Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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Figura 1.1/2 - Códigos de Conduta, Tratamento, Comunicação e Prevenção
c) Identificação de Riscos Empresariais
A identificação, classificação e tratamento dos riscos empresariais teve início em 2010 com a inclusão
do Objetivo Estratégico 8 - Implementar Gestão de Riscos. Por meio deste objetivo estratégico, foi
criada a área de Riscos e Segurança da Informação, responsável pela implementação e continuidade
do processo de gerenciamento de Riscos baseado na norma internacional ISO/IEC 31.000. Em 2011
foram realizados treinamentos operacionais para Gestores e Líderes da Excelência e estratégicos
para Diretoria. Adicionalmente, foi instituído um comitê multidisciplinar denominado Comitê Gestor de
Riscos, representado por diversas áreas da UVS conforme Figura P5/2 - Principais Equipes de Apoio
da Gestão Unimed VS.
Este comitê é responsável pela revisão da política e do processo de gestão de riscos corporativos,
que inclui:
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a definição e aprovação de critérios e escalas de impacto e probabilidade dos eventos de risco e;
?
o estabelecimento e cumprimento das diretrizes e objetivos desse processo.
Nos dois primeiros meses do ano de 2012 foi desenvolvida a ferramenta de apoio à gestão de riscos
e em março, iniciou-se o processo piloto adequado à gestão de riscos.
A estratégia inicial foi a realização do processo piloto relacionado aos processos de negócio da UVS,
dessa forma, o comitê de riscos determinou em comum acordo com o responsável do PR-NEG-6.13 -
Atendimento de Urgência e Emergência que este seria o processo piloto devido à criticidade. Por se
tratar de um processo piloto, ele foi acompanhado pela área de Riscos e Segurança da Informação e
pela consultoria contratada durante os meses de março até agosto. Este acompanhamento foi de
extrema importância, devido à necessidade de ajustar a metodologia à cultura da organização. O
Comitê de Riscos reúne-se mensalmente para avaliar e analisar criticamente as etapas do processo e
o mesmo encerra o ano de 2012 em sua quarta atualização. O fluxo de aprovação também foi
alterado e, adicionalmente, foram alterados os critérios de impacto.
Em setembro teve início a fase II da implementação da gestão de riscos com aplicação em dez
processos com impacto na Acreditação Hospitalar, visto que este também é um objetivo estratégico.
Os dez processos selecionados foram:
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PR-NEG-6.01 - Recepção e Autorização de Procedimentos;
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PR-NEG-6.09 - Assistência Farmacêutica;
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PR-NEG-6.15 - Quimioterapia;
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PR-NEG-6.17 - Atendimento Clínico e Cirúrgico;
?
PR-SUP-9.07 - Higienização e Rouparia;
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PR-SUP-9.11 - Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente;
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PR-SUP-9.15 - Controle de Infecções
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PR-SUP-9.16 - Esterilização
?
PR-SUP-11.02 - Gestão do Ativo Imobilizado
?
PR-SUP-11.08 - Dispensação de Materiais e Medicamentos
Em dezembro todos os riscos identificados nos processos acima foram pontuados e avaliados pelo
Comitê Gestor de Risco, juntamente com os responsáveis de cada processo e os mesmos já saem
das reuniões com os riscos apontados para elaboração dos planos de tratamento.
CÓDIGOS
. Código de conduta
. Estatuto Social
. Regimento Interno
. Código de Ética Médica
. Legislações vigentes
. Contratos
. Políticas
e
Processos
internos
CANAL DE
COMUNICAÇÃO
. Urnas comitê de conduta e
portal
. Murais e pipi news
. Ouvidoria
. Telefone
PREVENÇÃO
. Portal
. Vídeo de divulgação do
Código de Conduta
. Integração de colaboradores,
cooperados e fornecedores
. Auditorias
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