Sociedade
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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demais práticas de gestão da saúde e segurança do trabalho dos colaboradores descritas no
mesmo item. As áreas de Gestão de Pessoas, Obras e Manutenção, juntamente com diretoria,
gerência, equipe de segurança do trabalho e todas as forças de trabalho colaboram para a
execução desta prática, atendendo às estratégias, à legislação e promoção da saúde e qualidade
de vida dos colaboradores e comunidade em geral.
b) Comunicação de Impactos à Sociedade
Desde 2009 a área de Marketing é responsável pela comunicação à sociedade dos impactos
oriundos de mudanças de estrutura da Unimed VS, como obras de ampliação ou construção, bem
como os impactos em decorrência de mudanças de processos ou produtos. Essa comunicação é
realizada pelos seguintes canais: portal padrão Unimed, anúncios em jornal, matérias no site da UVS
e redes sociais. A avaliação e aprovação do que é divulgado é de responsabilidade da diretoria da
Unimed VS e da área de Marketing, com cooperação das demais áreas responsáveis, tais como
Obras e Manutenção e Responsabilidade Social Empresarial, entre outras.
Os anúncios são criados por uma agência de comunicação terceirizada, assim como todas as peças
e matérias que se destinam a comunicação externa. Esse material é veiculado em jornais da região
do Vale do Sinos ou no site
.
O endereço eletrônico utilizado é o mesmo
divulgado nos anúncios, assegurando que a sociedade possa ter mais informações.
Quando necessário, em caso de obras, por exemplo, a Unimed VS também coloca peças
informativas no local em que estas ocorrem, pensando nas comunidades vizinhas potencialmente
impactadas. Esta prática está diretamente integrada com a prática de comunicação externa e interna
descrita no item 3.1.c. A periodicidade é gerada a partir da demanda ou necessidade de
comunicação. Contudo, o site é atualizado semanalmente.
Para controle das demandas, é trabalhado com
clipping
de notícias a respeito da empresa. Desta
forma, é realizado o aprendizado formalizado em reuniões com a diretoria e demais áreas. Em 2012
foi realizada campanha institucional de obras da empresa que tem como principal objetivo informar a
comunidade sobre as ampliações de estrutura física.
c) Identificação e Análise dos Requisitos Legais, Regulamentares e Contratuais Aplicáveis a
Questões Socioambientais
A área de Regulamentação, Riscos e SI, com o apoio do Núcleo de Informações e Assessoria (NIA)
da Federação RS, monitora, identifica e analisa os requisitos regulamentares e, conforme o caso,
implementa através das áreas impactadas, dos contratos ou de processos dentro da cooperativa.
A área de Relacionamento Corporativo, com o apoio das assessorias jurídicas (trabalhista, civil e
tributária), monitora, analisa e implementa questões legais, aplicando-as aos contratos, processos
internos e relações societárias as questões legais referentes ao negócio da Unimed VS. O
monitoramento é realizado diariamente, a partir de consulta em sites específicos ou através de
recebimentos oficiais endereçados à empresa.
Além disso, a análise dos requisitos legais, regulamentares ou mesmo contratuais é realizado com o
apoio e crivo da diretoria da Unimed VS ou mesmo em Assembleia Geral, caso necessário, para que
sejam tomadas as decisões cabíveis à implementação.
As áreas responsáveis acima mencionadas, fazem a "decodificação" da legislação, avaliando seus
impactos e necessidades.
Adicionalmente, são repassadas às demais áreas da cooperativa, por meio de reuniões e
comunicações internas. Ainda, caso necessário, os processos e documentos são alterados, conforme
descrito no PR-GER-1.02 - Gestão das Regulamentações.
Eventuais pendências ou sanções administrativas são tratadas sempre de acordo com a orientação
do grupo técnico da Unimed Federação ou Unimed do Brasil. As sanções pecuniárias, se houverem,
são analisadas juridicamente e realizada provisão financeira/contábil. Essas práticas são aplicadas
desde 2000.
Além disso, adicionalmente se caso alguma parte interessada estiver envolvida nessas ações, as
mesmas são também incluídas nesse processo. No ano de 2010 foi realizada a contratação de uma
assessoria jurídica preventiva e a criação de uma área de Regulamentação específica para tratar de
todas as questões legais e regulamentares, centralizando o controle das mesmas, por meio do
indicador % de normas tratadas no prazo. Em 2011 o detalhamento, revisão e reavaliação do
processo evidenciou uma melhoria na análise das demandas, aperfeiçoando o processo e instituindo
uma relação harmônica com os valores da organização.
Finalmente, esse processo possui a cooperação das assessorias jurídicas, gerência, diretoria e áreas
específicas impactadas, o qual está relacionado às práticas de atendimento ao cliente, comercial,
contabilidade, regulamentação e definições do Sistema Unimed.
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