Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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INICIATIVAS/PRÁTICAS
PARTICIPANTES
CARACTERÍSTICAS
Reflexão anual estratégica
Força de Trabalho
Descrito no 2.1
Reuniões
BSC
Diretoria, Gerência e Coordenadores
Descrito no 2.1
Benchmarking
Força de Trabalho
Descrito no 1.2
Auditorias internas
Força de Trabalho
Descrito no 1.2
Auditorias externas
Auditoria de Contas e Contabilidade
Descrito no 1.2 e 7.1
Auto avaliações
Comitê de Certificações
Descrito no 1.2
Times de melhorias
Líderes da Excelência
Descrito no 7.1
Interação com os clientes (reclamações,
solicitações)
Atendimento ao Cliente
Descrito no 3.2
Demandas normativas
Regulamentação e Relacionamento
Corporativo
Descrito no 4.1
COMITÊ
NACIONAL
Qualidade
Coord. Processos e Organização
Tem como objetivo, discutir
compartilhar e disseminar
as melhores práticas de
Gestão no Sistema Unimed.
Medicina Preventiva
Coord. de Medicina Preventiva
Pessoas
Coord. Gestão de Pessoas
COMITÊ
ESTADUAL
Gestão de TI
Coord. TI
Gestão Auditoria Médica
Coord. Auditoria Médica
Gestão Assistencial
Coord. Enfermagem e Assistencial
Gestão Contábil
Coord. Contábil
Gestão da Qualidade
Coord. .Processos e Organização
Gestão Jurídica
Gerência
Gestão Organizacional
Gerência
Gestão Político Institucional
Gerência
Promoção à Saúde
Coord. de Medicina Preventiva
Gestão Marketing
Coord. Marketing
Gestão Socioambiental
Coord. Responsabilidade Social
Empresarial
Relacionamento com o Cooperado
Coord. NDH
COMITÊS
UVS
Internos Unimed VS
Força de Trabalho
Figura P5/2 - Principais
Equipes de Apoio da Gestão
UVS
Figura 1.2/7
- Sistema de Aprendizado
1.3 Análise do Desempenho da Organização
a) Identificação das Necessidades de Informações Comparativas
A identificação das necessidades de informações comparativas para analisar o desempenho
operacional e estratégico da organização é realizada por meio de diferentes fóruns e documentos,
conforme descrição abaixo:
?
NIA:
anualmente, desde 2009, por meio do caderno de indicadores, disponibilizado e controlado
pela Federação RS, onde estão contidos os resultados mais importantes e que balizam a eficácia
do negócio das cooperativas Unimed. No caderno de indicadores é possível a comparação com as
Unimed do mesmo porte (clientes e receita).
?
ANS:
fonte de identificação considerada importante e utilizada pela Unimed VS desde 2006, onde
os indicadores publicados pela própria agência são agrupados pelo porte da
operadora, pelo tipo
de empresa (cooperativa, medicina de grupo, autogestão) e pelos tipos de produtos
comercializados.
?
ANAHP:
utilizada como comparação referente à gestão hospitalar desde 2006. Esta identificação
é realizada pelas respectivas áreas responsáveis que utilizam as informações para realização de
benchmarking,
estabelecer metas e identificar necessidades de melhorias para competitividade.
?
Pesquisa de Mercado:
apresenta comparativos referente aos concorrentes da região
relacionados à participação de mercado segmentado. Estas informações são utilizadas nas
definições das estratégias, que ocorrem anualmente, conforme descrito no critério 2.
?
Unimed do Brasil:
em 2011 a Unimed do Brasil implementou a sistemática de padronização e
análise de indicadores relacionados à área de Gestão de Pessoas, acompanhados e comparados
por todas as Unimed do Brasil. Trimestralmente os indicadores são consolidados e encaminhados
a todas as Unimed. A Unimed VS se utiliza desta sistemática para análise dos indicadores de
Pessoas.
Os critérios utilizados para definir os resultados mais importantes a serem comparados são:
?
Que possam contribuir efetivamente para melhoria do processo mensurado;
?
Que possam contribuir para o estabelecimento de metas desafiadoras;
?
Que contribuam para identificação de
benchmarkings
; e
?
Que sejam coerentes com a visão de futuro da Unimed VS.
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