Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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b) Identificação e Análise de Necessidades e Expectativas das Pessoas da Força de Trabalho
para o Desenvolvimento de Políticas e Programas de Pessoas e Benefícios
As necessidades e expectativas das pessoas da força de trabalho são identificadas, analisadas e
utilizadas para o desenvolvimento de políticas e programas de pessoal e de benefícios a elas
oferecidos, por meio das seguintes práticas:
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Pesquisa de Clima Organizacional dos Colaboradores:
anualmente, desde 1999, a satisfação
dos colaboradores é pesquisada pela área de Gestão de Pessoas e as informações são utilizadas
para melhorar o bem estar e a motivação dos colaboradores. Essa pesquisa possui perguntas que
avaliam o grau de satisfação dos colaboradores. Essa pesquisa está segmentada nas dimensões
seguintes: ambiente de trabalho, comunicação e integração, educação e treinamentos, imagem
da empresa, liderança, organização do trabalho, qualidade, recompensas não financeiras, salários
e benefícios. Antes da aplicação da pesquisa são realizadas reuniões de análise da prática com os
coordenadores e consultoria. Em 2012 foram realizadas diversas melhorias a partir da análise dos
resultados da pesquisa de 2011 (para aqueles de maior impacto na satisfação dos colaboradores
e atendimento de suas necessidades e expectativas informadas no item P1D4, identificadas na
seguinte questão da pesquisa: "Como colaborador, o que você espera da Unimed VS?"). As
melhorias foram divididas em liderança e comunicação demonstradas na Figura 6.3/2. Além das
melhorias apresentadas nas dimensões acima, foram realizadas melhorias específicas por áreas,
atendendo ao objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores. A
avaliação de desempenho de colaboradores também oportuniza a identificação de necessidades e
expectativas da força de trabalho, conforme descrito no item 1.2.c.
MELHORIAS IMPLEMENTADAS EM 2012
GRUPOS DE ESCUTA
Realizada pela área de Gestão de Pessoas e pelos Coordenadores, com e a partir desta escuta
várias ações pontuais foram tomadas diretamente nas áreas setores envolvidas:
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Melhorias de processos, de organização do trabalho;
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Melhorias na comunicação entre liderança e subordinados, principalmente nas unidades de
internação do hospital;
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Melhoria nos ambientes físicos das áreas de Logística, GP e na climatização das áreas de
Diagnóstico por Imagem (RX), Enfermagem, Farmácia, Logística e Ativo e PA São Leopoldo;
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Movimentação de colaboradores (aumento de quadro nos setores de Enfermagem,
Contabilidade, Logística, GP e desligamentos de colaboradores em alguns setores);
?
Instalação de bebedouros nas unidades A e B;
?
Reorganização do posto de enfermagem da unidade A, além de conscientização das equipes
em relação ao descarte do lixo.
PESQUISA
Reunião da área de Gestão de Pessoas com a Gerência a fim de discutir planos de melhorias
para o setores que apresentaram maior grau de insatisfação.
AMBIENTE DE
TRABALHO
As áreas que apresentaram maior queixa, foram visitados pela Técnica de Segurança e pela
Coordenadora do SO, conduzindo várias ações conforme necessidade de cada área. Melhorias
foram implementadas na área de Gestão de Pessoas e Logística e Ativo com mudança de
layout
além da ampliação Hospital Dia NH, que atendeu muitas das reivindicações dos
colaboradores desta área.
RECOMPENSAS NÃO
FINANCEIRAS
Referente à dimensão "Recompensas Não Financeiras", foi iniciado o Programa de
Desenvolvimento dos Enfermeiros, entendendo que eles são grande parte da liderança da
Unimed e devem ser desenvolvidos com o objetivo de fazerem seus colaboradores se sentirem
mais recompensados. Quanto a essa dimensão também podemos citar o trabalho de
sensibilização das lideranças para o Programa de Gestão de Carreiras, PGC, que envolve
diretamente a avaliação e feedback do desempenho dos colaboradores.
ORGANIZAÇÃO DO
TRABALHO
Referente à dimensão organização no trabalho, a área de Processos e Organização formou
nova equipe de 17 auditores internos de processos, a fim de disseminar as atividades e o
conhecimento entre mais colaboradores, totalizando em 31 auditores de processos, os quais já
realizaram 100% das auditorias de processos.
DESENVOLVIMENTO DE
NOVAS EQUIPES
Em 2012 ocorreu a formação, envolvimento e desenvolvimento de novas equipes,
oportunizando aos colaboradores a participação, comprometendo-os com disseminação e
práticas realizadas, como por exemplo: café com segurança, papo com a gerência, auditores
internos, líderes da excelência, PDL.
COMUNICAÇÃO
Quanto ao item Comunicação, foi incluída data no Pipi News e no Mural, para que haja um
melhor controle da periodicidade das informações. Dessa forma atende-se as reclamações da
pesquisa, no que tange às informações desatualizadas, ou ainda, que em uma unidade estava
divulgado uma notícia e em outra unidade, já estava outra.
A área de Marketing iniciou a prática de fazer visitas nas unidades para verificar suas principais
necessidades. Essas visitas são realizadas periodicamente com o objetivo de melhorar a
comunicação. Também, houve a definição de que mais informações estratégicas deveriam ser
divulgadas pelo e-mail comunicar, principalmente no que tange aos colaboradores desligados,
admitidos e em férias.
Figura 6.3/2
- Melhorias Decorrentes da Análise da Pesquisa de Clima 2011