Estratégias e Planos
Unimed (RS) Vale do Sinos | Relatório da Gestão 2012 |
35
2.2 Implementação das Estratégias
a) Definição de Indicadores, Metas e Planos de Ação
A definição de indicadores, metas e planos de ação é realizada anualmente, desde 1995, no ciclo do
planejamento estratégico. Para a identificação dos indicadores e metas são utilizadas diversas
práticas que servem para subsidiar a tomada de decisão. Essas práticas são: levantamento de dados
consolidados no
book (
item 2.1), as análises críticas, os
benchmarkings,
os referenciais comparativos
(descritos no item 1.3 a e 5.2), o desempenho dos processos e estratégias, as necessidades e as
expectativas das partes interessadas relacionadas a cada objetivo estratégico. Também são
consideradas na definição dos indicadores as metas e planos do período anterior. Os indicadores e
metas que não são estabelecidos no evento final do planejamento estratégico, pois necessitam de
maior aprofundamento, são posteriormente apresentados juntamente com os planos de ação para
aprovação da diretoria em evento que conta também com a participação dos gerentes e
coordenadores. Após aprovação, os planos são inseridos no S.A pela área de Processos e
Organização, acompanhados e apresentados pelos gestores responsáveis nas reuniões de análise
crítica do BSC. Finalmente, os planos, indicadores e metas são desenvolvidos, implementados e
acompanhados pelos responsáveis do objetivo estratégico, com envolvimento das equipes e
gestores. Os principais indicadores, metas e planos de ação definidos no ano de 2012 estão
demonstrados na Figura 2.2/1.
b) Alocação de Recursos para Implementação das Estratégias
A alocação de recursos para implementação dos planos de ação ocorre desde 2010, onde na
definição dos planos, item 2.1.a, são estimados os recursos necessários (pessoas, materiais,
equipamentos e serviços). Esses levantamentos de recursos são pré-requisito para execução e
aprovação dos planos de ação e dos investimentos necessários, assegurando por meio da previsão
orçamentária anual o cumprimento da estratégia. A cada reunião de análise crítica é acompanhada a
evolução dos planos e orçamento previsto x realizado com registro no documento de apresentação
da reunião do
BSC
, elaborado pela área de Processos e Organização.
c) e d) Monitoramento e Comunicação das Metas, Estratégias e Planos
As estratégias e planos são comunicadas para as áreas por meio de reuniões setoriais, conforme
descrito nos itens 1.2 e 1.3.d. Os planos de ação são acompanhados pela área de Processos e
Organização
e o método de controle utilizado são as reuniões do
BSC
e as reuniões mensais
setoriais (item 1.3 d). A partir de 2010 iniciou o acompanhamento do valor financeiro orçado e
realizado, apresentado com a evolução dos planos de ação. A forma de apresentação também foi
alterada em 2010 com a utilização de um
layout
mais visual para melhor entendimento e mobilização
das pessoas em melhorar a
performance
, atendendo a todos os objetivos estratégicos. A partir de
2011 as metas passaram também a ser acompanhadas pela força de trabalho por meio dos murais
disponíveis em todas as áreas da Unimed VS, atualizados após análise crítica do BSC .
Ao final de cada ciclo, a consultoria de planejamento coordena uma avaliação e reflexão sobre o
método de planejamento estratégico, sua comunicação e o monitoramento dos planos de ação. Essa
avaliação conta com a participação dos diretores, gerentes, coordenadores e, caso pertinente, de
convidados.
1...,28,29,30,31,32,33,34,35,36,37 40-41,42-43,44,45,46,48-49,50-51,52-53,54,55,...189