• Compromisso com a ética •

Unimed Paraná possui valores que direcionam a sua estratégia de atuação e têm como fundamentos: cooperativismo, ética, transparência, respeito, responsabilidade socioambiental, inovação, parceria e intercooperação. Os princípios e valores ético-corporativos defendidos na condução de suas atividades estão definidos no Código de Conduta, atualizado em 2020, e expressam o compromisso da Presidência e Conselho de Administração na busca pelos mais elevados padrões de conduta no ambiente corporativo e a sua intolerância a toda e qualquer prática antiética ou ilegal.  

As diretrizes de conduta adotadas pela Cooperativa têm como pressuposto: 

Vinculada à presidência e implementada em outubro de 2020, a área de Compliance da Unimed Paraná tem como objetivo fortalecer a integridade corporativa e atuar na prevenção de riscos e no combate à ocorrência de fraudes envolvendo a cooperativa, bem como outros desvios decorrentes de possíveis falhas registradas em processos internos. 

Anualmente, a área desenvolve treinamentos reforçando os valores institucionais e as diretrizes do Código de Conduta, atualizado em 2020, abrangendo todos os públicos da cooperativa: colaboradores, lideranças e alta administração.

• Programa de Compliance e Integridade •

O Programa de Compliance e Integridade da Unimed Paraná foi responsável pela implementação de um Sistema de Gestão de Compliance, no qual é realizada a análise dos aspectos externos e internos capazes de afetar os valores, os objetivos e o direcionamento estratégico da cooperativa. Estão integrados a esses aspectos os contextos legais, regulamentares, sociais, culturais, a situação econômica, as políticas e procedimentos, processos e recursos internos, promovendo o seu adequado tratamento, monitoramento e aperfeiçoamento.

• Diretrizes •

O Programa integra um conjunto de estruturas e procedimentos (função de compliance, código de conduta, canal confidencial e canais de comunicação, comitê de conduta, programas de treinamento, processos e procedimentos internos e outros instrumentos), divulgados internamente, na intranet da Unimed Paraná, bem como externamente, no site institucional.

Tais procedimentos são coordenados para prevenir, detectar e responder a possíveis violações de leis, regulamentos e políticas da cooperativa, assim como à prática de atos de corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, fraudes e desvios ilegais de qualquer natureza, capazes de afetar a sua imagem e reputação e impactar o alcance de seus objetivos.

O programa é estruturado em três dimensões principais:

  • Dimensão ético-corporativa;
  • Dimensão legal, regulatória e normativa;
  • Dimensão anticorrupção e antissuborno.

No âmbito de cada dimensão, compete à função de Compliance, em conjunto com as áreas, identificar as obrigações de compliance e promover a implementação das medidas necessárias ao seu cumprimento.

Todos os colaboradores e dirigentes, inclusive os novos contratados, recebem uma versão on-line do Código de Conduta. O material deve ser lido e seu conteúdo deve ser aceito formalmente aos responsáveis, indicando a ciência sobre as normas estipuladas interna e externamente. Também há espaço para externar potenciais situações de conflito de interesse para o devido tratamento pela cooperativa, cujos registros de ciência são arquivados junto à área de Gestão de Pessoas, e compartilhados com a área de Compliance para atualizações.

Além disso, todos os contratos corporativos, com terceiros e parceiros de negócio, possuem cláusulas de integridade e anticorrupção, com menção expressa ao Canal Confidencial (Canal de Denúncias) da Cooperativa, para comunicação pelo público interno ou por terceiros, de qualquer desvio ético ou de legalidade, assegurados o sigilo e confidencialidade dos relatos, bem como o anonimato do relatante que não queira se identificar, assim como a vedação de retaliações ao relatante de boa-fé.

• Aderência às boas práticas •

As ações desenvolvidas pela função de compliance são estruturadas com aderência às boas práticas descritas na Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e Decreto 8.420/2015 (Regulamenta a Lei Anticorrupção), norma ISSO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance - Diretrizes) e norma ISO 37001 (Sistemas de Gestão Antissuborno).

São, ainda, referências metodológicas adotadas pelo Programa de Compliance os manuais orientativos da Administração Pública Federal, como o Programa de Integridade – Diretrizes para Empresas Privadas da Controladoria Geral da União – CGU, o Guia de Programas de Compliance do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE (Ministério da Justiça), os Elementos de Um Programa de Integridade Efetivo (Instituto Ethos), além do guia Compliance à Luz da Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

O Programa de Compliance e Integridade da Unimed Paraná segue as diretrizes da Lei 12.846/2013, Decreto 8.420/2015 e orientações da Controladoria Geral da União – CGU.

• Instrumentos de apoio •

Para efetivar as diretrizes relacionadas aos pilares do Programa, são utilizados como instrumentos de apoio:
• Código de conduta 
       
O Código de Conduta é um documento, atualizado em 2020, que contém a declaração de princípios, valores e diretrizes de comportamento exigidos e esperados no âmbito da cooperativa e nas suas relações com as partes interessadas, disponível e acessível a todos os públicos.
Canal confidencial ou canal de denúncias  
       
O Canal Confidencial é um espaço aberto de comunicação, amplamente divulgado ao público interno e também a terceiros, com o objetivo de recepcionar relatos e denúncias de possíveis violações ao código de conduta, políticas e procedimentos internos, assim como sobre a ocorrência de fraudes, atos de corrupção, suborno e outros desvios ilegais identificados nas operações da cooperativa. O canal tem garantia de confidencialidade, sigilo, imparcialidade, transparência e não retaliação.

