Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
21
As decisões assembleares são registradas em atas que estão à disposição dos cooperados na
administração da cooperativa. Um resumo das definições das assembleias é disponibilizado no portal
do cooperado, implementada desde 2012. O controle dessa prática é
feito com atas de registros de
reuniões e os pareceres do conselho fiscal e da auditoria externa, no caso da AGO.
As principais decisões operacionais, desde 1998, são levadas em ECD e comunicadas por meio de
um conjunto de reuniões (Figura 1.1/6), as quais são registradas em atas e também pela atualização
de instruções de trabalho, políticas e processos. As reuniões de ECD passaram a ser mensais em
2012.
A comunicação para
as demais partes interessadas, quando necessário, ocorre nos encontros de
fornecedores (descritos no item 7.2.c), nos encontros com RH (descrito no item 3.2.a) e no evento
Estratégia em Ação, que abrange todas as partes interessadas (incluindo a sociedade).
A Figura 1.1/4 apresenta o conjunto de reuniões estratégicas e operacionais onde as principais
decisões são tomadas, comunicadas e implementadas.
Em 2012, como melhoria no PR-GER-1.06 - Tomada de Decisão, foram sistematizadas as reuniões
mensais entre os gerentes com o objetivo de compartilhar e discutir assuntos relevantes de suas
áreas e assuntos que devem ser levados para REDIR e/ou para ECD.
Outra melhoria implementada em 2012 por meio do plano de Ação "Aperfeiçoar a cultura da
Excelência da Unimed assegurando o engajamento dos líderes" foi a inclusão como pauta obrigatória
os assuntos mínimos e importantes (ECD, BSC, Programa de Ideias, análise de indicadores) nas
reuniões setoriais, garantindo assim que as decisões das reuniões da Diretoria, BSC, ECD e
Gerências cheguem às partes interessadas.
e) Prestação de Contas e Resultados
A direção presta contas das suas ações e resultados aos cooperados por meio do relatório anual da
gestão, elaborado anualmente desde 1975 após o encerramento das atividades do exercício,
propiciando uma análise quantitativa e qualitativa das ações desenvolvidas na Unimed Vale do Sinos.
A área de Processos e Organização, responsável pela elaboração e melhoria da prática desde 2010,
estruturou este documento de acordo com os critérios do PGQP e com o objetivo de apresentar aos
cooperados as metodologias e evidências referentes à evolução anual da cooperativa rumo a
excelência. Em 2011 foram divididos os critérios de acordo com a estrutura do Comitê de
Certificações, descrito no item 1.2 d.
Esse relatório é disponibilizado previamente no portal dos cooperados e apresentado na AGO, onde
todos os cooperados são convocados, conforme descrito no item 1.1 d.
Ainda, publicação em jornal das demonstrações financeiras, bem como o parecer emitido pela
auditoria contábil e Conselho Fiscal prestam contas do exercício e demostram a eficácia da gestão.
Anualmente, antes da elaboração de cada relatório, a Diretoria, a área de Processos e Organização,
a área de Marketing e Gerência definem as melhorias identificadas para a elaboração e a forma de
apresentação dos dados daquele ano (com base no aprendizado gerado e novas demandas) com o
objetivo de facilitar a compreensão e interpretação das informações. A disponibilização do relatório
aos cooperados teve as seguintes melhorias: no ano de 2007 o material impresso foi substituído por
CD e a partir de 2008 passou a ser disponibilizado no Portal do Cooperado; em 2010 o relatório foi
elaborado com base nos critérios do sistema de avaliação da gestão do PGQP e em 2011 foi
realizada a inclusão de 3 ciclos de resultados, bem como de referencial comparativo, com o objetivo
de proporcionar aos cooperados a análise e acompanhamento dos resultados da cooperativa nos
últimos anos comparados com os melhores resultados de outras organizações.Em 2012 foi anexo no
Relatório da Gestão o Pacto Global com as respectivas práticas de gestão aplicadas na Unimed VS.
1...,11,12,13,14,15,16-17,18,19,20,21 24-25,26,27,28,29,30,31,32,33,34,...189