• Compromisso com a Sociedade e Meio Ambiente •

A Unimed Paraná promove ações de responsabilidade social e vem se aprimorando com o objetivo de criar uma cultura voltada à sustentabilidade.

A Política de Sustentabilidade da Unimed Paraná foi finalizada e divulgada aos colaboradores, um documento institucionalizado pela organização e fundamental no processo de gestão da sustentabilidade, com objetivos e diretrizes que serão desdobrados em um plano estratégico.

Para promover melhorias nos processos em prol da Política de Sustentabilidade, são utilizadas algumas ferramentas estratégicas de gestão, como o Selo de Governança e Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Programa de Excelência em Gestão das Cooperativas; Código de Conduta e Ética da Unimed Paraná e Compliance; Diretrizes Estratégicas Estaduais; Planejamento Estratégico da Unimed Paraná.

A Federação estabelece, ainda, diretrizes de atuação em relação a seus públicos estratégicos, divididos entre Singulares Federadas e o Sistema Unimed; Cooperados; Clientes; Colaboradores; Fornecedores; Comunidades Locais e Sociedade; Academias e Entidades de Classe; Meio Ambiente; e Governo (Federal, Estadual e Local).

O público meio ambiente teve destaque, visto que as alterações climáticas têm sido consideradas por especialistas como a maior ameaça global à saúde no século XXI. Com o objetivo de mitigar o impacto e o risco ambiental de todas as operações da Unimed Paraná, uma consultoria externa analisou mais de 27 documentos e 51 indicadores, tendo como resultado um diagnóstico ambiental para analisar as estratégias e práticas de gestão e compará-las às necessidades da cooperativa. 

O programa ambiental começará a ser desenvolvido em 2022, com o desenho de um plano de ação para aperfeiçoar eventuais gaps identificados, bem como reforçar a capacidade da Unimed Paraná de enfrentar desafios de forma sustentável. 

• Selo de Governança e Sustentabilidade •

Lançado em 2003 pela Unimed do Brasil, o Selo de Governança e Sustentabilidade reconhece, a cada dois anos, as cooperativas que adotam práticas responsáveis em busca do desenvolvimento sustentável. Desta forma, a certificação atua como uma ferramenta de autodiagnóstico da gestão socialmente responsável das cooperativas, e ajuda a direcionar futuras tomadas de decisão.

Em 2021, a Unimed Paraná garantiu a manutenção do Selo Ouro, conquistado em 2020. Neste ciclo, foram avaliados como pré-requisitos a situação econômico-financeira adequada, o preenchimento e envio do Balanço Social Unimed, a ausência de intervenção fiscal ou administrativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o envio de Planos de Ação com foco em melhorias.

O Selo, que reconhece as boas práticas de governança e sustentabilidade, é dividido nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A certificação dada pela Unimed do Brasil é um processo que permite a realização de um autodiagnóstico da gestão, oferecendo caminhos para uma evolução contínua baseada em boas práticas, transparência e conduta ética. Dessa forma, as Unimeds são preparadas para a crescente competitividade do mercado e para o atendimento das exigências dos órgãos de regulação.

• Foco no colaborador •

A Unimed Paraná entende que uma de suas maiores riquezas é o colaborador e, para promover um ambiente seguro e dedicado ao bem-estar, investe em ações voltadas à satisfação e conforto dos profissionais que atuam na cooperativa, como é possível conferir no menu Bem-estar do Colaborador.

Devido à pandemia, muitas ações presenciais deixaram de ser feitas na sede administrativa, e foram repensadas para o modelo on-line e, principalmente em 2021, híbrido. Com o apoio de todos, o distanciamento físico não impediu a Unimed Paraná de promover ações de integração, de compartilhamento e, claro, de cuidado.

• Energia - Consumo e impacto •

Com o retorno dos colaboradores à sede administrativa da Federação após um longo período em home office, e um aumento no uso do sistema de ar condicionado devido as condições climáticas, o consumo de energia elétrica foi superior ao registrado nos últimos anos.
 

• Água e esgoto - Consumo e impacto •

Em relação à água, com a ampliação da sede – realizada entre 2019 e 2020 -, e um novo sistema de reaproveitamento da água utilizado nas descargas da ala nova do prédio, o consumo reduziu significativamente, sendo menor que o registrado em 2018. Vale destacar, porém, que durante os anos em que a sede esteve em obra, houve aumento no volume de água consumido no prédio.

• Incentivo a projetos locais e estaduais reforça o compromisso com a sociedade • 

Como forma de beneficiar a sociedade como um todo, a Unimed Paraná reforça o compromisso em apoiar projetos, via leis de incentivos fiscais, que promovam a saúde, educação e a cultura. Conheça os projetos apoiados em 2021: 
Lei de Incentivo à cultura
       
Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu

O projeto tem como objetivo a continuidade da Orquestra Jovem Cordas do Iguaçu e das ações desenvolvidas pelo Quarteto Iguaçu desde 2011, visando a manutenção e a ampliação das escolas de Música Erudita e da Orquestra de Cordas do Iguaçu, oferecendo às crianças e adolescentes em idade escolar, vários em situação de vulnerabilidade social, aulas de música, por meio de professores especialistas em instrumentos de cordas, como: violino, viola, violoncelo.

