• 2021: um ano de grandes transformações •

Se “pandemia” foi eleita a palavra do ano em 2020 pelo dicionário Merriam-Webster, a palavra escolhida em 2021 não podia ser mais significativa: vacina. “Poucas palavras podem expressar tanto em um período de tempo”, afirmou o famoso dicionário em uma publicação do site. Nesses dois anos em que convivemos com a incerteza escancarada pela pandemia, o setor da saúde precisou se fortalecer ainda mais para enfrentar os percalços dentro e fora das unidades de atendimento. Com a saúde no centro das discussões, fomos desafiados diariamente a nos reinventar e buscar soluções de curto prazo para todas as dores que surgiram, sempre pautados pela transparência.

É com orgulho que destacamos a importância da intercooperação e do trabalho baseado nos princípios cooperativistas que nos trouxe até aqui para juntos, superarmos quaisquer adversidades. Ser a maior cooperativa de saúde do mundo em meio a uma pandemia sanitária destacou o nosso Jeito de Cuidar, potencializando nosso olhar para os beneficiários, cooperados, fornecedores, sociedade em geral e, principalmente, nossos colaboradores.

• Colaboradores no centro do cuidado •

E, por falar em pandemia, é inevitável não destacar o impacto que o isolamento social e as novas formas de se relacionar tiveram no cotidiano de trabalho. Além do uso contínuo das máscaras e da higienização constante das estações de trabalho – bem como a utilização do álcool em gel -, o modelo home office se tornou uma realidade para muitos profissionais que, com o apoio da cooperativa, permaneceram trabalhando de casa para preservar a sua saúde e de seus familiares.

O segundo ano de pandemia foi marcado, principalmente, pelo debate acerca dos novos modelos de trabalho: afinal, devemos retornar presencialmente ao escritório, ou o home office ainda é a melhor estratégia? Ao considerar que essa resposta era muito individual a cada colaborador e, principalmente, a cada função exercida, a Unimed Paraná, com o objetivo de respeitar a autonomia dos líderes e profissionais, deu liberdade para cada área definir, estrategicamente, qual modalidade adotar.
Desta forma, agora as três formas de trabalho – presencial, teletrabalho e híbrida – fazem parte das estratégias rotineiras de gestão, que permitem aos líderes aplicar sempre a melhor opção pelo perfil da atividade, do colaborador e da situação no momento, com todas as condições de recursos e cuidados necessários.

Em comparação, no ano de 2020, quando a pandemia nos obrigou a, rapidamente, fazer escolhas em prol da saúde de todos, 446 colaboradores foram encaminhados imediatamente ao home office. Atualmente, a obrigatoriedade dessa modalidade de trabalho existe somente para as colaboradoras gestantes – conforme preconiza a legislação -, e para aqueles que, eventualmente, apresentem sintomas respiratórios ou, então, estejam contaminados com a Covid-19.

• A saúde como protagonista •

Em paralelo às transformações, e com o objetivo de prezar ainda mais pela saúde física e mental dos colaboradores, a Unimed Paraná lançou, em 2021, o programa Gente Saudável. Com duração de cinco meses e trabalhando nas duas frentes, o projeto teve início com a participação de 66 colaboradores (36 no programa de Saúde Emocional, e 30 no programa de Saúde Física). Porém, ao longo da ação, algumas desistências foram registradas e, em dezembro, 50 colaboradores concluíram os desafios (29 na área de saúde emocional, e 21 na saúde física).

Os objetivos do programa consistiram em:

Objetivo da saúde física

• Ser um programa estimulante e motivador;
• Estimular a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores;
• Incentivar mudança de hábitos que leve a perda de peso de forma saudável.

