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Administrativo e Financeiro

O funcionamento correto de uma empresa depende de vários fatores: equipe qualificada, organização, processos bem definidos. Porém, para que todos esses passos aconteçam de forma harmônica, é necessária uma gestão administrativa bem alinhada e transparente. Quando falamos da área financeira, então, a tarefa é redobrada, pois além de organização, é fundamental ter uma visão qualificada de mercado para saber ir além do “pagar e receber”.

É nesses dois pilares que a diretoria Administrativa e Financeira da Unimed Paraná trabalha. Na última gestão, ela esteve sob responsabilidade do médico Luís Francisco Costa.
Graduado em medicina pela PUCPR em 1993, Costa tem residência médica em Cirurgia Vascular. Cursou MBA em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário FAE e Leadership and Governance Program pela Babson Executive Education. Atua no Sistema Unimed desde 2003, onde já assumiu cargos como a presidência da Unimed Paranavaí, e conselheiro Fiscal nas Unimeds Paraná e Mercosul, e Central Nacional Unimed (CNU). Atualmente, além do cargo na Unimed Paraná, atua como assessor da diretoria da Unimed do Brasil.

•  A diretoria Administrativa Financeira • 

A diretoria engloba as áreas de Gerência de Operações de TI, Gerência de Operações Administrativas, Gerência de Assuntos Jurídicos, além da área de Gestão de Pessoas, assim como o Núcleo Atuarial e a Controladoria. Além disso, é uma diretoria muito ligada à operadora e ao restante da Federação e demais serviços, como os prestados às Singulares. No que diz respeito à área administrativa, a diretoria é responsável por tudo aquilo que impacta o dia a dia da cooperativa, inclusive em detalhes como mudanças de equipamento. Já no setor financeiro, as decisões estão relacionadas a todo processo interno e externo, sendo a diretoria responsável por ações como os recebimentos e pagamentos, assim como a aplicação do dinheiro da Federação. 

•  O balanço dos quatro anos de gestão • 

Um dos grandes destaques da gestão, sob o aspecto administrativo e financeiro, foi a ampliação da sede da Unimed Paraná, com início em 2018 e entrega em 2020. O novo espaço conta com aproximadamente 4.600m² entre áreas de trabalho (com 260 novas estações) e auditório com capacidade para 450 pessoas, além de estacionamento coberto. Falando especificamente da área administrativa, no início da gestão houve algumas trocas nas equipes e nos gestores, dando um “ar” diferente para o quadro funcional da Unimed Paraná.

Em um balanço pessoal, o diretor ressalta a importância que a Federação tem dentro do Sistema. “Quando você sai de uma Singular, principalmente do interior, como no meu caso, que vim de Paranavaí, o mundo é outro. Aqui, podemos não só ver o que cada Singular faz pelo Sistema, mas também ajudá-las em suas necessidades e/ou dificuldades, até mesmo em seu dia a dia com a intercooperação. É um crescimento profissional e pessoal muito importante”.

•  As realizações da diretoria • 

Entre 2018 e 2022 – o período de quatro anos que duram as gestões na Unimed Paraná -, a diretoria Administrativa Financeira prestou apoio às Singulares na implementação do modelo de Excelência de Gestão do Cooperativismo, bem como o suporte no processo de acreditação de Qualificação da Operadora para 13 Singulares. Como citado anteriormente, em 2018 foi dado início à obra de ampliação da sede administrativa da Unimed Paraná, com a fase final de acabamentos em 2019, e a inauguração oficial em março de 2020. Além dos benefícios trazidos para o quadro funcional da cooperativa, e o reflexo no serviço prestado às Unimeds paranaenses, a obra recebeu a certificação máxima Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – o selo Platinum. A certificação objetiva incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações e impacto na sociedade vizinha.

A diretoria também foi responsável pela criação do Unicompras, em 2019, que tem como objetivo agregar volume para fomentar as negociações de medicamentos e insumos hospitalares que, juntos, movimentaram aproximadamente R$ 21 milhões. A plataforma sofreu diversas melhorias ao longo dos anos, com integrações e avanços. No mesmo ano, foi disponibilizado para as Singulares o Manual de Diretrizes para elaboração de contratos de plano de saúde, via contratação múltipla, conforme estipulado pela RN 195. Também foi realizada a entrega do módulo contas médicas do Biomeek.net. No mesmo período, a Unimed Paraná conquistou a recertificação da RN 277, acompanhou a evolução de Gestão CGP e, ainda, realizou o lançamento do CRM Secretariado – com continuidade nos anos seguintes.

Em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, muitos processos passaram a ser realizados on-line, como o CGP, que contou com consultorias, controle de ações e devolutivas digitais. Também foi incluído, no app Cliente Unimed PR, o módulo produto, e incorporadas novas funções ao Biomeek.net que, no período, foi integrado com o Líbero Saúde. Foi realizada, ainda, a integração do UpFlux com o Biomeek.net e Cardio.

Além disso, a diretoria atuou no monitoramento preventivo das dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), e, para preparar as equipes para a migração da RN 277 para a RN 452, lançou o Projeto Evoluir. Durante a gestão, em conjunto com a presidência, também foi desenvolvido o Modelo Não Operadora, em conjunto com o grupo de trabalho integrado por representantes das Singulares.

Entre 2020 e 2021, as áreas administrativa e financeira da Unimed Paraná atuaram na adoção do home office e, posteriormente, no redesenho das modalidades de trabalho que, agora, também acontecem em modelo híbrido: parte presencial, parte remota. No período, também foram planejadas melhorias para os colaboradores, como a inauguração do Espaço Descanso do colaborador.

Foi realizada, ainda, a integração do UpFlux com o Biomeek.net e Cardio.

Mensagem do diretor Administrativo e Financeiro

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Desafio, privilégio, aprendizado. Acredito que essas palavras ajudam a definir o que significaram esses anos na Federação. O crescimento pessoal e profissional foi imenso, porque permitiu-me ver a complexidade e a grandiosidade que é o nosso Sistema, a força e a importância de cada Singular e o papel da Federação em meio a tudo isso.  Foi gratificante poder colaborar nas dificuldades e mesmo no dia a dia, por meio da intercooperação que tem na Federação o ponto de convergência. Nesse tempo, ampliamos a sede de Federação, com o objetivo de atender mais e melhor o Sistema Unimed Paranaense, reforçando a qualidade e o número de nossos serviços para as Singulares, buscando apoiá-las em tudo o que pudesse ser útil para o seu desenvolvimento. Implementação no modelo de Excelência de Gestão, suporte no processo de acreditação, criação de mecanismo para fomentar as negociações de medicamentos e insumos hospitalares, entrega de módulos do Biomeek.net foram apenas algumas das entregas propostas e cumpridas. Agradeço aos meus colegas, da Diretoria e do Conselho de Administração, assim como a todos os colaboradores da Federação pela parceria e por todo o trabalho que pudemos desenvolver juntos, está a maior lição: somos coop

Dr. Luís Francisco Costa – Diretor Administrativo e Financeiro

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