Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
23
1.2 Exercício da Liderança e Promoção da Cultura da Excelência
a) Exercício da liderança pela Direção e Interação com as Partes Interessadas
A direção exerce a liderança e interage com as partes interessadas identificando suas expectativas e
buscando o alinhamento de interesse desde 1995, por meio das seguintes práticas: sua participação
efetiva em reuniões (Figura 1.1/4), na formulação das estratégias descritas no item 2.1, na
mobilização da força de trabalho e na busca de apoio das demais partes interessadas para o êxito
das estratégias (Figura 1.2/1):
Figura 1.2/1 -
Exercício da liderança pela Direção e Interação com as Partes Interessadas
Após a revisão do planejamento estratégico, a área de Processos e Organização analisa todas as
formas de interação existentes buscando melhorias aplicadas a todas as partes interessadas para o
próximo ciclo.
O controle das práticas descritas acima é realizado pelas reuniões de acompanhamento elencadas
na Figura 1.1/6, nas auditorias, nas auto avaliações, na elaboração do RG e no acompanhamento
efetivo de cada responsável pelas áreas envolvidas.
Em 2011, após a revisão anual do PE, a Unimed VS realizou um evento de divulgação das
estratégias para todas as partes interessadas. Neste evento foi realizada uma apresentação teatral
com o objetivo de mobilizar a todos para o êxito dessas estratégias. O controle e verificação da
eficácia dessa metodologia é assegurado por meio das pesquisas de satisfação com todas as partes
interessadas e com a mensuração da eficácia do PE.
b) Comunicação dos Valores e Princípios Organizacionais
Os valores e princípios organizacionais são comunicados à força de trabalho pelos diretores,
gerentes e coordenadores por meio de reuniões sistematizadas, conforme descrito no item 1.1.d.
Além disso, na reunião de análise crítica do planejamento estratégico, a filosofia empresarial é
constantemente correlacionada às decisões estratégicas e às ações estabelecidas com o objetivo de
assegurar o seu alinhamento.
A comunicação dos valores e princípios organizacionais para todas as partes interessadas ocorrem
da seguinte forma:
Evento Estratégia em Ação:
iniciado em 2011 sob a responsabilidade do presidente, com o
objetivo de divulgar as estratégias para todas as partes interessadas. Neste evento a diretoria
apresentou as estratégias 2011/2015 para todos os convidados (colaboradores, cooperados, clientes,
fornecedores e sociedade);
Integração de colaboradores:
conforme descrito no item 6.1.b;
Papo com a gerência :
conforme descrito no 6.2.b;
Reuniões setoriais sistematizadas:
conforme 1.1.d;
?
Entrega de mouse pad:
em 2011 os diretores entregaram para suas áreas mouse pad com a
figura do mapa estratégico intensificando a importância da colaboração e todas as equipes para
concretização de todos os planos e metas;
Encontro com RH:
conforme descrito no 3.1.b;
REVISÃO DAS
ESTRATÉGIAS
ENTREGA DO
MOUSE PAD
EVENTO ESTRATÉGIA
EM AÇÃO
EVENTO DE
FORNECEDORES
REUNIÕES DE ANÁLISE
CRÍTICA DE BSC
1...,13,14,15,16-17,18,19,20,21,22,24-25 27,28,29,30,31,32,33,34,35,36,...189