Perfil
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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como parte interessada, visto que o intercâmbio realizado entre as prestadoras impacta diretamente
nos clientes, custo e receita. A regulamentação da operadora é definida pela ANS e da prestadora é
definida pela ANVISA.
2) Os requisitos do Sistema Unimed estão definidos nos manuais de intercâmbio estadual (RAMI) e
nacional. As normas e requisitos determinam as regras e condutas que precisam ser atendidas. São
requisitos das outras partes interessadas o atendimento da legislação vigente, dos critérios
estabelecidos e o relacionamento de qualidade.
1) e 2) Os principais concorrentes, parcela de mercado e sua natureza estão definidos na Figura
P2/1. Além destes, a concorrência indireta é observada por meio de soluções equivalentes como a
rede de parceiros associados na área de saúde, comércio e serviços. A AssisteBem - Grupo Krause -
Plano de Benefícios, empresa nacional, privada, atua na região do Vale do Sinos.
CONCORRENTES
% PART MERCADO
SEGMENTO
EMPRESA
NATUREZA
PLANO SAÚDE
SAÚDE
OCUPACIONAL*
FAMILIAR COLETIVO
SO
UNIMED VS
Privada Nacional
36,8%
26,3%
?? ?? ??
Doctor Clin
Privada Nacional
17,1%
-
?? ?? ?
Multiclinica
Privada Nacional
10,5%
10,5%
? ?? ??
Centro Clinico Gaúcho
Privada Nacional
8,9%
5,3%
?? ?? ??
Krause/Assistebem
Privada Nacional
5,4 %
-
?? ?? ?
Prontomed
Privada Nacional
4,6 %
5,3%
? ?? ??
Golden Cross
Privada Nacional
2 %
-
?? ?? ?
Bradesco
Privada Nacional
2,7%
-
? ?? ?
Globalmed
Privada Nacional
-
10,5%
?
? ??
Médico Particular
Privada Nacional
-
15,8%
?
? ??
*Saúde Ocupacional : Resultados 2011
?
Figura P2/1 -
Principais Concorrentes da UVS e Participação de Mercado
3) Os principais fatores que diferenciam a Unimed VS dos concorrentes são descritos na Figura P2/2.
FATOR
MOTIVO
Marca
Reconhecida em nível nacional, estadual e municipal.
- Por 19 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of Mind em Plano de Saúde, de acordo com pesquisa
nacional do Instituto Datafolha.
- A Unimed também foi eleita em 2012, pela 11ª vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os
brasileiros mais confiam na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Ibope
Inteligência. - A consultoria BrandFinance verificou o valor da marca Unimed: R$ 3,22 bilhões. Segundo o
ranking da companhia, ocupa o 29º lugar entre as marcas mais valiosas do país.
- Pelo sexto ano consecutivo a Unimed recebe o certificado Superbrands. Marca participa do livro de luxo que
reúne a história e curiosidades das mais importantes marcas que atuam no país. A iniciativa faz parte do
projeto Superbrands Brasil.
- A Unimed é eleita uma das empresas de maior prestígio no Brasil no setor de saúde, segundo levantamento
do Grupo Troiano para a revista Época Negócios, nas edições 2008, 2009, 2010 e 2011.
- A Unimed é pela quarta vez consecutiva a marca mais lembrada e conquistou o Top of Mind Internet, Uol/
Datafolha. Embora o prêmio esteja na sexta edição, em 2009 foi a primeira vez que a categoria Plano de
Saúde foi inclusa. A marca teve 19% das lembranças em 2012.
Rede Unimed
- 38% de participação (Pesquisa Datafolha 2011) no mercado nacional de planos de saúde (atende mais de
18 milhões de clientes);
- 367 cooperativas com abrangência em 83% do território nacional; a Unimed VS possui em seu quadro 477
médicos cooperados, distribuídos entre 42 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina;
1125 colaboradores, 03 unidades de atendimento 24h (NH, SL e CB); unidades nas demais cidades, cujo
funcionamento é no horário comercial; 02 hospitais-dia 24h; 01 hospital com unidades de internação clínica
Pediátrica,obstétrica e cirúrgica, bloco cirúrgico, UTI adulto e neonatal, CDI, serviço de endoscopia e
colonoscopia, 69 leitos; SOS (ambulâncias e UTIs móveis para remoções e resgates); Unimed Lar; Medicina
Preventiva e Saúde Ocupacional.
Carteira de
médicos,
produtos e
serviços
477 médicos cooperados, a segurança de ser atendido no maior e mais completo sistema de saúde do país.
Na Unimed VS o cliente tem a liberdade de escolher o médico que quiser utilizar, além de contar com toda a
estrutura de Pronto Atendimento 24h. Planos de saúde coletivos, familiares e saúde ocupacional. Serviços
adicionais que podem ser contratados: SOS Unimed, Área Protegida, Unimed Assist, Uniair, PEA.
Tipos de planos familiares e coletivos:
- Cobertura Ambulatorial ou Ambulatorial + Hospitalar;
- Cobertura Regional (Vale do Sinos) ou Nacional;
- Acomodação Semi-Privativa ou Privativa.
Figura P2/2
- Diferencial Competitivo da UVS
P2 CONCORRÊNCIA E AMBIENTE COMPETITIVO
A) AMBIENTE COMPETITIVO