Programa de Gerenciamento de Crônicos 

O que é 

O Programa de Gerenciamento de Crônicos da Unimed Vitória está inserido no programa de medicina preventiva- Viver Bem. 

Atende os clientes portadores de condições crônicas, que necessitam de cuidados no domicílio, visando promover a autonomia e a independência funcional das pessoas idosas, assim como o envolvimento dos familiares no cuidado a pessoa idosa,  com ações educativas e procedimentos, sendo um facilitador à promoção a saúde e prevenção dos agravos.

É oferecido aos clientes em seu domicilio atendimento de enfermagem, Médico e Nutrição de acordo com a classificação de risco de cada cliente. 

Objetivo

O objetivo é promover o autocuidado e educação em saúde,  para o paciente/família e cuidador. 

Como funciona o PGC?

Equipe avalia as necessidades clínicas do paciente e elabora um plano de atendimento domiciliar. O serviço é prestado por uma equipe multidisciplinar que pode incluir médicos, enfermeiros e nutricionistas que darão o suporte técnico ao paciente, conforme seu estado clínico. 

É um benefício para os clientes da Unimed Vitória, sem custo ao cliente.

É realizada a captação do cliente através do Call Center Clínico, sendo agendado visita domiciliar de enfermagem para avaliação e classificação do tipo de atendimento. As visitas domiciliares são realizadas de segunda a sexta de 08 as 18 horas.

Os retornos de visita são realizadas de acordo com o perfil dos clientes e comunicado aos mesmos com 01 dia de antecedência das visitas. 

A equipe de enfermagem realiza monitoramentos telefônicos, acompanhamento de lesões em pele, sondagem vesical de alivio e em casos necessários, as realizações de procedimentos invasivos e medicações, encaminhamos para a Assistência Domiciliar dar suporte ao cuidado aos clientes. 

O cliente terá alta do Programa em caso de recusa, perda do plano, encaminhamento a Aduvi e óbito.

Perfil do paciente PGC

Os critérios de elegibilidade para inclusão são:

pacientes clientes do plano Unimed Vitória de 60 anos ou mais, portadores de condição crônica, dependentes ou parcialmente dependentes, sem dispositivos invasivos, que possuem assistência médica regular e adicional de remoção terrestre - SOS, residente dentro da abrangência no raio de 25 Km ou ainda aos clientes que possuem algum tipo de limitação que o impeça de ir à assistência ambulatorial. O raio de 25 Km na Grande Vitória são contabilizados a partir da Unidade Ambulatorial do Viver Bem que se encontra na Rua das Palmeiras, nº 685, Santa Lúcia, Vitória e em Aracruz, contabilizados a partir da Unidade Ambulatorial do Viver Bem que se encontra na Rua Fiory Terci, n° 290, Ginásio, Aracruz.

O que é obrigatório para receber o atendimento domiciliar?

Ficam excluídos desse benefício, clientes de intercâmbio, custo operacional e clientes residentes fora da área de abrangência.