Notícias

38º Suesp: tempo de unir para expandir

Solenidade de abertura aconteceu no dia 5/7
        05 de julho, 2023
Na foto: Claudino Guerra Zenaide, Helton Freitas, Luiz Paulo Coimbra, Edivaldo Del Grande, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, Eleuses Paiva, Eduardo Ernesto Chinaglia, Omar Abujamra Junior, Adelson Chagas

Traço forte e característico do cooperativismo, a união deu o tom da solenidade de abertura do 38º Suesp que aconteceu nesta quarta-feira (5/7), no Hotel Jequitimar Guarujá.

Anfitrião da noite, o presidente da Fesp, Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia, explicou que o tema desta edição – “Tempo de unir para expandir” - traduz os anseios atuais das Unimeds do Estado de SP.  O dirigente enfatizou a força do Sistema Unimed paulista, destacando números que representam a capilaridade das cooperativas médicas no estado: “Há mais de 55 anos nos especializamos em promover saúde com qualidade, por isso somos líderes no mercado da saúde suplementar”, afirmou. 

Mesmo com essa pujança, Dr. Eduardo lembrou que é preciso de cada vez mais união para enfrentar as adversidades do setor. “Além de consolidar nossa posição de liderança na saúde suplementar, temos que expandir nossas atuações contribuindo com saúde e bem-estar para mais pessoas, investindo em novos modelos de negócio, estudando fontes alternativas de investimento, adotando novas tecnologias e construindo sólidas parcerias”.

Dr. Omar Abujamra Júnior, presidente da Unimed do Brasil, também destacou os esforços constantes do Sistema para garantir uma assistência médica de qualidade aos mais de 19 beneficiários. “É fundamental que possamos nos sentar à mesma mesa com o espírito genuíno da cooperação para definir prioridades sanitárias, coordenar esforços, otimizar e compartilhar redes, induzir a remuneração pela qualidade, formar adequadamente profissionais e planejar investimentos”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Música ao vivo e coquetel marcam o lançamento da feira de negócios do 38º Suesp

Parceria público-privada  

Representando o Governador do Estado, o Secretário de Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, reforçou a importância da parceria entre os sistemas de saúde público e privado. 

Ao falar sobre a política de saúde que está sendo implantada em São Paulo, Eleuses enfatizou que o Governo está aberto ao diálogo: “Queremos ouvir o maior player do sistema privado, que é o Sistema Unimed, e discutir a sustentabilidade do sistema de saúde paulista. Dialogando podemos otimizar recursos e construir juntos uma saúde mais justa no Estado”, explicou. 

Dr. Paulo Roberto Rebello, presidente da ANS também exaltou o valor da união no setor da saúde suplementar frente a um cenário que traz desafios, como a reforma tributária e o piso de enfermagem. “É o momento que todos precisam estar juntos para que a gente possa apresentar uma proposta única para todos os desafios”, pontuou.

Para Rebello, os desafios podem ser muitos, mas o setor de saúde suplementar é resiliente. “Batemos mais uma vez o recorde de número de beneficiários. São 50,7 milhões de beneficiários. É o maior número que temos, o que demonstra e comprova a resiliência desse setor”, acrescentou.

Cooperativismo

Com cumprimentos a todos os líderes, autoridades e participantes presentes, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, deu início às falas da solenidade de abertura. “O cooperativismo transforma pequenos em grandes, dilui custos, aumenta a escala e a lei da negociação. A cooperativa promove a inclusão econômica e social”, destacou.