidado, agindo de modo proativo ao convidar beneficiários que se enquadram no perfil dos programas e aceitando adesões de quem busca uma melhor qualidade de vida. O MAS é composto pelos programas: Programa Ao Seu Lado, Programa de Gestantes, Cuidado Completo, Programa Saúde em Casa, Gestão de Cuidados Continuados, Viva Melhor Sem Cigarro, Saúde mental, Primeiro Ano de Vida, Programa Você sempre Bem.
Como posso participar desses Programas?
       
Preencha o formulário aqui. Em breve, nossa equipe de Atenção à Saúde entrará em contato com você.

Comprovação de Pagamento para IR

Como solicito meu Informe de Rendimentos para Declaração do Imposto de Renda?
       
Se o seu plano for individual, você pode cadastrar sua solicitação no Canal Fale com a Unimed, selecionando a opção Sou cliente Unimed. O Informe de rendimentos também pode ser requerido via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 0800 41 4554 e SAC Deficientes auditivos 0800 642 2009).
Se o seu plano for coletivo (empresarial ou adesão), se faz necessário solicitar à empresa ou à entidade de classe à qual está associado. 

Vantagens de ser cliente Unimed Paraná

Tenho descontos em farmácias?
       
Sim. Temos parceria com as Farmácias Droga Raia e Nissei, que concede descontos em medicamentos genéricos e de marcas tarjados.
O que é o Clube Unimed?
       
É o programa de relacionamento que concede aos clientes Unimed Paraná descontos exclusivos na compra de produtos e serviços de empresas parceiras. Clique aqui e acesse o Clube. 
Caso eu não tenha recebido um bom atendimento, ou minha demanda não tenha sido tratada conforme minha expectativa pela operadora, onde posso reclamar?
       
A Unimed Paraná possui uma Ouvidoria, que é o canal responsável por acolher manifestação, sugestões e reclamações de beneficiários, caso a primeira instância de atendimento não tenha conseguido atingir suas expectativas. Mais do que prestar um atendimento personalizado, a Ouvidoria ocupa um papel estratégico na organização, razão pela qal está vinculada diretamente à alta direção da operadora. Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria ocupa um papel estratégico na organização, razão pela qual está vinculada diretamente à alta direção da operadora. Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria são respondidas dentro do prazo legal ou pactuado e se tornam alvo de análise crítica para a melhoria contínua nos processos internos da operadora. Para solicitar o atendimento da Ouvidora, basta acessar e preencher o formulário disponível aqui. 

O seu plano já tem:

Clube Unimed

Quer descontos exclusivos para compras on-line em estabelecimentos de todo o Brasil? Conheça o Clube Unimed, uma plataforma exclusiva para os clientes das Unimeds do Estado do Paraná.
Para ter direito a esses benefícios, não é preciso comprar nada e nem acumular ou trocar pontos. Basta se cadastrar no Clube, informando o número da sua carteirinha Unimed e demais dados básicos de identificação e contato.