Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
29
Os critérios que definem as organizações referenciais são: mesma área de atuação, porte e
segmentação.
O método de controle utilizado é o próprio relatório, que assegura a coerência da identificação acima
descrita com as estratégias e objetivos dos processos.
Em 2011 a área de Processos e Organização, juntamente com o Comitê de Certificações e todos os
gestores, realizaram uma análise e revisão de todos os indicadores de processos e de resultados das
práticas de gestão para definição e acompanhamento de referenciais comparativos. Em 2012 foi
criado o Time 15 -
Benchmarking
composto por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de
analisar o processo atual, elaborar um novo processo, estabelecer critérios para utilização de
informações internas e externas no processo de
benchmarking
, estabelecimento de controle e por fim
implementação de um novo processo centralizado para 2013.
b) Análise do Desempenho Operacional e Estratégico
A direção analisa o desempenho operacional e estratégico por meio das reuniões de análise crítica
do
BSC,
realizadas pela área de Processos e Organização, conforme descrito na prática de
planejamento estratégico (item 2.2). O grau de implementação das decisões é acompanhado por
meio da evolução dos planos de ação e respectivos indicadores estratégicos, liderados e alimentados
pelos gestores responsáveis e monitorados pela área de Processos e Organização e nas reuniões do
BSC
. Adicionalmente, uma reflexão é realizada onde os diretores esclarecem dúvidas e fazem
correções de rumos, caso seja necessário. Também nesses encontros os líderes trazem as novas
variáveis que compõe o cenário interno e externo e que estão relacionadas com suas áreas, como,
por exemplo, alterações da legislação ANS, ANVISA e novas demandas das partes interessadas
conforme cada processo.
Ainda, o desempenho da Unimed VS é acompanhado e analisado pela direção de forma mais
abrangente no planejamento estratégico, onde é possível avaliar, além da evolução dos objetivos
estratégicos, o atendimento das expectativas para o alcance da visão de futuro (item 2.1). A
consultoria, que também participa deste evento, contribui com informações externas que possam
agregar valor a essa análise. Esse evento conta com a participação dos diretores e gerentes, bem
como com a colaboração de coordenadores da Unimed VS e da força de trabalho.
Diversas melhorias foram implementadas nos últimos ciclos, como por exemplo, em 2011 a
periodicidade passa a ser bimestral e não mensal, possibilitando mais consistência e preparo das
análises, já em 2012 com o objetivo de focar as análises nas ações estratégicas, as reuniões são
realizadas em REDIR com a presença de Diretoria e Gerência. A eficácia é analisada pela área de
Processos e Organização por meio do acompanhamento dos planos de ação e indicadores
registrados no S.A. A pesquisa anual de satisfação dos colaboradores, cooperados, pesquisa de
mercado e de fornecedores, assim como os resultados das auditorias externas são utilizados como
instrumento de avaliação e identificação de oportunidade para melhoria aplicada a todas as
estratégias do planejamento estratégico.
c) Comunicação das Decisões Decorrentes da Análise de Desempenho
As decisões decorrentes da análise do desempenho da organização são comunicadas utilizando as
seguintes práticas:
?
Evento Estratégia em Ação:
evento anual para todas as partes interessadas onde o presidente
da Unimed VS demonstra as estratégias do planejamento onde os mesmos estão inseridos;
?
Reuniões do
BSC
: quando necessário conforme descrito no 2.2;
?
Reuniões Setoriais:
mensais,
coordenada pelos gestores, apresenta os resultados da reunião do
BSC e os desdobramentos relacionados com a área e/ou processo;
?
Reuniões de Gerentes:
mensalmente entre gerentes e assessores para compartilhar e discutir
assuntos relevantes de sua área que devem quando pertinentes ser levados em ECD e/ou REDIR;
?
Integração de Colaboradores:
mensalmente no Módulo I da integração de colaboradores,
descrito no item 6.1.b, são demonstradas todas as estratégias do planejamento com aplicação de
dinâmicas onde os mesmos estão inseridos;
?
Murais Estratégia em Ação (painéis de gestão à vista):
a partir de 2011 foi disponibilizado em
todas as áreas com acesso de cooperados e colaboradores da UVS um mural específico
"Estratégia em Ação" com o mapa estratégico e resultado dos indicadores atualizados e
acompanhados conforme as reuniões de análise crítica do
BSC.
O método de controle utilizado são os mecanismos de verificação do cumprimento dos padrões de
trabalho (auditorias, avaliações, reuniões, indicadores, relatórios gerenciais). A cada revisão do PE
são analisadas formas de comunicação com identificação de lacunas para implementação de
melhorias no próximo ciclo, o qual foi implementado em 2011 o evento "Estratégia em Ação" para
1...,20,21,22,24-25,26,27,28,29,30,31 33,34,35,36,37,38,40-41,42-43,44,45,...189