•••

Mercado e Comunicação

O setor da saúde suplementar vem se transformando em ritmo acelerado nos últimos anos e, para se manter competitivo no mercado, é necessário não só estar atento às necessidades dos clientes, como também disposto a buscar as soluções cabíveis. Esse é um dos principais focos da Diretoria de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná que, na última gestão, foi comandada pelo médico Alexandre Gustavo Bley.

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná e com residência médica em cirurgia vascular, o diretor cursou MBA em Gestão Empresarial pela ISAE-FGV. Foi corregedor, vice-presidente e presidente do conselho Regional de Medicina do Paraná entre 2003 e 2013. Também atuou como conselheiro no conselho de Administração da Unimed Participações S.A., e como diretor presidente da Unimed Curitiba (gestão 2014-2018). Atualmente, além do cargo de diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, Bley também integra o conselho de Administração da Unimed Curitiba.

•  A diretoria de Mercado e Comunicação • 

No âmbito de Mercado, a Diretoria monitora o mercado da saúde suplementar, avalia o posicionamento da Federação e das Singulares diante dele, buscando soluções para que o Sistema Unimed no Paraná se mantenha competitivo. Já na parte de Comunicação e Marketing, são criadas estratégias para ampliar a participação do Sistema no mercado e levar informações qualificadas relacionadas às questões administrativas e de saúde aos diversos públicos. 

•  O balanço dos quatro anos de gestão • 

Uma das palavras mais utilizadas pelo diretor para falar sobre os quatro anos de gestão foi "aprendizado". No âmbito pessoal, Bley destaca os ensinamentos trazidos pelos colaboradores que atuam nas áreas relacionadas à diretoria, bem como as trocas proporcionadas pelos contatos com dirigentes e colaboradores das Singulares Paranaenses. "Aprendi e fui instigado a aprender, porque para seguir o ritmo do pessoal, tive que estudar. Estudo, leio e procuro me informar sempre. Porque se você está em um local onde não consegue agregar, não faz sentido, além de ter a obrigação moral do exemplo".

Quanto à parte corporativa, os destaques ficam por conta da manutenção de uma carteira sustentável, reconhecida pelos clientes nas pesquisas de satisfação realizadas anualmente. "Discutimos novos produtos, novas soluções e novas formas de gerar receita de maneira muito aberta e parceira com as Singulares. Para atender as necessidades do mercado e manter a sustentabilidade das cooperativas, lançamos produtos, trouxemos ideias e tivemos boas entregas". 

•  As realizações da diretoria • 

Entre 2018 e 2022 – o período de quatro anos que duram as gestões na Unimed Paraná -, a diretoria de Mercado e Comunicação foi responsável por realizar uma reestruturação do setor, com diversas ações internas e externas, com a visão de comandar projetos e entregar soluções às Singulares. Por exemplo, em relação ao PAC – Plano de Assistência ao Cooperado, duas soluções foram debatidas e implementadas: a célula de atendimento exclusiva, que tem como objetivo acolher as demandas dos cooperados com um atendimento personalizado e o início do novo modelo de financiamento, que visa maior sustentabilidade.

Durante os quatro anos, foram realizadas consultorias customizadas de estratégia de mercado junto aos gestores e dirigentes das Singulares, na lógica do PDM – Programa de Desenvolvimento Mercadológico. A presença do Radar de Mercado que disponibiliza semanalmente as informações do mercado da saúde suplementar; do Painel de Monitoramento de Mercado (PMM) que avalia como estão as carteiras e as vendas de planos de saúde das Unimeds e concorrentes; do dashboard de indicadores estratégicos de mercado para cada dirigente e gestor ver de forma prática como está a performance da sua Unimed, são exemplos de serviços criados que agregam informações pertinentes para uma tomada de decisão mais assertiva.

Nesse ritmo, a diretoria trabalhou no assessoramento para implantação do novo site Estação Inova Portal, além da escuta digital, monitoramento da marca nas mídias sociais, entre outros serviços de comunicação e marketing. Um novo modelo de abordagem com os cooperados foi criado com o Projeto Ser Unimed, no qual as singulares tinham à sua disposição palestras e conteúdo para aumentar o engajamento e a conscientização deles.