Objetivo da saúde emocional

• Identificar os colaboradores com dificuldades no enfrentamento das adversidades (Aplicado a Escala de Pilares da Resiliência);
• Promover acolhimento aos colaboradores identificados;
• Proporcionar um trabalho para ampliar as condutas flexíveis dos colaboradores, diante das adversidades na vida (Pequenos grupos dirigidos por psicólogo);
• Orientar o reforço das condutas flexíveis para o equilíbrio da Saúde Emocional.
Para apoiar os participantes do módulo de saúde física, as aulas de Funcional promovidas pela Federação – com apoio da assessoria esportiva Carbono – passaram a acontecer na sede administrativa, três vezes por semana, em duas turmas de 25 vagas. Além disso, os colaboradores contaram com acompanhamento nutricional. Como resultado, os participantes alcançaram, juntos, a redução de 27,4% de gordura, menos 54 kg e a diminuição de 65 cm de circunferência abdominal.

Já no projeto de saúde mental, os participantes responderam, no início da ação, um teste de saúde emocional, para perceber como as questões psicológicas eram enfrentadas por cada um. Durante os cincos meses, foi realizado o acompanhamento com um psicólogo, que ministrou diferentes atividades. Ao fim do ciclo, os participantes realizaram novamente o teste para ver a sua evolução dentro dos pilares da resiliência.

• Novas contratações e rotatividades •

Em 2021, a cooperativa admitiu 83 novos colaboradores (52 mulheres e 31 homens), com um índice de crescimento de 3% em seu quadro funcional, passando de 514 colaboradores ativos, em 2020, para 529 em 2021 – destes, 10 são aprendizes. Além disso, a Unimed Paraná conta com 64 colaboradores terceirizados (39 homens e 25 mulheres), 14 temporários (12 homens e duas mulheres), e cinco diretores (homens).

O crescimento no quadro funcional está ligado diretamente à necessidade de implementação de nossos serviços na operadora, como atendimento aos casos de Covid-19 e pós-Covid.

As informações referentes à empregabilidade e ao engajamento dos colaboradores da Unimed Paraná são gerenciadas pela Gestão de Pessoas, em suas diversas perspectivas, em conjunto com as demais áreas da cooperativa.

O índice de rotatividade acumulado no ano foi de 14,2%, avaliado como saudável para a manutenção do quadro, conforme as tabelas a seguir. Tal aumento em relação a 2020 – quando o índice foi de 9,8% - está ligado à retomada da economia e ao aquecimento na oferta de postos de trabalho na área de serviços de saúde e Tecnologia da Informação (T.I.).


GRI 401-1

• Participação dos colaboradores em comitês •

A Unimed Paraná possui duas comissões: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com base nas recomendações da NR-5, Inspeção do Trabalho – Ministério da Economia, e Brigada de Emergência, que segue as recomendações da NPT 017 – Corpo de Bombeiros do Paraná. Com o objetivo de proporcionar oportunidades de participação a representantes de todos os níveis de cargos e áreas da cooperativa, ambas as comissões são formadas a partir de convites abertos aos colaboradores.

Os integrantes das duas comissões participam ativamente do programa de saúde e segurança, além de contribuir, ao longo de 2021, nas ações de conscientização, orientação e controle de iniciativas especiais para o período de pandemia que vivemos, como o uso correto de máscara e formas de higienização das mãos e locais de trabalho, afastamento social e comportamento e salas e locais fechados, controle de temperatura corporal, entre outras.

• Comissão Interna de Prevenção de Acidentes •

A CIPA é responsável pela prevenção de acidentes e doenças que podem ocorrer devido ao trabalho, com prevenção da vida e promoção da saúde dos colaboradores. Com reuniões mensais e análise das causas de doenças e acidentes de trabalho, a Comissão também realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), composta por diversas ações voltadas ao aprendizado e conscientização dos trabalhadores.

Além disso, sempre que há a identificação de algum problema, a CIPA é responsável por sugerir medidas necessárias para a solução.

