Clientes
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
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As manifestações de clientes, o Comitê de Marketing da Unimed Federação e o Encontro Nacional de
Marketing da Unimed do Brasil, também são fontes motivadoras para a reflexão desse planejamento.
Em decorrência da análise de todos esses
input
, são identificadas as oportunidades de melhorias
(conforme os públicos afetados) e estabelecidos planos com objetivo de eliminar as lacunas que
possam ter sido identificadas.
Para novos produtos ou melhorias estabelecidas o grupo, juntamente com a agência de
comunicação, realiza um estudo que conta com os seguintes tópicos:
?
adequação e unificação de identidade e tom do discurso,
?
pesquisa dos meios de comunicação convergentes com o público alvo a ser atendidos, e
?
criação e orçamentos, sempre seguindo o padrão estabelecido pelo
Brandcenter
da Unimed do
Brasil.
No planejamento de
marketing
estão incluídas as campanhas compostas normalmente por anúncios
em jornais e revistas,
jingles
em rádios,
busdoor, front light, outdoor, folders, banners
,
e-mail
marketing
e
banner
de internet. A partir de 2011 foram criados os perfis nas redes sociais facebook,
Twiter e YouTube que passaram a incorporar as campanhas de mídia.
Há também os patrocínios de eventos, competições esportivas e a participação da ambulância do
SOS em atividades como forma de também divulgar a marca Unimed VS. Estes estudos e
campanhas são apresentados para os coordenadores, gerência, assessoria e diretoria, que são
responsáveis pela sua aprovação, com objetivo de assegurar alinhamento com o negócio e
estratégia, disponibilidade de orçamento, aumento da credibilidade, maior confiança e melhoria da
imagem. Nesse processo, a área de Marketing é responsável pela implementação e
acompanhamento das ações aprovadas.
A abrangência da divulgação das marcas e produtos da Unimed VS está concentrada na região do
Vale do Sinos, visto a limitação da área de atuação da singular.
O método de controle realizado é o investimento na campanha de vendas x valor vendido, evolução
do número de clientes e reconhecimentos demonstrados voluntariamente pelos nossos clientes
pessoalmente ou por meio de premiações.
Desde 2011 adotou-se a prática de a cada ano utilizar um conceito, evitando que durante o ano se
utilize várias linguagens e identidade visual com o mesmo público, seja para a campanha de vendas
e demais campanhas da Unimed VS. Finalmente, as principais campanhas estão demonstradas na
Figura 3.1/2.
1...,33,34,35,36,37,38,40-41,42-43,44,45 48-49,50-51,52-53,54,55,56,57,58,59,60,...189