Estratégias e Planos
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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2.1 Formulação das Estratégias
O processo de formulação das estratégias está sistematizado desde 1995, é de curto e médio prazo
(de 1 a 4 anos) e atualizadas anualmente por análises críticas com ciclo de melhorias sob a
responsabilidade da área de Processos e Organização em conjunto com a consultoria de
planejamento. A execução das etapas ocorre com base no cronograma e reuniões, demonstrado na
Figura 2.1/1.
ETAPA
DESCRIÇÃO
DETALHAMENTO
PARTICIPANTES
INÍCIO
1
Revisão da Filosofia
Empresarial
Análise dos Valores, Visão, Missão,
Negócio e Política da Qualidade
Diretores, Gerentes e Convidados
1995
2
Levantamento de
Dados
Análise do
Ambiente Interno e
Externo
Identificação de dados de:
?
Mix Marketing,
?
Mercado e Cliente,
?
Concorrência,
?
Financeiro,
?
Fornecedor,
?
Cooperado,
?
Regulamentação,
?
Serviços Próprios,
?
Sociedade e Meio Ambiente, e
?
Informação
Diretores, Gestores e Líderes da
Excelência, envolvendo as partes
interessadas quando necessário
1995
3
Análise dos Dados
(FOFA)
Apresentação dos dados -
Book
Consolidação da FOFA
Diretoria, Coord. Médicos, Gerentes,
Coordenadores e Consultor Contábil
1995
4
Definição da
Estratégia
Alinhamento de Líderes
Diretoria e Gerência
2011
Estudo de Cenários
Diretoria , Gerência e convidados
2011
Reflexão dos Modelos Mentais
Diretoria , Gerência e convidados
2011
Definição dos Temas Estratégicos
(curto e longo prazo)
Diretoria , Gerência e convidados
1995
Ratificação das Competências
Essenciais
Diretoria , Gerência e convidados
1995
Identificação dos fatores críticos de
sucesso (FCS)
Diretoria , Gerência e convidados
1995
Definição do Mapa Estratégico,
Indicadores e Metas
Diretoria , Gerência e convidados
1995
5
Desdobramento da
Estratégia Anual
Definição dos planos de ação (ações,
prazos, pessoas, orçamentos) e
processos impactados
Gestores
2009
6
Validação
Apresentação e validação dos Planos
de Ação; Priorização dos Planos e
Orçamento
Processos e Organização, Gerência
Diretoria
2009
7
Execução e
Comunicação
Apresentação dos Planos à Força de
Trabalho; Execução dos Planos de
Ação; Comunicação dos Resultados
às Partes Interessadas
Diretoria
Gestores
Colaboradores
2009
8
Acompanhamento
Reuniões de Análise Crítica
Diretoria e Gestores
2009
Figura 2.1/1 -
Etapas do Planejamento Estratégico
Para o levantamento dos dados (etapa 2) as equipes recebem material padrão com as informações,
critérios e metodologia necessária para o desenvolvimento do trabalho. Cada equipe é representada
por um diretor e um colaborador responsável para liderar o processo interagindo com os demais
colaboradores para coleta e apresentação do resultado das análises no seminário estratégico 1.
As equipes fazem estudos e previsões relacionadas ao assunto definido, com base em informações
inter-relacionadas com outras Unimed, pesquisa de mercado, pesquisas externas e internas de
satisfação do cliente, pesquisa com cooperados, pesquisa com colaboradores e serviços
credenciados, relatórios de atendimentos realizados pela área de Atendimento ao Cliente, cenário
PESTE, desempenho financeiro e tecnológico, cenário de regulamentação (ANS, ANVISA e Jurídico),
informações referentes à sociedade e meio ambiente com valores investidos em projetos sociais,
identificação e tratamento dos impactos ambientais, desenvolvimento sustentável e por fim, dados
referente à informação - comunicação e segurança da comunicação interna e externa, sendo estes
base para identificação das competências essenciais e construção da matriz FOFA.
A área de Processos e Organização consolida as informações em um único documento (
book
estratégico) que é disponibilizado antes da etapa 3 para que os participantes possam adquirir
conhecimento de outras áreas e elaborar com mais consistência a etapa seguinte, que consiste na
consolidação realizada pelo grupo da análise do ambiente interno e externo por meio da elaboração