• Brigada de Emergência •

A Brigada de Emergência da Unimed Paraná promove ações para que a cooperativa saiba como se organizar durante eventuais situações de emergência. Entre os objetivos da comissão, estão: a proteção da vida dos ocupantes da sede em caso de emergências; evitar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente, à comunidade e ao patrimônio da empresa; proporcionar meios de controle e extinção da ocorrência; dar condições de acessibilidade às operações de acesso e evacuação para retirada de colaboradores, visitantes e fornecedores; facilitar a atuação dos órgãos oficiais no atendimento às ocorrências; definir medidas necessárias para a proteção das áreas críticas e instruir os colaboradores sobre a forma correta de atuação.

A Brigada de Emergência realiza, ainda, reuniões ordinárias trimestrais e reuniões extraordinárias quando necessário.

GRI 403-1

• Discriminação •

O tema “Não-discriminação” atualmente é tratado por meio do Código de Conduta, que conta com um capítulo específico vedando a discriminação no ambiente de trabalho, intitulado “Ambiente interno e relações de trabalho – Discriminação e Preconceito”, que apresenta a seguinte diretriz:

Somos promotores da diversidade de pessoas, inadmitindo qualquer prática discriminatória ou preconceituosa no âmbito das nossas relações de trabalho, em especial no tocante à cor, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, preferências políticas, dentre outras.

• Medidas corretivas •

Implementado em 2020, o Canal Confidencial – que está sob os cuidados da área de Compliance – não registrou, em 2021, nenhum caso de discriminação apurado e comprovado. No ano anterior, foi registrada uma denúncia de discriminação de cunho religioso, que foi analisada pelo Comitê de Conduta, investigado conforme os procedimentos de compliance estabelecidos e, por fim, os responsáveis foram submetidos a medidas disciplinares aplicadas com anuência da Diretoria Executiva.

Por meio desta ferramenta, os diferentes públicos da cooperativa podem relatar denúncias de possíveis violações ao código de conduta, políticas e procedimentos internos.

Na Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2021, com apoio da GPTW, os índices de confiança registrados pelos colaboradores nas questões de imparcialidade da gestão tiveram um leve aumento, de 80 pontos em 2020, para 81 pontos neste ano, fazendo com que os resultados da Unimed Paraná sejam maiores que o benchmarking das Melhores Empresas para Trabalhar.

GRI 406-1

• Diversidade em órgãos de governança e empregados •

O respeito à diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores são indispensáveis dentro da Unimed Paraná, sendo refletidos também nos cargos de Governança.

Em 2021, havia 16 gerentes e coordenadoras, enquanto 34 gerentes e coordenadores eram homens. A distribuição, portanto, é de 68% masculino e 32% feminino – uma pequena mudança em comparação a 2020, quando 35,4% destes cargos eram ocupados por mulheres. Em relação à distribuição etária, há uma predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 58% dos líderes – no período anterior, eram 62,5%.

Na imagem a seguir é possível visualizar a divisão por gênero para os cargos de liderança dentro da cooperativa.
Já nos demais cargos da cooperativa, há predominância de colaboradoras mulheres: são, ao todo, 344 mulheres e 186 homens. A distribuição, portanto, é de 64,9% feminino e 35,1% masculino. O panorama é semelhante ao de 2020, quando o quadro funcional era composto por 64,3% colaboradoras e 35,7% colaboradores.

GRI 405-1

• Treinamento e desenvolvimento (T&D) •

Um dos princípios cooperativistas é a Educação, Formação e Informação de seus membros – incluindo os colaboradores que atuam nas cooperativas. A busca por melhoria contínua, assim como a atualização profissional, são tópicos fundamentais para a Unimed Paraná, que investe firmemente na realização de treinamentos e cursos para colaboradores, cooperados e dirigentes do estado.

Com o agravamento da pandemia em 2021, os treinamentos continuaram a ser realizados, em sua maioria, na modalidade virtual – assim como em 2020 -, respeitando os protocolos de segurança e garantindo a saúde e integridade dos profissionais envolvidos nos processos.