Museu da História da Medicina do Paraná

O Museu, gerenciado e localizado no edifício histórico do Hospital da Santa Casa, preserva e solidifica a memória da medicina paranaense. No biênio 2021-2022 está sendo realizada uma expansão do MUSEU para os meios digitais, inclusive, sendo incluídas tecnologias dentro do próprio Museu para que os visitantes possam estar ainda mais imersos na história da Medicina do Paraná, a qual a Santa Casa teve papel fundamental.

Os Alquimistas de Curitiba – Marcelo Eijii Oikawa

O livro, escrito por Marcelo Eijii Oikawa, apresenta a publicação de uma extensa pesquisa acerca da história da construção urbana da cidade de Curitiba entre os anos 60 e a 90.

O livro reúne depoimentos do urbanista Jaime Lerner e sua famosa equipe, formada por Rafael Dely, Nicolau Kluppel e Carlos Ceneviva, todos já falecidos.

Imin Matsuri e Haru Matsuri

O projeto prevê a realização do Imin Matsuri-Festival do Imigrante Japonês, e o Haru Matsuri-Festival da Primavera no ano de 2022. Ambos os eventos são promovidos anualmente e têm duração de dois dias. O Imin celebra a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, e o Haru Matsuri celebra a chegada da primavera, e contam com diversas atrações típicas da cultura japonesa.
Fundo da Criança e do Adolescente
       
Hospital Pequeno Príncipe - Saúde Integral II 

O projeto visa oferecer assistência em saúde, com qualidade e humanização, aos pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe por meio do atendimento clínico hospitalar, ambulatorial, psicossocial, terapêutico e odontológico, associado a atividades educacionais, culturais e lúdicas e apoio às famílias, contribuindo com a efetivação dos direitos fundamentais de milhares de meninos e meninas.

O futuro é para todos (Marista Escolas Sociais)

O projeto prevê a disponibilização de mais de 3.600 livros, dois laboratórios de ciência e um laboratório de informática, bem como a aquisição de mobiliário e equipamentos para refeitório, auditório e eletrônicos, a formação de educadores, ampliação de excursões pedagógicas, e a contratação de musicista, técnico de enfermagem, atelierista, assistente de comunicação e assistente pedagógico.
Pequeno Cotolengo - Casa Lares São Joaquim e Sant’Anna

O projeto visa a construção de duas casas lares de 173,84m² cada, no formato habitacional, sendo idênticas e independentes, com total acessibilidade e adaptação a pessoas com deficiência. Tal construção irá beneficiar, ao todo, 16 idosos atendidos pela instituição.
Incentivo ao esporte
       
Esporte para Todos – Associação Brasileira de Educação e Cultura (Marista Escolas Sociais)

Um projeto do Marista Escolas Sociais que promove a prática de esporte gratuita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em contra turno escolar ou jornada ampliada.
Campanhas internas
       
Arrecadação de alimentos

A Unimed Paraná promoveu, em 2021, uma campanha de arrecadação de alimentos, mobilizando colaboradores e familiares a contribuírem não só com itens da cesta básica, mas também peças de roupas e calçados. Ao todo, foram arrecadados aproximadamente 820 kg de alimentos – quantia dobrada pela Federação, somando mais de 1,6 tonelada. Além disso, foram arrecadadas também 1.096 peças de roupa.
A ação beneficiou diretamente 130 pessoas, envolvendo mais de 200 voluntários. As instituições sociais beneficiadas foram selecionadas pelos parceiros do Instituto Grpcom.

Palestra sobre diversidade

No último mês de 2021, a Unimed Paraná promoveu um bate-papo on-line sobre Diversidade com o palestrante Marcelo Arruda da Costa, empreendedor, fundador e cofundador dos Movimentos Afro empreendedores e Parceiros que valorizam a Diversidade (MAP) e Afroempreendedores e Parceiros (MAP), respectivamente. No evento, o palestrante trouxe reflexões acerca do tema, destacando a importância que cada um desempenha no processo de mudança, transformando vidas e ofertando oportunidades com um pouco de conhecimento da causa do outro.
Confira aqui como aconteceu a palestra.

Venda de materiais recicláveis

Os papéis e papelões recicláveis utilizados durante o ano pela Unimed Paraná são vendidos para a empresa vizinha Piazzetta Comércio Aparas de Papel Ltda. Todos os materiais são descaracterizados e, após o processo, destinados às Indústrias Papeleiras de Reciclagem. Dessa maneira, é possível descartar e devolver tais materiais para o processo produtivo.
O valor arrecadado com a venda desses produtos é destinado para a AFUF. Em 2021, foram destinados R$ 602,50 para associação, que promove benefícios como presentes em datas comemorativas, sorteio de brindes, cestas de Natal e de Páscoa, entre outros.