Para se ter saúde e qualidade de vida é preciso adotar uma postura mais pró-ativa e responsável com a própria saúde. Pensando nisso, a Unimed Vitória oferece a todos os seus clientes que se encontram na Grande Vitória o Programa Viver Unimed, que proporciona um incentivo à promoção da saúde e uma assistência preventiva com foco na qualidade de vida através da aquisição de hábitos saudáveis e mudança de comportamento.

Diferenciais

Informar sobre as principais doenças da atualidade, e a melhor forma de preveni-las e controlá-las. Isso estimula uma melhor adesão ao tratamento prescrito pelo médico.

O programa destina-se principalmente aos clientes com fatores de risco ou portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, sobrepeso, tabagismo, assim como pessoas com idade acima de 60 anos e gestantes.

O mesmo é baseado em um atendimento personalizado por meio de uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e médicos. O objetivo da equipe não é substituir os cuidados médicos para com o cliente, que deve continuar frequentando regularmente o consultório. A ideia é funcionar como mais um suporte, atuando na promoção e educação em saúde, como monitoramento dos fatores de risco ou condição clínica apresentada, incentivo à adequação de hábitos e comportamentos saudáveis e como forma de prevenção de agravos. Isso proporcionará uma melhor qualidade de vida.
O cliente participante do Viver Unimed contará com palestras informativas e cursos em saúde, monitoramento individual ou em grupo com a equipe interdisciplinar de acordo com a necessidade apresentada, material informativo, além de receber direcionamento para especialidades em caso de intercorrências clínicas.
 

Últimas Notícias

null Conheça 10 alimentos saudáveis que ajudam a hidratar o corpo

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Conheça 10 alimentos saudáveis que ajudam a hidratar o corpo

Nada substitui a água, no entanto, alguns alimentos são reconhecidos por sua capacidade contribuir para a hidratação
Texto: Unimed Vitória
        03 de fevereiro, 2022

A água é imprescindível para o ser humano. Presente em todos os organismos vivos, a substância representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Esse líquido poderoso está relacionado com praticamente todas as reações do corpo humano, por isso a hidratação é essencial para que tudo funcione como se deve. 

Uma forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é consumir frutas e legumes que contenham água na composição. “Nenhum alimento substituiu o benefício que a água pura traz para o corpo, mas esses alimentos complementam a hidratação, sendo fontes de água, vitaminas e minerais. Para quem tem dificuldade em tomar água pode fazer uso desses alimentos, o que melhora sua ingestão de líquido diária”, explica a nutricionista do Viver Bem da Unimed Vitória Dalyla Formagine. 

Melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, melão e alface são alguns dos alimentos com maior teor de água em sua composição. Dalyla recomenda complementar a hidratação com água de coco, água com hortelã e gengibre, sucos naturais e chás. 

Há ainda alguns truques que podem incentivar a ingestão de líquidos. “Uma estratégia bem interessante para quem tem dificuldade em tomar água pura é andar com uma garrafinha transparente, de forma a ter mais contato visual com a quantidade, o que incentiva a ingestão. Outra dica: sentiu fome, primeiro tome água. Nosso centro da fome e sede são facilmente confundidos, por isso, tome um bom copo de água antes de comer”. 

A nutricionista ressalta que a média de água diária é de 2 litros. Entretanto, como seres únicos, cada indivíduo tem necessidades fisiológicas diferentes. “O ideal é que se multiplique o peso por 0,035 para encontrar a quantidade correta a ser ingerida”, ensina. E atenção: nos dias mais quentes é preciso tomar uma maior quantidade de água, visto que, com a transpiração ocorre uma demanda extra de líquido do organismo. O baixo consumo de líquidos pode causar desidratação.

10 opções que ajudam a hidratar: 

1. Melancia 
Logo na primeira mordida dá para perceber que a melancia é cheia de água - precisamente 92%, com 31 calorias a cada cem gramas da fruta. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e pele, previnem infecções e combatem radicais livres. Cálcio, ferro e fósforo estão no time de minerais presentes na fruta: o primeiro fortalece nossos ossos, os últimos melhoram nossas funções cognitivas. Outra forma de consumo é em sucos, sem a necessidade de açúcar ou adoçante.  
 
2. Morango 
100 gramas de morangos têm 92% de água em sua composição, 30 calorias e podem acompanhar desde a salada até o bolo no café da tarde. A fruta contém ácido elágico, que evita danos nas células, auxiliando na prevenção do câncer. O morango também possui também fisetina, um nutriente muito importante para a memória, além de fósforo, potássio e magnésio - nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central. 
 
3. Pêssego 
Com apenas 35 calorias, um pêssego médio tem 89% de água e é importante para a prevenção de problemas relacionados à visão e a pele, por conter quantidades significantes de vitamina A. Pode ser consumido puro, em suco ou acompanhando de outras frutas. 
 
4. Framboesas 
Famosas pela presença de antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Uma porção com 100g da fruta tem 87% de água, 57 calorias e propriedades capazes de diminuir os sintomas da TPM, como as cólicas e oscilações de humor.  
 
5. Abacaxi
Com 48 calorias e 87% de água em 100g, o abacaxi é composto por vitamina C, ácido málico e bromelina, sendo que este último auxilia na digestão.

6. Pepino 
O pepino tem 17 calorias a cada 100g e é composto 96% de água. Para aproveitar melhor esse benefício o ideal é consumi-lo cru, na salada ou sozinho. Esse alimento possui nutrientes como potássio (aliado contra hipertensão) e vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico. Possui também fibras, que são importantes para um bom funcionamento intestinal.

7. Abobrinha 
Apresenta uma grande quantidade de água (95%) em sua composição, sendo também rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol. Recentes pesquisas mostraram que essa vitamina pode inclusive elevar os níveis de colesterol bom. É comum cozinhar a abobrinha antes de comer, o que acaba retirando boa parte da água desse alimento. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-lo cru, ralado ou fatiado na salada. 
 
8. Tomate
100 gramas de tomate têm 94% de água e só 20 calorias. Além disso, o alimento oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C - que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças. 
 
9. Melão
O melão é composto por 90% de água. Ajuda a dar a sensação de saciedade, além de desintoxicar o corpo, aliviar a prisão de ventre e melhorar a saúde da visão. 
 
10. Alface
Você pode completar sua salada com folhas que também possuem muita água. Das folhas, a que mais hidrata é a alface. Uma xícara tem 96% de água e apenas 10 calorias. 

Fonte: Site Minha Vida
 

Nossos Programas


Cuide-se 

Inscreva-se

Não será cobrado nenhum custo adicional do cliente que participar do Programa Viver Unimed. Entretanto as participações referentes a consultas com especialistas, exames complementares, SOS Remoção, internações hospitalares, conforme regido em seu contrato, continuam existindo. O cadastro efetivo do programa acontece após avaliação inicial do cliente com assinatura do termo de adesão.

Nossas unidades

Central Viver Unimed Vitória: (27) 3134-7520 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Viver Bem Aracruz

Rua Fyori Terci, nº 290 – Vila Rica - Aracruz, ES

Viver Bem Serra

Avenida Eldes Scherrer Souza, 488, Edifício Metropolitano Tower, 4º andar, Civit II – Serra, ES (anexo ao Hosp. Metropolitano) 

Viver Bem Vitória

Rua das Palmeiras, 685, Edifício Contemporâneo, 9º andar, Bairro Santa Lúcia – Vitória, ES