Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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6.1 Sistemas de Trabalho
a) Definição e Implementação da Organização do Trabalho
A organização do trabalho é elaborada e implementada visando o alto desempenho por meio das
práticas abaixo descritas.
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Organograma:
desde a constituição da cooperativa os níveis hierárquicos estão definidos em
nível de diretoria, gerência e coordenação. As alterações de organograma são de
responsabilidade da diretoria, que demanda a alteração para área de Processos e Organização,
responsável pela disseminação em reunião com os líderes e colaboradores, murais e
e-mail
marketing
para assegurar o entendimento da nova estrutura organizacional aplicada em todas as
áreas. Em 2009, por meio das análises de processos, o organograma foi reestruturado, unificando
áreas e se tornando corporativo. Em 2010 foi inserida a área de Responsabilidade Social
Empresarial e 2011 a Gerência de Mercado. Em 2012 o organograma foi alinhado com o
Programa de Gestão de Carreiras (PGC), adequando nomenclatura de cargos e áreas.
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Mapas de Competências dos Colaboradores
:
desde 1998, todos os cargos possuem mapa de
competências e são atualizados de acordo com alterações realizadas nas atividades diárias. Este
mapa contempla responsabilidades, competências essenciais, comportamentais e técnicas,
formação básica e de excelência, experiência e/ou requisitos necessários para o desempenho da
função, deixando claro qual o desempenho esperado de cada colaborador. Todos os mapas de
competências estão disponíveis no
desktop
dos computadores da cooperativa, possibilitando a
todos acesso aos mesmos. Anualmente o mapa de competências é analisado pela área de Gestão
de Pessoas e área afim do mesmo, para verificar se está atualizado conforme as atividades
realizadas. O método de controle utilizado é o PPRA, reuniões de coordenadores e diretoria, onde
se identificou a necessidade de plano de cargos e salários mais consistente e com regras
transparentes. No ano de 2011 foi contratada uma consultoria externa para revisão dos mapas de
competências juntamente com o responsável de cada área, instituindo a gestão por competências,
ou seja, utilização do mapa de competências para avaliação de desempenho por competências,
sendo que em 2012 foi utilizado para sensibilizar as lideranças nesta nova forma de gestão. Ainda
em 2012, o mapa de competências foi disponibilizado de forma
on line
, através do
software
Analisa.
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Líderes da Excelência:
a organização do trabalho também é elaborada e implementada por meio
dos líderes da excelência, descrito no item 7.1.d.
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Núcleo de Especialidades:
desde 2002, formado por representantes das especialidades
médicas, eleitos por seus colegas e tem como principais objetivos: promover a aproximação das
especialidades com a cooperativa; representar os colegas da especialidade perante a diretoria;
melhorar a comunicação da especialidade com a cooperativa e auxiliar na melhoria da qualidade
de atendimento de cada especialidade, atuando na educação médica continuada, protocolos de
atendimento médico etc.; dar subsídio para auxiliar as decisões da diretoria e sugerir melhorias de
processos e padronização de medicamentos e equipamentos para a especialidade.
A estrutura do núcleo das especialidades foi montada de acordo com as afinidades das mesmas, e
visa facilitar o trabalho em equipe e a melhoria da satisfação do cooperado e no atendimento ao
cliente. Dentro de cada especialidade, e de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto
Social, pela diretoria e código de ética médica, o representante da especialidade tem autonomia
para definir, juntamente com os colegas da especialidade, os protocolos de atendimento, conduta
médica, coordenar reuniões técnicas da especialidade, bem como sugerir assuntos para reuniões
com a diretoria e para a Educação Médica Continuada (EMC). A Diretoria de Educação e
Qualidade é a responsável pela coordenação do núcleo das especialidades. O atendimento do
cronograma de eleições e acompanhamento das reuniões do núcleo de especialidades é o
método de controle utilizado. No final de cada ciclo, antes da eleição do novo representante da
especialidade, o NDH analisa o processo, levando em consideração o resultado obtido e identifica
melhorias para o próximo período. Em 2011 foi envolvido o representante de cada especialidade
na definição do programa de Educação Médica Continuada, sendo ele responsável por identificar
o assunto a ser abordado na sua especialidade e o respectivo palestrante. Por este motivo, ele
passou a receber 3 (três) consultas por evento organizado. Em decorrência dessa melhoria foi
possível aumentar a participação dos cooperados nas palestras de EMC, medida através do
indicador estratégico % de participação de cooperados em eventos da cooperativa.
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Regimento Interno dos Pronto Atendimentos - Parte Médica:
com início em 2000, a nova
versão do Regimento Interno dos Pronto Atendimentos (RI-001) entrou em vigor em 01/01/2011
que tem como objetivo estabelecer as regras para a parte médica nos PAs da Unimed VS, bem
como as responsabilidades dos coordenadores médicos e dos plantonistas. Para divulgação foram
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