Voltar Horta do Amanhã é inaugurada para levar turismo e renda a comunidade de Vitória

Horta do Amanhã é inaugurada para levar turismo e renda a comunidade de Vitória

A horta é uma das iniciativas do Projeto Circuito Verde, patrocinado pelo Instituto Unimed Vitória, que visa a transformar espaços degradados da comunidade de Jaburu em locais de lazer, de convivência e de produtividade.
Texto: Unimed Vitória
        20 de janeiro, 2023
O que antes era um espaço destinado ao lixo e a entulhos, agora se transforma em um espaço de vida. Nesta sexta-feira (20) aconteceu a cerimônia oficial de entrega da Horta do Amanhã na comunidade de Jaburu, em Vitória.
 A horta foi idealizada pelo Grupo Nação, uma organização comunitária que atua no bairro, e pela Organização Não Governamental (ONG) Onze 8, composta por arquitetos. Ela é uma das iniciativas do Circuito Verde, um projeto patrocinado pela Unimed Vitória e pelo Instituto Unimed Vitória, que visa a transformar espaços degradados da comunidade em locais de lazer, de convivência e de produtividade, potencializando o turismo e a qualidade de vida da população.  

 


Construída em um local que era um ponto de lixo, a Horta do Amanhã é um dos pontos que formam uma rota turística em Jaburu.  Renan Grisoni, representante da Onze 8, conta que a ideia é que a horta sirva também como fonte de renda para os moradores a partir da venda do que é produzido. Os interessados poderão se cadastrar para cuidar da horta.
 Quem passar por Jaburu poderá caminhar pela horta. Nela, há uma pequena praça, onde todos podem se sentar em momentos de contemplação. Inclusive, no espaço, há uma vista para a cidade de Vitória.
 “A comunidade tem uma vocação natural para cuidar de hortas, plantar. Então, essa é uma forma de mostrar que é possível produzir em terrenos não ocupados, para que eles sejam um espaço de produção de alimento. É uma forma de estimular a alimentação saudável, gerar renda e de promover a educação ambiental”, diz Renan.