Neste ano, porém, a média de horas de treinamento superou a registrada em 2020: foram 14.821 horas, contra as 10.087,5 registradas no período anterior -o que significa uma média de 28 horas de treinamento por colaborador efetivo da cooperativa, superando as 19,6 horas somadas em 2020. Ao todo, foram 26,6h de treinamento direcionado às mulheres, e 20,2h para os homens.

O destaque no aumento de horas de treinamento fica por conta dos conteúdos direcionados aos Gestores (59,6h) e Equipes da Federação (20,2h), com evolução de 6,9h e 4,3h, respectivamente, no comparativo com 2020. A média de treinamento voltado a membros da Diretoria e Conselho, porém, registrou queda: em 2021, foram 15,2h, contra as 35,1h registradas em 2020.

GRI 404-1

Treinamento interno
       
Ao longo de 2021, os programas corporativos e a revisão do planejamento estratégico ficaram entre os principais assuntos abordados nos treinamentos internos.

A maior somatória de carga horária está atrelada ao Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE), que nesse ano atingiu 26,6% do total (3.949 horas ministradas), uma vez que envolve todas as equipes da Unimed Paraná. Por meio do PDE, foram abordadas as competências do Jeito de Cuidar Unimed: Coopera para crescer, Busca a excelência, Encanta o cliente e Gerencia emoções, além de atualizações sobre o código de conduta profissional e conflito de interesses.

Em paralelo, foi dado continuidade ao programa MAS Educação que, mesmo na pandemia, manteve o cronograma de atualização interna da equipe de saúde, promovendo 1.169 horas de debate sobre temas relacionados à saúde mental, doenças neurodegenerativas, questões respiratórias, doença renal crônica, cuidados paliativos e telemedicina.

Com o apoio da consultoria Franklin Covey, a revisão do planejamento estratégico, realizada durante 2021, assumiu posição de destaque e somou 927 horas de treinamento. Sob o tema, foram abordados conteúdos relacionados à gestão das metas e indicadores que, somados aos encontros promovidos com as equipes da Federação sobre a participação em projetos, totalizaram 1.055 horas.

Além disso, a Unimed Paraná ofertou, nesse ano, o programa de idiomas, no qual seis turmas desenvolveram 2.700 horas de aulas voltadas ao Inglês básico.
Palestras on-line
       
Em razão da pandemia, transmissões e palestras on-line, no formato de webinar, se tornaram mais comuns que os eventos presenciais, possibilitando, inclusive, a promoção de eventos híbridos – parte das equipes reunidas, e parte à distância.

Ao todo, foram realizados 200 eventos, com 4.694 participações, 14.821 horas abordando, além dos assuntos já citados, questões como Gestão Baseada em Valor, Gestão do Conhecimento, formação de multiplicadores internos, liderança, inclusão e diversidade, independência financeira e cursos técnicos sobre aplicativos e soluções de TI.

Entre os temas abordados há turmas com participação simultânea das equipes da Unimed Paraná e das Singulares, como o Curso de Direito Cooperativo, a Trilha de Desenvolvimento para Profissionais de Gestão de Pessoas e o Programa Estadual de Desenvolvimento de Dirigentes.
Singulares Paranaenses
       
Além disso, em 2021 foram promovidos 262 eventos para as Singulares paranaenses, que totalizaram 6.322 horas e 6.540 participantes, como destaque, estão os seguintes cursos ofertados à Singulares: Jornada de Desenvolvimento para Agentes de Relacionamento com Cooperado, MBA em Governança, Risco, Regulação e Compliance em Saúde, Governança e Compliance, Direito Cooperativo: Teoria e Prática, Formação de Multiplicadores do Conhecimento e Programa Estadual de Desenvolvimento de Dirigentes. Além da promoção de palestras voltas à saúde mental também temas técnicos.