Voltar Unimed Vitória ilumina suas unidades em apoio ao Outubro Rosa

Unimed Vitória ilumina suas unidades em apoio ao Outubro Rosa

Hospital Unimed, Maternidade, Unimed Diagnóstico e demais recursos próprios ganharam projeção de luz rosa para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama.
Texto: Unimed Vitória
        01 de outubro, 2022
As unidades da Unimed Vitória estão iluminadas em homenagem ao Outubro Rosa. Desde o último sábado (1º), o Hospital Unimed, a Maternidade, a Unimed Diagnóstico e a sede administrativa, entre outros prédios da cooperativa, recebem uma projeção com a cor que representa o movimento internacional de conscientização de detecção precoce do câncer de mama.

Criado no início da década de 1990, Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo com o propósito de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade do câncer de mama em mulheres a partir da difusão de informações sobre o tema.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que haja, no Brasil, 66.280 novos casos da doença em 2022. Em 2020, 17.825 pessoas morreram em função desta neoplasia.

"A mobilização para o Outubro Rosa, que já se tornou uma tradição na Unimed Vitória, é, na verdade, uma importante reflexão sobre o câncer de mama, a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo. Com muito carinho e cuidado, precisamos incentivar e orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, uma ferramenta essencial para salvar vidas", diz a diretora de recursos próprios da Unimed Vitória, Karla Toribio Pimenta.

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, mas na maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também ocorre em homens, mas em situações raras, que representam apenas 1% do total de casos da doença.

Não há uma causa única para o câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.  

Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento da doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Sintomas suspeitos:

- Nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
- Alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Uma dica do Inca é que as mulheres olhem, apalpem e sintam suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.  Em caso de alterações persistentes, é necessário procurar atendimento médico.