Perfil

Menu de Navegação está temporariamente indisponível.

• Nossa cadeia de fornecedores •

A Unimed Paraná conta com uma cadeia de fornecedores complexa, administrando tanto a compra, quanto a cotação de insumos, serviços e itens de criticidade elevada, como materiais hospitalares e medicamentos de fornecimento obrigatório estipulado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Conforme determinação da Agência, é exigido legalmente da operadora de saúde o fornecimento de determinados tratamentos e medicamentos. Dessa maneira, a Federação considera mais viável, do ponto de vista econômico e logístico, a distribuição direta de tais itens, ao invés da mediação entre cliente e prestador.

Para a compra dos itens citados, são realizadas três cotações com diferentes fornecedores antes de finalizar a negociação. Entretanto, quando o produto é ministrado por um fornecedor específico, ou, então, a compra é realizada diretamente da fábrica, há a justificativa para não ser realizado os três orçamentos distintos.

Atualmente, a cadeia de fornecedores da Unimed Paraná é composta por um meio diversificado. Por se tratar de uma operadora de planos de saúde, é possível observar que 60% do volume de compras registrado entre 2015 e 2021 esteve relacionado a medicamentos, sendo 35% oncológicos, 19% imunobiológicos e 6% hospitalares. O restante é distribuído em grupos intitulados como: computadores e periféricos (8%); equipamentos hospitalares (3%); dietas (2%); mobiliários (1,6%); material hospitalar (1%); material para ostomias (0,6%); outros materiais (23,8%) – Material de copa e limpeza, escritório, gráficos e outros.

Além disso, em 2021, foram aplicadas melhorias ao processo de homologação de fornecedores, conforme descrito na Política de Compras NI-ADM-011. O item “7” dessa política decorre sobre o cadastro, homologação e gestão de fornecedores, relatando sobre a análise para aceitação de novas fontes de fornecimento, além da documentação obrigatória para anuência de novas empresas participantes dos processos de compras da Unimed Paraná. 

GRI 102-9 | 102-10