Informações e Conhecimento
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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desenvolvimento externo o fornecedor é contatado e os requisitos são informados para a execução
da demanda, conforme as definições do usuário solicitante e a área de TI. Finalmente, os sistemas
não informatizados estão contidos nos documentos dos processos e são definidos, atualizados e
melhorados conforme descrito no item 1.3.d. A Figura 5.1/2 demonstra os principais sistemas de
informação em uso e sua finalidade.
SISTEMA
FINALIDADE
Microsiga - Totvs
Gestão de Plano de Saúde, Financeiro, Contabilidade, Compras, Estoque, Custos, Manutenção,
Faturamento, Ativo Fixo, Cargos e Salários, Pessoal, Ponto Eletrônico, Saúde Ocupacional
PersonalMed - Totvs
Sistema de Gestão Hospitalar - Pronto Atendimento
MV Soul
Sistema Integrado de Gestão Hospitalar
EPrimeCare
Sistema de Gestão de Cuidados de Medicina de Grupo
BI QlikView
Possibilita à organização ter uma visualização poderosa sobre suas operações, melhorando a
tomada de decisões estratégicas e impactando positivamente em todo o negócio
Strategic Adviser
(SA)
BSC, Gestão de Processos
MAXIMO/OTRS
Sistema de Helpdesk utilizado pela Service IT Solutions e equipe interna para gerenciamento
dos chamados
Analisa
Gestão de capacitação dos colaboradores
RSDATA
Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional
MV Microdata
Servidor PACS (Imagens médicas)
ADVOC
Controle de processos jurídicos
Figura 5.1/2
- Principais Sistemas de Informação
Em 2012 os formulários de requisitos foram reformulados visando atender as demandas dos projetos
internos de desenvolvimento.
c) Infraestrutura para Disponibilização das Informações
A infraestrutura para disponibilização das informações aos usuários internos e externos à
organização é compatibilizada com o crescimento do negócio e da demanda por informações,
inicialmente por meio do planejamento estratégico, conforme item 2.1, na REDIR conforme Figura
1.1/4.a e pelo processo de atendimento das demandas dos usuários, conforme relatado no item 5.1.a.
Adicionalmente, a partir da definição dos objetivos estratégicos, indicadores, metas e principais
planos, são realizadas oficinas com todas as equipes responsáveis pelos planos. Em cada equipe
participa um integrante da área de TI para assegurar que a infraestrutura esteja alinhada com os
projetos de aquisição e melhoria dos sistemas e possa dar o suporte adequado para esses planos.
Além disso, os investimentos para essas adequações e/ou aquisições fazem parte dos planos e são
acompanhados de orçamentos prévios para sua aprovação nas reuniões do
BSC
ou em reuniões
específicas conforme urgência. Ainda, estes recursos são assegurados pela sua inclusão no
orçamento e quando necessário, aprovadas em assembleia. As melhorias descritas na Figura 5.1/3
demonstram a conformidade da cooperativa com a compatibilização da infraestrutura relacionada à
informação disponível aos clientes internos e externos frente ao crescente desenvolvimento da UVS.
MELHORIA
DESCRIÇÃO
ANO
Ampliação do
quadro de
funcionários
Aumento no quadro de analistas de ERP, PLS e Hospitalar.
2012
Contratação de desenvolvedores
Web
e suporte
BI (Business Inteligence)
2011
Programadores e Analistas de Negócio
2010
Terceirização do
Service Desk
SATI
(Service de Atendimento de Tecnologia da Informação): a área foi terceirizada e
exerce a função de
Service Desk
, ponto único de contato com a TI
2010
Ampliação do
espaço físico
Data Center:
criação
de sala estilo cofre com paredes projetadas com 30 cm de espessura
e portas corta fogo, projetada com sistema de ar condicionado redundante e piso elevado,
seguindo as melhores práticas da norma de
data centers
2010
Laboratório:
sala reservada para manutenção dos equipamentos de informática
2011
Sistemas:
ampliação da área para comportar o aumento no quadro
Suporte de Infra:
disponibilização dos postos de trabalho para suporte
Aquisição de novos
equipamentos
Data Center:
o controle de acesso físico é realizado via biometria. A conexão de rede
interna é realizada via fibra redundante aos principais unidades de negócio, a fim de
garantir a disponibilidade dos sistemas. Comporta os principais sistemas da UVS. O mesmo
possui contingência de energia e está conectado a
nobreak
redundante, além de gerador
que mantém o ambiente em caso de falha. Sistema de monitoramento por câmeras e
alarme de incêndio. Possui um
storage
EMC CX4-120 onde estão armazenados os bancos
de dados e servidores virtuais e também uma
enclosure BLADE
Dell com 6 lâminas M610.
Possui um robô de
backup
para execução automatizada, armazenados em fita magnética
2011
Aquisição de novo storage para armazenamento de imagens médicas
2012
Aumento da capacidade do sistema de virtualização proporcionando que mais serviços
sejam visualizados.
Aquisição de novos
sistemas
Figura P2/2
2011
Figura 5.1/3
- Melhorias de Infraestrutura para Compatibilização de Informações
1...,58,59,60,61,62,63,64,65,66,67 69,70,71,72,74-75,76,77,78,79,80,...189