Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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As auditorias geram pontos positivos e/ou oportunidades de melhoria, os quais são registrados no
FM-GER-2.014 - Relatório de Auditoria Interna (RAI). Além das auditorias, os registros de melhoria
(RM) também podem ser identificados através das seguintes origens: manifestações de clientes,
Processos/Equipamentos/Estrutura/Produtos/Serviços, classificados em 3 tipos, conforme
demonstrado na Figura 1.2/4:
OBSERVAÇÕES
Constatação para a qual não existe evidência suficiente para caracterizar uma não conformidade
NÃO
CONFORMIDADES
Não atendimento ao requisito especificado, conforme definido no SGQ As não conformidades
devem ser tratadas pelo(s) gestor(es) do(s) processo(s) conforme PR-GER-2.07 - Ação Corretiva
e Preventiva. A implementação e efetividade é realizada conforme PR-GER-2.02 - Medição,
Análise e Melhoria de Processos.
RECOMENDAÇÕES
Sugestão de melhoria para requisitos atendidos. São registradas quando os indicadores não
estão promovendo ações, quando os objetivos dos processos não promovem a melhoria
contínua ou quando da possibilidade de otimização dos recursos, sugerindo melhoria da eficácia
dos processos.
Figura 1.2/4.-
Tipos de Registros de Melhoria (RM)
Adicionalmente, em 2011 e 2012 foram realizadas capacitações sobre tratamento de ações
corretivas, em que foram trabalhadas as metodologias dos 5 porquês e estabelecida a espinha de
peixe UVS com os gestores e líderes da excelência.
Outra forma de análise de ações corretivas e preventivas iniciada em 2011 é a auto avaliação das
práticas e padrões de trabalho à luz dos critérios das seguintes certificações, inseridas no objetivo
estratégico 6. Concorrer ao PGQP e Acreditações:
?
PGQP - sob a responsabilidade da área de Processos e Organização,
?
Acreditação de Operadora - sob a responsabilidade da Gerência de Regulamentações e
?
Acreditação Hospitalar - sob a responsabilidade da Gerência Administrativa.
As auto avaliações são realizadas pelos respectivos responsáveis pelas certificações, utilizando do
auxílio do Comitê de Certificações, o qual possui equipes diretamente envolvidas nos critérios do
PGQP, seções da Acreditação Hospitalar e dimensões da Acreditação de Operadoras, sistematizada
de acordo com a Figura 1.2/5.
Figura 1.2/5
- Certificações e responsáveis
O método de controle referente ao atendimento dos padrões de trabalho, conforme critérios de
excelência estabelecidos pelo PGQP, ONA e ANS, é verificado por meio da pontuação nas práticas
de gestão, critério 8. Resultados (PGQP), pontuação da auto avaliação PGQP, pontuação da auto
avaliação Acreditação Hospitalar e Auto avaliação Acreditação de Operadoras.
Anualmente ocorre a revisão e atualização da metodologia decorrente da reflexão realizada pelos
líderes da excelência sobre os padrões de trabalho.
e) Melhoria dos Processos por meio do Aprendizado
Os processos são melhorados por meio do aprendizado, utilizando-se do ciclo da melhoria contínua
demonstrado na Figura 1.2/6 que, a partir da identificação de melhorias nos processos existentes,
são documentados nos projetos de melhoria ou por meio da implantação do novo processo/revisão.
São utilizadas ferramentas da qualidade como plano de ação - 5W e 2H,
brainstorming
, espinha de
peixe
e outras para investigação de causas e eliminação de possíveis desvios, visando à melhoria e
PGQP
Processos e
Organização
ACREDITAÇÃO DE
OPERADORAS
Gerência de
Regulamentação
ACREDITAÇÃO
HOSPITALAR
Gerência
Administrativa
COMITÊ DE
CERTIFICAÇÕES
Gerência:
Administrativa,
Regulamentação e
Financeira
Coordenação:
Processos e Organização
R.S.E
R.S.I
Cadastro
NH
Med. Preventiva/Unim. Lar
Administrador HU
1...,16-17,18,19,20,21,22,24-25,26,27,28 30,31,32,33,34,35,36,37,38,40-41,...189