Programa Diabéticos

O que é 

O Programa de Valorização à Atenção ao Diabético da Unimed Vitória (PVAD), está inserido no programa de medicina preventiva- Viver Bem. 

Engloba o atendimento individualizado em consultas ambulatoriais nas Unidades Viver Bem, com os profissionais  das áreas de enfermagem (consulta e avaliação de sensibilidade dos pés), nutrição e psicologia. A equipe de enfermagem do PVAD realiza o telemonitoramento dos clientes diabéticos e a periodicidade desta ação é estabelecida de acordo com o risco apresentado durante o contato. Além destas ações individualizadas o cliente pode participar de palestras e grupos de atenção à saúde.

Com a adesão dos clientes no Programa, visamos a conscientização destes beneficiários e melhora na qualidade de vida através da redução das hospitalizações e visitas ao Pronto Atendimento, por conseguinte, redução da morbidade/mortalidade causadas pelo diabetes.

Objetivo

Consiste em promoção da saúde e prevenção dos agravos e comorbidades associados ao Diabetes, aos clientes da Unimed Vitória.

Como funciona o PVAD?

A equipe de enfermagem do PVAD realiza a captação dos clientes diabéticos por meio de ligação telefônica, onde é ofertado o agendamento de consulta de enfermagem e avaliação da sensibilidade dos pés, bem como consulta com nutricionista e/ou psicólogo (o acompanhamento com psicólogo é ofertado caso o paciente esteja vivenciando a fase de negação ou adaptação ao diagnóstico de diabetes). 

O beneficiário também conta com Grupos de Atenção à saúde, que são ofertados para complementação às orientações transmitidas em consultas individuais, e serão agendados de acordo com a disponibilidade deste cliente.

No Ambulatório Viver Bem, o paciente passará por consulta com a equipe de enfermagem para estratificação do risco de diabetes e avaliação da sensibilidade dos pés, para rastrear variações no grau de sensibilidade nos membros avaliados, evitando possíveis lesões. Caso neste ato seja identificada alguma ferida, a mesma será acompanhada e tratada com a equipe de enfermagem ambulatorial. O paciente também poderá ser encaminhado aos demais programas do Viver Bem, de acordo com o perfil apresentado.

Em paralelo ao acompanhamento presencial nas Unidades Ambulatoriais, o cliente será assistido através de telemonitoramento com a equipe de enfermagem do PVAD na Central de Telessaúde Viver Bem, e a periocidade é estabelecida pela estratificação do risco de diabetes apresentado.
 

Perfil do paciente PVAD

São critérios de elegibilidade para inclusão no programa:

- Clientes da Unimed Vitória e produto Custo Operacional das empreses Nestlé e Chocolates Garoto, diagnosticados com Diabetes.
- Estão excluídas do acompanhamento: clientes Intercâmbio, gestantes (se diabetes gestacional) e demais produtos Custo Operacional.