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Projeto Enfermeira Navegadora entra em nova fase para integrar acolhimento e atendimento personalizado

Por meio da ação, enfermeiras acompanham pacientes oncológicos e crônicos que demandam maior cuidado em todas as etapas do tratamento
Texto: Unimed Vitória
        06 de fevereiro, 2023
Para acolher pacientes oncológicos e crônicos que necessitam de mais cuidado no tratamento, a Unimed Vitória lançou o projeto Enfermeira Navegadora. Desde junho de 2022, a ação já proporcionou melhorias aos pacientes, que contam com atendimento personalizado e apoio na marcação de consultas e exames. O objetivo é promover maior adesão ao tratamento e um melhor desfecho clínico para cada pessoa.  
 
Atualmente, o projeto conta com duas enfermeiras navegadoras: uma na Unimed Oncologia – a profissional Marianna Lemos Coutinho, que acompanha pacientes oncológicos – e outra no Viver Bem – a colaboradora Livia Bergamini da Silva Aguiar, que monitora pacientes crônicos, como hipertensos e diabéticos, e realiza visita domiciliares quando necessário.  
 
A partir dessa nova função, as profissionais coordenam todas as etapas do atendimento de forma sincronizada e ajudam a reduzir os períodos de intervalos entre exames, consultas e tratamentos. Os clientes são captados pela própria cooperativa, que seleciona os casos mais complexos.  
 
Dessa forma, as enfermeiras navegadoras atuam como uma ponte entre os pacientes e a Unimed Vitória, tanto do ponto de vista operacional quanto assistencial. 
 
A diretora de Recursos Próprios, Karla Toríbio Pimenta, destacou que o projeto é inovador e é mais uma busca da Unimed Vitória de garantir aos clientes um atendimento personalizado e humanizado. “Queremos que os pacientes encontrem apoio e motivação para seguirem o tratamento da melhor forma possível, especialmente nos casos dos pacientes oncológicos e crônicos. A proposta é entregar mais cuidado com eficiência”, ressalta. 
 
Conheça as principais funções da enfermeira navegadora: 
- Conduzir e acolher os pacientes mais complexos em toda sua jornada; 
- Estabelecer um canal direto de comunicação com o cliente; 
- Realizar a gestão de intercorrências; 
- Coordenar todas as etapas de atendimento de forma sincronizada e ágil; 
- Melhorar a adesão ao tratamento, garantindo melhor desfecho clínico.