A operação acontece por telefone e via web 24 horas por dia, sete dias por semana, administrado por meio de uma plataforma de empresa externa, no qual os relatos são recepcionados, gerenciados e apurados pelo Comitê de Conduta, de forma imparcial e independente, e são reportados à Alta Administração que delibera, em última instância, sobre eventuais orientações, medidas administrativas e/ou penalidades aplicáveis no caso concreto, conforme definido no Regimento Interno do Comitê de Conduta, aprovado pela Alta Administração.  

O documento está disponível a todos os colaboradores da Federação de maneira on-line.

Clique aqui e acesse o Canal de denúncias
 
• Comitê de conduta  
       
O comitê de conduta da Unimed Paraná é um órgão auxiliar, não estatutário, de caráter consultivo e permanente, composto de sete membros titulares e dois suplementes indicados pela Diretoria Executiva, com o objetivo de atuar no apoio e assessoramento da alta administração da Unimed Paraná (Diretoria Executiva e Conselho de Administração) em relação às questões ético-corporativas ligadas ao código de conduta e políticas de integridade e compliance.

Todos os membros Comitê de Conduta, assim como as lideranças e profissionais envolvidos nos processos de estruturação do Programa, foram capacitados pelo Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, realizado pela PUC/PR com o apoio do Sistema Ocepar, estando aptos para a condução das demandas recebidas pelo Comitê.
• Políticas e procedimentos de controle •  
       
As políticas e procedimentos de controle são instrumentos voltados ao direcionamento de condutas esperadas no âmbito da Unimed Paraná e na execução de seus processos operacionais que envolvam riscos de compliance gerenciados pelo Programa. Atualmente, presta suporte ao Programa de Compliance e Integridade da Unimed Paraná a Política de Conflito de Interesses.

Além desta, por serem consideradas essenciais ao programa, estão em elaboração as políticas: relacionamento com o setor público (anti-corrupção e antissuborno); de brindes, presentes e hospitalidades; relativa a registros e controles contábeis; de contratação e relacionamento com terceiros; e de patrocínio e doações.

• Cursos e treinamentos voltados ao aperfeiçoamento do Programa de Compliance e Integridade •

Treinamento para as Singulares

Cursos e treinamentos voltados ao aperfeiçoamento do Programa de Compliance e Integridade

Em outubro de 2021, foi dado início ao MBA em Governança, Risco, Regulação e Compliance em Saúde, da Faculdade Unimed, com a presença de 63 colaboradores das Singulares paranaenses, e dois colaboradores da Unimed Paraná – totalizando 65 participações. O curso, subsidiado pelo SESCOOP/PR, Unimed Mercosul e Singulares do Paraná, contempla 18 módulos e tem seu término previsto para março de 2023

Nos dias 24 e 25 de novembro, os dirigentes e conselheiros do Sistema Unimed Paranaense participaram do curso de Governança e Compliance, ministrado pelo professor do ISAE, Zeca Simões. Foram registradas mais de 20 participações.

Treinamento interno

Ao longo de 2020 e 2021, foram realizados treinamentos e comunicações gerais sobre o Código de Conduta e diretrizes de comportamento ético-corporativo, nos quais foram abordados indiretamente os temas de combate à corrupção, ao suborno e às práticas
ilegais em geral.

Nos meses de abril e agosto de 2021, foram ministrados dois treinamentos sobre o Código de Conduta, com a participação de 408 e 424 colaboradores, respectivamente. Já em novembro, as lideranças participaram do treinamento “O Papel das Lideranças nos Programas de Compliance”, com a presença de 41 líderes que atuam em diferentes áreas da cooperativa. Todos os treinamentos foram bem avaliados pelos participantes. Além disso, foram ministradas outras palestras sobre o tema em todos os meses de 2021, com exceção de junho e julho.

Em 2021, 88,1% dos colaboradores efetivos da Unimed Paraná participaram de treinamentos relacionados ao Compliance, como cursos, palestras, reuniões e webinares. O percentual é superior ao registrado em 2020, quando 81% dos colaboradores participaram dos treinamentos. 

As ações de compliance voltadas especificamente aos procedimentos anticorrupção fazem parte de um segundo ciclo de trabalho do Programa de Compliance, previstas para o ano de 2022, e envolvem diretamente a avaliação e mapeamento de riscos de compliance – inclusive corrupção/suborno -, controles internos e monitoramento, com o apoio das áreas da cooperativa.

GRI 205-2

• Normas de comportamento •

"O Jeito de Cuidar Unimed” está presente desde o primeiro dia do novo colaborador, que é recebido na cooperativa com orientações sobre os valores, princípios, padrões e normas de comportamento da cooperativa, por meio do processo de integração. O encontro, que conta o envolvimento das áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Serviços, Indicadores e Qualidade, Gestão da Comunicação e Marketing, Gestão da Estratégia e Projetos, NDHS – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, Assessoria de Imprensa e Gestão Administrativa, atende aos profissionais que estão na sede e em home office, conta com metodologia interativa, jogos e materiais que facilitam a compreensão e retenção dos conceitos e princípios a serem praticados.

No decorrer de 2021, foram realizados 24 eventos, sendo dois encontros mensais, no formato híbrido, respeitando a modalidade de trabalho de cada profissional e os cuidados com a saúde, realizada em etapas para absorver melhor o conteúdo e melhorar a interação, contando com a participação de 94 novos profissionais.

Os documentos de referência que ficam disponíveis a todos os colaboradores são: manual do colaborador, código de conduta, norma interna de segurança da informação, entre outros.

GRI 102-16