• A saúde é o nosso negócio •

Mais do que apenas o cuidado, a saúde é o nosso negócio! Junto a ele, temos o objetivo e aperfeiçoar os serviços prestados às cooperativas que integram o Sistema Unimed Paranaense, assessorando suas necessidades atuais e projetando, a cada dia, um futuro ascendente.

• O agravamento da pandemia e a nova forma de cuidar •

A exemplo do que o mundo viu acontecer em 2020, o ano de 2021 foi tomado por incertezas relacionadas ao agravamento da pandemia de Covid-19. Novas cepas foram descobertas e se proliferaram de forma instantânea, levando o mundo a encarar novas ondas da doença, com a sobrecarga o sistema de saúde – público e privado. Em paralelo, o início da vacinação foi acompanhado com grande expectativa pelas entidades de saúde e a população, que viu nos frascos uma nova dose de esperança no combate às internações e óbitos registrados pelo coronavírus.

Durante esse período, a sociedade se alicerçou ainda mais nas instituições de saúde que integram tanto a rede pública, como a privada. Tais entidade, além de realizar ações na prática, foram responsáveis por disseminar as informações técnicas e corretas à sociedade.

• Ações coordenadas pela Unimed Paraná •

Na Unimed Paraná, os canais de informação internos e externos foram reforçados durante a pandemia, com a criação de páginas específicas para falar sobre a pandemia e os cuidados necessários nesse momento, reforçando as orientações de segurança emitidas constantemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também houve a reformulação da comunicação visual no Centro de Atenção Primária à Saúde (APS), destacando a importância de utilizar álcool em gel, máscara e manter o distanciamento dos demais presentes no ambiente.

Em 2021, o uso das teleconsultas na unidade de atendimento ganhou mais força, com o objetivo de resguardar e proteger funcionários e demais pacientes que buscam atendimento no Centro. Ao todo, foram realizadas mais de 1.600 tele consultas, além do isolamento vertical de casos suspeitos, com monitoramento remoto diário da equipe multiprofissional.

• O cliente protegido •


Ao zelar pela segurança e bem-estar dos beneficiários, a Unimed Paraná implementou, em março de 2020, a tele orientação e tele triagem via Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), evitando que os clientes saíssem de casa para buscar o atendimento presencial das unidades de saúde. O modelo de atendimento foi reforçado em 2021, proporcionando mais conforto e agilidade, uma vez que a triagem de sintomas suspeitos é realizada via telefone. No canal, também é possível ouvir recomendações, esclarecer dúvidas e receber orientações quanto ao quadro clínico relatado, como permanecer em isolamento domiciliar ou procurar a rede de atendimento presencial.

Ao ligar para o SAC, os beneficiários são orientados por enfermeiros e, quando preciso, médicos, sobre a necessidade ou não de procurar o hospital, de acordo com os possíveis sintomas relatados durante o atendimento. Da mesma maneira, os beneficiários têm à disposição o chatbot que, depois de uma triagem eletrônica, encaminha – se necessário – o beneficiário para atendimento telefônico com os profissionais da área da saúde e, se for o caso, direcionamento para estrutura hospitalar. Em caso de confirmação ou grande suspeita de Covid-19, o paciente segue sendo tele monitorado pela equipe de saúde, com o objetivo de avaliar a evolução clínica e dar o suporte necessário.

• O enfrentamento à nova onda de Covid-19 •


Os primeiros meses de 2021 chegaram com uma nova onda da Covid-19. Entre janeiro e junho, o número de internados em enfermarias e UTIs, bem como o número de óbitos, cresceu exponencialmente, levando o sistema de saúde à beira do colapso. Para enfrentar o pior cenário registrado durante toda a pandemia, a Unimed Paraná reforçou o Centro de Controle Estadual Covid-19, inaugurado em julho de 2020. No pico das infecções, as reuniões do grupo foram realizadas semanalmente, abordando dados sobre a pandemia e estratégias para reforçar a atuação do Sistema Unimed Paranaense.

Com foco na comunicação rápida entre todos os integrantes, principalmente via WhatsApp, o Centro atuou diretamente em aspectos importantes, como os relacionados a abertura e disponibilização de leitos, remoção de beneficiários, suporte às Singulares, disponibilização de equipamentos, entre outros.

O Centro conta com a participação dos setores de Saúde, Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde (NIIS), Operações de Intercâmbio e Rede Credenciada, Administrativo e Compras, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) e Comunicação e Marketing da Unimed Paraná. Além disso, há a participação de pontos focais de todas as Singulares paranaenses, com suporte também da rede credenciada.

• Cuidando de quem cuida de nós •

O segundo ano de pandemia foi marcado, principalmente, pelo debate acerca dos novos modelos de trabalho: presencial ou home office? Ao considerar que essa resposta era muito individual a cada colaborador e, principalmente, a cada função exercida, a Unimed Paraná, com o objetivo de respeitar a autonomia dos líderes e profissionais, deu liberdade para cada área definir, estrategicamente, qual modalidade adotar.

Desta forma, agora as três formas de trabalho – presencial, teletrabalho e híbrida – fazem parte das estratégias rotineiras de gestão. Para quem vai à Federação, todos os protocolos são seguidos à risca, com uso obrigatório de máscaras, sinalização informativa em todos os ambientes (elevadores, salas de reunião e copas) e, claro, o distanciamento entre os colaboradores presentes.

Atualmente, a obrigatoriedade do home office existe somente para as colaboradoras gestantes – conforme preconiza a legislação -, e para aqueles que, eventualmente, apresentem sintomas respiratórios ou, então, estejam contaminados com a Covid-19.

• Apoio aos cooperados •

Em 2021, a Unimed Paraná reestruturou o Plano de Assistência ao Cooperado (PAC), levando mais agilidade e facilidade na tratativa de questões relacionadas às liberações de procedimentos de saúde. Dessa forma, foi estabelecido um novo fluxo de atendimento, com o objetivo de centralizar as demandas dos cooperados e respectivos dependentes na célula PAC dentro da Federação. As demandas continuam a ser liberadas pelas Singulares; no entanto, as ações que precisam do apoio da Federação têm um fluxo específico para melhor monitoramento. Além disso, o PAC conta com canais exclusivos de atendimento via telefone, WhatsApp e e-mail próprios. 

No período, também houve uma reestruturação na área de auditoria, e, agora, uma série de procedimentos não precisam ser auditados, sendo liberados automaticamente.

Reajustes e ampliação na idade dos dependentes

Em janeiro de 2021, a Federação realizou a aplicação do reajuste de 5% no PAC, referente ao mês de julho de 2020, quando houve a prorrogação em virtude da pandemia. Não foram cobrados valores retroativos referentes ao período em que não houve o reajuste. Além disso, em julho, foi aplicado um segundo reajuste, de 4,5%.

Também foi ampliada a idade limite de permanência no PAC dos dependentes filhos, genros e noras, de 36 para 45 anos. Esta ação, que visa a sustentabilidade do plano, teve como resultado o retorno de mais de 900 beneficiários ao PAC.
Lives sobre saúde

Ao longo de 2021, os programas Saúde Corporativa e Segurança em Alta promoveram diferentes webinares focados em saúde, abordando desde assuntos ligados ao enfrentamento da Covid-19, como Remuneração Baseada em Valor, até temas mais amplos, como a relação da Saúde Mental com as Plataformas Digitais.