Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos| Relatório da Gestão 2012 |
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1.1 Governança Corporativa
a) Atualização dos Valores e Princípios Organizacionais
A Diretoria da Unimed VS é responsável pelo estabelecimento e atualização de sua filosofia
empresarial desde 1995, com o início da prática de qualidade total. Os valores e princípios
organizacionais são determinados pela Diretoria e revisados anualmente na primeira etapa do
planejamento estratégico. Coordenada pela área de Processos e Organização e com a cooperação
das gerências, essa prática conta com a consideração das necessidades e expectativas das partes
interessadas para assegurar a geração de valor para todos envolvidos no sistema. A partir de 2011
essa metodologia passou a incluir os coordenadores, a fim de garantir a aderência e facilitar a
disseminação em todas as áreas e processos. O negócio, a missão, a visão, os valores e a política da
qualidade estão apresentados na Figura 1.1/1.
Figura 1.1/1
- Filosofia Empresarial UVS
Em 2012 foi realizado o evento "Repensar Estratégico" com o objetivo de analisar o andamento das
estratégias e a sustentabilidade da cooperativa. Para agregar valor na execução das estratégias
garantindo o esforço de todas as partes interessadas, foi considerado na Visão 2015 inovação e
sustentabilidade, bem como na política da qualidade o foco em resultados sustentáveis.
A revisão da filosofia empresarial é garantida por meio do controle do cronograma de reuniões
utilizado pela área de Processos e Organização. Ao final de cada ciclo, a consultoria de planejamento
coordena uma reflexão junto à liderança para avaliação dessa prática, onde são estabelecidas
melhorias, caso pertinente, para o próximo ciclo.
b) Tratamento de Questões Éticas nos Relacionamentos Internos e Externos
O tratamento das questões éticas nos relacionamentos internos e externos de todas as partes
interessadas é gerenciado desde 2011 pelo Comitê de Conduta mediante qualquer denúncia recebida
e tratada conforme PL-GER-2.005 - Comitê de Conduta. O Comitê de Conduta foi preparado para
assegurar o sigilo e a confiabilidade das informações a fim de não expor o denunciante.
Os componentes deste comitê, além de tratar as possíveis denúncias, atuam de forma proativa
verificando continuadamente o atendimento e aderência
dos códigos de conduta relativos à
cooperativa e à aplicação da filosofia empresarial estabelecida em todos os processos e áreas.
O código de conduta é um documento elaborado pelo Sistema Unimed e abrange todas as partes
interessadas, tendo como objetivo aprimorar os relacionamentos internos e externos das cooperativas
do Sistema Unimed, definir princípios que norteiam a conduta de colaboradores, dirigentes e
cooperados que ocupam cargos administrativos, perante suas partes interessadas.
Em 2011 foi desenvolvido um vídeo para divulgação dos princípios em reuniões setoriais e na
integração de colaboradores, cooperados e fornecedores. A partir de 2012, o Código de Conduta está
sendo divulgado no portal, youtube e no facebook, local onde todas as partes interessadas podem ler,
analisar
e
se
necessário
registrar
a
denúncia
ao
comitê
pelo
e-mail:
prática esta que também pode ser realizada através das urnas
espalhadas nos Pronto Atendimentos de NH e SL e no Hospital Unimed. Também em 2012 a área de
Logística e Ativo realizou diversos encontros com fornecedores e prestadores de serviço onde foi
divulgado o vídeo de conduta e também houve a divulgação através da correspondências de n° DIR-
129/12. Aos colaboradores a divulgação foi reforçada em ECD, murais e comunicar.
Os códigos, métodos de prevenção e canais de comunicação utilizados pelo Comitê de Conduta para
tratamento das questões éticas estão demonstrados na Figura 1.1/2:
SAÚDE SEMPRE AO SEU LADO
Nossos Valores
Ética, Credibilidade,
Competência e Humanização
Visão 2015
Ser referência nacional em gestão
de saúde com inovação,
sustentabilidade e liderança de
mercado
Missão
Promover a saúde com
satisfação plena
Política da Qualidade:
Ser excelência em prestação de serviços de saúde com foco em resultados
sustentáveis.
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