Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed, sempre perto de você.

Dúvidas sobre qual plano adquirir? 

Ligue (27) 3134-5000 e confira.

Imagem de capa do card

Hospital Unimed Vitória

Todas as etapas do seu tratamento em um único lugar. Acreditação com Excelência Nivel 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Imagem de capa do card

Unidades Unimed Vitória

Nossas unidades próprias atuam de forma interligada em uma estrutura única e exclusiva, formando assim o CIAS - Complexo Integrado de Atenção à Saúde, com o objetivo de  ofertar aos nossos beneficiários uma rede de serviços completa.

Notícias

Esteja por dentro dos últimos acontecimentos de nossa cooperativa.
https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Dia Internacional da Tireoide: saiba mais sobre essa importante glândula do corpo

Alterações hormonais causam sintomas variados que podem confundir os pacientes
Texto: Unimed Vitória
        24 de maio, 2022

A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço, responsável por produzir hormônios que controlam diferentes funções do organismo, entre elas, a capacidade de concentração cerebral, a regulagem dos ciclos menstruais e os movimentos intestinais. O Dia Internacional da Tireoide, celebrado neste 25 de maio, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas que podem atingir essa importante glândula do corpo. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), aproximadamente 60% da população sofre algum problema relacionado à tireoide, mas apenas 5% deste percentual de casos apresenta riscos para os pacientes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de tireoide de 2020 a 2022 é de 1.830 em homens e 11.950 em mulheres, totalizando 13.780 casos no país. 

A alteração hormonal causada pela tireoide pode causar o hipotireoidismo, que é a ausência de produção de hormônios pela glândula, e o hipertireoidismo, ou seja, a produção de hormônios em excesso. A endocrinologista da Unimed Vitória Queulla Garret explica que o hipotireoidismo pode causar desânimo, queda do cabelo, fraqueza e sonolência. “São sintomas que causam a sensação de que o corpo está mais devagar”.  

É importante lembrar que outras patologias podem ter sintomas parecidos, como o transtorno ansioso, deficiência da ferritina, quando os níveis de ferro no organismo estão baixos, e cansaço por estresse. “Já o hipertireoidismo pode gerar sintomas como taquicardia, perda de peso, insônia, aumento do ritmo intestinal e irritabilidade. Todos estes sintomas também podem estar presentes na ansiedade”. 

Câncer de tireoide 

A especialista explica que o câncer de tireoide normalmente não provoca sintomas e o diagnóstico correto é feito por meio de um exame clínico que consiste na análise da glândula pelo endocrinologista. “Quando existem nódulos palpáveis, é solicitada uma ultrassonografia da tireoide e quando há alguma característica suspeita de nódulo maligno, este deve ser confirmado pela biópsia”, alerta. 

O paciente diagnosticado com a doença é orientado a realizar a cirurgia para a retirada do nódulo e, quando necessário, iniciar o tratamento com a iodoterapia, isto é, a administração, por via oral, do iodo-131, um elemento radioativo que combate as células cancerígenas que ainda se encontram no organismo. “Não existe uma dieta específica ou outras ações para que os transtornos relacionados à tireoide possam ser evitados. As suspeitas devem ser observadas de acordo com os sintomas e o histórico familiar. O importante é manter a consulta com um especialista para que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível”.

Conheça alguns de nossos serviços

Canais de Atendimento