Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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Adicionalmente os principais programas relacionados à formação da cultura da excelência são:
PROGRAMA
PÚBLICO
INÍCIO RESPONSAVEL PERIODICIDADE
Times de Melhoria
Líderes da Excelência
2010
Processos e
Organização
Mensal
Avaliadores
Auditores Internos
2011
Anual
Auditores Internos
Auditores Internos
2011
Anual
Estratégia em Ação
Partes Interessadas
2011
Anual
Congresso Internacional
de Gestão PGQP
Processos e Organização e Líderes da
Excelência
2010
Anual
Inovação - Sistema de
Avaliação da Gestão e
Resultados da Inovação
Representantes das seguintes áreas:
Processos e Organização; NDH, R.S.E,
Clientes, Cadastro, GP e R.S.I.
2011
Anual
Café com Segurança
Colaboradores
2012
Riscos e SI
Anual
Figura 6.2/2 -
Principais Programas para Formação da Cultura da Excelência
Como melhoria, em 2011, foi realizado o treinamento referente à metodologia de classificação de
riscos (Protocolo de Manchester) com o objetivo de capacitar a equipe de enfermagem e os
cooperados plantonistas no encaminhamento correto do paciente ao ponto de atenção respectivo,
para a assistência mais eficaz e no menor tempo possível. Em 2011 e 2012 foi realizado treinamento
para tratamento de ação corretiva e preventiva às não conformidades identificadas em auditoria do
sistema da qualidade da Unimed VS. Em 2012 foi realizada integração especial para o jovens
aprendizes, entendendo que eles possuem uma necessidade específica para entender as relações
trabalhistas. Foi realizado também um " Café com Segurança" para estes jovem para entendimento
das políticas de segurança da informação implementadas em 2012. Os programas de capacitação
atendem aos objetivos estratégicos: 3. Aumentar a Satisfação do Cooperado, 9. Comprometer e
Desenvolver o Cooperado e 10. Comprometer, Desenvolver e Reter o Colaborador.
c) Eficácia do Programa de Capacitação
A eficácia dos programas de capacitação e desenvolvimento é avaliada da seguinte forma:
?
Colaboradores:
desde 1999, mensalmente, a área de GP mede a eficácia dos treinamentos 60
dias após a realização dos mesmos. É enviado por e-mail aos coordenadores os objetivos a serem
avaliados e estes avaliam, com o colaborador participante, considerando se houve
desenvolvimento de conhecimentos para melhorar o seu desempenho, bem como conceitos e
informações necessárias à compreensão e ao domínio teórico ou prático de assuntos pertinentes
às suas atribuições. Após análise da eficácia o coordenador retorna e-mail à área de GP com a
resultado, que analisa os dados e verifica o índice de eficácia. Caso esse índice não seja
satisfatório, verifica a necessidade de realizar outro treinamento que traga os resultados
esperados. O índice % eficácia dos treinamentos é o método de controle utilizado. Periodicamente
é realizado um
benchmarking
com outras Unimed e organizações para análise da prática e com a
consultoria da empresa que fornece o
software
de treinamento. Em 2011 foi implementado o
processo de envio da avaliação da eficácia por e-mail. Finalmente, essa prática está alinhada e se
relaciona ao objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores e ao plano
de capacitação anual, descrito no item 6.1.c.
?
Cooperados:
a avaliação da eficácia dos treinamentos de cooperados é realizada desde 2005 por
meio dos cursos de qualificação para plantonistas:
?
APH - Atendimento Pré- Hospitalar:
parceria entre a Fundação Unimed e Pontíficia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde ao final de cada módulo é aplicado uma
prova para avaliação do conhecimento adquirido.
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PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria:
ao final do curso são realizadas avaliações
prática e teórica pela entidade responsável pelo curso.
?
ACLS - Suporte Avançado em Cardiologia:
parceria entre a Fundação Unimed e Pontíficia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde ao final do curso são realizadas avaliações
prática e teórica.
?
Protocolo de Manchester - Treinamento de Classificação de Risco no Serviço de
Urgência:
avaliação aplicada em todos os cursos ministrados por entidades externas de
qualificação de plantonistas dos serviços próprios.
A eficácia destes treinamentos é realizada por meio da nota mínima de 75% de aprovação, exceto
o Protocolo de Manchester, que possui um conceito de aprovado ou reprovado. No final de cada
treinamento a analista de desenvolvimento do NDH realiza pesquisa informal com alguns
participantes e com os coordenadores médicos a fim de identificar oportunidades de melhorias
para a próxima turma, além do envolvimento direto dos coordenadores médicos para identificação
das necessidades de treinamento e respectivo público alvo, atendendo o objetivo estratégico 9.
Comprometer e Desenvolver o Cooperado. Adicionalmente, para as práticas relacionadas aos