Liderança
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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Encontro com Fornecedores:
conforme descrito no 7.2.a
Integração de Cooperados:
conforme
no 6.1.b
Os valores e princípios são também divulgados em
banners
espalhados por toda a empresa e na
área de trabalho de todos os computadores.
O entendimento dos valores e dos princípios organizacionais pela força de trabalho é assegurado por
meio das seguintes práticas: o ciclo de planejamento estratégico (item 2.1), as reuniões de
cascateamento desse planejamento (Figura 1.1/6) e na disseminação realizada continuadamente
pelos líderes em cada processo e área.
Adicionalmente, os novos colaboradores tem seu entendimento assegurado por meio da prática de
integração (item 6.1.b) e avaliação de eficácia dessa metodologia. Finalmente, a pesquisa de
satisfação das partes interessadas e as auditorias internas, além de controlar a prática, são subsídios
para implementação de melhoria na mesma.
c) Avaliação e Desenvolvimento para Exercício da Liderança
A avaliação das competências necessárias para o exercício da liderança ocorre anualmente, desde
1999, por meio da prática de avaliação de desempenho aplicada aos líderes e a todos os
colaboradores da Unimed VS.
Esta avaliação ocorre no aniversário de empresa de cada colaborador. O colaborador recebe
formulário e realiza a auto avaliação, a chefia direta faz a avaliação individual e, após concluírem,
realizam reunião de
feedback
para análise e consenso de cada critério avaliado, identificando fatores
para as melhorias e necessidades de treinamento e desenvolvimento. Esta prática é de
responsabilidade da área de Gestão de Pessoas.
As competências técnicas e comportamentais avaliadas para os colaboradores e líderes são:
conhecimento especializado, negociação, comprometimento, organização/dinamismo, foco em
pessoas, foco no resultado/planejamento, competência emocional, comunicação, ética,
relacionamento interpessoal e autodesenvolvimento. Para os cargos de liderança se inclui na
avaliação as competências: liderança, orientação estratégica e agente de mudança.
Ao final do processo, em dezembro, é realizado o fechamento do ciclo de avaliações e o atendimento
às competências estabelecidas. Nessa etapa são definidas as melhorias para o próximo ciclo. Neste
sentido, em 2012 foi realizado uma revisão do mapeamento dos cargos em conjunto com uma
consultoria externa, alterando odo o formulário de competências,sendo criado as competências
essenciais, as comportamentais e as técnicas, para cada cargo. Como melhoria, para 2013, a
mudança de todo o processo de avaliação por competências, onde os colaboradores serão avaliados
pelo mapa de competências do seu cargo e as avaliações serão realizadas on line, por meio do
sistema Analisa, otimizando o processo. E para isso, existe uma grande programação de
treinamentos para capacitar os líderes com a nova metodologia de avaliações e o novo sistema de
informática.
O desenvolvimento das competências para o exercício da liderança ocorre por meio do Programa de
Desenvolvimento de Liderança (PDL). Desde 2005 esse desenvolvimento é coordenado por uma
empresa especializada que realiza encontros mensais com os grupos de gerentes, coordenadores,
analistas líderes, consultoras e enfermeiros líderes. A área de Gestão de Pessoas é responsável por
esta prática e utiliza como método de controle a lista de presença e contrato com a consultoria.
Reuniões de avaliação são realizadas para verificação da eficácia, atendendo ao objetivo estratégico
Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores. Com o objetivo de analisar os processos das
áreas em comum, em 2012 o PDL teve como melhoria a criação de grupos focais :
?
Gestão de Mercado
?
Gestão Econômico Financeira
?
Gestão Assistencial
?
Gestão Administrativa e ;
?
Gestão de Apoio
Cada colaborador, promovido para o cargo de liderança e/ou cada nova contratação de líder, a área
de Gestão de Pessoas o capacita para inserção no PDL, para que ele tenha oportunidade de
conhecer todo o histórico e trabalho desenvolvido até o momento.Em 2012 teve início do Programa
de Desenvolvimemto de Lideranças com os líderes da enfermagem, atendendo dessa forma o
desenvolvimento em todos os níveis de liderança.
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