Em 2018, foi promovido o primeiro Fórum de Dirigentes de Mercado, que teve como objetivo compartilhar o conteúdo estratégico para a gestão mercadológica, favorecendo o alinhamento de conceitos entre os diretores de Mercado das Singulares. Devido ao sucesso, o fórum passou a integrar o calendário oficial da Unimed Paraná, sendo realizado anualmente no início e atualmente de forma semestral. Derivado disso, em 2020, um novo marco se estabeleceu com o início da capacitação de dirigentes para gestão estratégica de mercado, via PDDM – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Mercado. A diretoria de Mercado e Comunicação também promoveu, neste período, 20 Comitês Estaduais de Mercado, sendo 15 ordinários, que abordaram temas ricos ligados à estratégica mercadológica e análise do setor de saúde suplementar, e 5 extraordinários, para falar sobre o Projeto Ocepar. Nesses comitês, novos produtos puderam ser debatidos e construídos, como o Produto Essencial, o Sênior e o Ambulatorial.

Na parte ferramental, houve uma implantação do nível de serviço no CRM de contratos na Federação. No período, também foi desenvolvido e implantado o Canal do Contratante PJ na Federação, com disponibilização para todas as Singulares do Estado, que facilita o processo de relacionamento e a transparência na gestão dos contratos com as Pessoas Jurídicas. Na mesma linha, o CRM de Vendas, desenvolvido dentro da Federação e implantado em várias singulares, que reúne informações de clientes, prospects e leads em uma única plataforma. Desenvolvida pela Univision, a presença da plataforma de vendas online, destaca-se e abre um novo momento, pois hoje o Sistema tem capacidade de ofertar aos clientes a contratação de planos de saúde de forma 100% digital.

Via Compar (Sociedade de Compartilhamento), em 2020 foi implementada uma plataforma de acesso à saúde, a tudobem, disponibilizando um novo modelo de captação de trabalho aos cooperados do Sistema Unimed Paranaense. Em 2019, houve a implantação do Contact Center Compartilhado, Unicall, que busca atingir o nível de excelência nos atendimentos aos beneficiários paranaenses. Também foram entregues, durante a gestão, o chatbot e fonte de leads Julia, com atuação direta no auxílio ao SAC e no enfrentamento à pandemia, realizando tele triagem e sanando dúvidas dos beneficiários.

Em toda sua atuação a diretoria de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná também comandou campanhas de marketing e ações voltadas ao impulsionamento da marca e sua participação no mercado estadual de saúde suplementar, buscando fortalecer o Sistema e sua atuação, com destaque à Campanha Tenha Unimed e o Projeto Verão.

Olhando para o futuro, alguns projetos já se iniciaram e devem ser concluídos ainda em 2022, como o módulo de gestão de clientes ou pós-vendas do CRM, e a liberação de procedimentos de forma automatizada pelo APP clientes. Em linha com a evolução do mercado, a transformação digital da Federação está em franco desenvolvimento e a criação de um plano de saúde 100% digital avança para fortalecer ainda mais as Singulares e a marca no estado.

Mensagem do diretor de Mercado e Comunicação

•••

Assumir a Diretoria de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná, na gestão 2018/2022, foi um grande privilégio e aprendizado. Ao longo desse tempo procuramos preparar as Unimeds para o novo cenário desafiador, a partir do estímulo e capacitação das pessoas. Dialogando com as Singulares, propiciamos mudanças no Comitê Estadual de Mercado, procurando trazer maior praticidade e aplicabilidade aos temas debatidos, formatando manuais de implantação dos produtos essencial, ambulatorial e sênior. Investimos nos dirigentes com a criação do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Mercado e colocamos à disposição das Singulares o projeto Ser Unimed, estimulando uma consciência de sócio aos cooperados. Agradeço aos meus pares de diretoria pela confiança no meu trabalho, a cada colaborador e dirigente de Unimed que nos apoiou nessa construção conjunta, mas em especial ao time que pude liderar, profissionais que usam o seu conhecimento e comprometimento como combustíveis para fazer as entregas necessárias ao nosso Sistema.    

Dr. Alexandre Gustavo Bley – Diretor de Mercado e Comunicação

Confira a retrospectiva de outras diretorias da Federação: