História

Fundada em 1972, a Unimed Federação Rio Grande do Sul que atualmente congrega 26 instituições, surgiu no intuito de facilitar o diálogo entre as entidades e na perspectiva de normatizar condutas, ações, institucionalização e aplicação dos planos de saúde, bem como, de liderar o desenvolvimento e a modernização de suas filiadas.
A partir de 2016 a Unimed Federação/RS começa a investir na sistematização de sua documentação a fim de constituir o Centro de Documentação, memória e arte “Casa da Memória Unimed Federação/RS”.

Nos anos seguintes o projeto ganha novas dimensões, pois, pensando no potencial de seu acervo e na difusão dos princípios cooperativistas, a proposta se amplia, passando a também incluir em seu escopo a perspectivas da arte em todas as suas fases e níveis.

O ano de 2019 marca de forma definitiva a presença do projeto já na cotidianidade da comunidade gaúcha, pois em 25 de junho, junto com o aniversário da Unimed Federação/RS, é inaugurada a sua sede, localizada num casarão histórico datada da década de 1930 e reconhecido pelo município de Porto Alegre como de relevância arquitetônica.

Com a ampliação das suas atividades, a Casa da Memória ganhou um prédio anexo, inaugurado em junho de 2022. Agora, além das exposições de longa duração, a Casa conta com salas multifuncionais: espaços voltados para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas.

A partir destes marcos as atividades passam a ser intensas, seja na organização do acervo quanto na montagem e curadoria de exposições artísticas. Tais ações, voltadas a todos os públicos, contribuem de forma decisiva para a construção de um mundo mais reflexivo, pois ações relativas a educação para o patrimônio e educação para o cooperativismo fazem parte dos objetivos do espaço.

OBJETIVO:

Desenvolver ações voltadas para práticas culturais direcionadas aos colaboradores da Unimed Federação/RS, para o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e para a comunidade gaúcha, bem como, desenvolver os princípios do cooperativismo.