Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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Programa de Relacionamento com o Cooperado:
implementado em 2011, o programa de
relacionamento com o cooperado "Fazer Parte Faz a Diferença" busca promover o orgulho em ser
Unimed gerando engajamento e a contribuição de todos para obter resultados comuns e tem como
objetivos:
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Criar conceito e identidade própria do programa de relacionamento com os
cooperados de modo a personalizar a comunicação com os cooperados;
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Enfatizar a importância de cada membro da cooperativa;
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Organizar as ações para o cooperado;
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Estreitar o relacionamento com o cooperado.
O programa foi elaborado com base nas principais datas comemorativas do
calendário e da Unimed, conforme a Régua de Relacionamento a seguir:
No final do ano, o NDH e o Marketing se reúnem para analisar o programa do respectivo ano e
revisar o programa para o próximo período. O método de controle, verificação da eficácia e melhoria
das práticas relacionadas aos cooperados conta com a pesquisa de satisfação do cooperado. Essa
prática contribui para os objetivos estratégicos 3. Aumentar a Satisfação do Cooperado e 9.
Comprometer e Desenvolver o Cooperado.
6.2 Capacitação e Desenvolvimento
a) Identificação das Necessidades de Capacitação e Desenvolvimento
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Colaboradores:
as necessidades de capacitação e desenvolvimento são identificadas pela área
de Gestão de Pessoas. A prática tem como
input
outras metodologias conforme a seguir citadas:
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Planejamento estratégico (conforme necessidades de capacitação para apoiar os objetivos
estratégicos e planos de ação);
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Avaliação de desempenho, descrito no item 1.2.c;
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PCA (Plano de Capacitação Anual) do ano anterior, descrito no 6.1.d;
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Pesquisa de clima organizacional, descrito no 6.3. b;
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Pesquisa cliente externo, descrito no 3.1.b;
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Avaliação de reversão dos colaboradores, descrito no item 6.1.c.
Essa prática é realizada anualmente por meio do levantamento das necessidades acima descritas
em reuniões de análise, avaliação e definição das capacitações e desenvolvimentos a serem
aplicados no próximo período, contando com a participação de gerentes e coordenadores de
outras áreas para definição dos treinamentos.
No final de cada ano é realizada análise crítica do planejamento anterior, envolvendo a área de
Gestão de Pessoas, gerência e coordenadores. Nestas reuniões com os coordenadores ocorre a
sensibilização sobre a importância da definição clara dos objetos dos treinamentos, da
participação do colaborador nessa construção, para que os treinamentos tenham uma maior
eficácia, coerente assim com o objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter
Colaboradores.
. Lançamento do Programa
Janeiro
. Dia da Mulher
Março
. Páscoa
Abril
. Aniversário da Cooperativa
. Dia do Trabalhador
. Dia das Mães
Maio
. Dia Internacional do Cooperativismo
Julho
. Dia dos Pais
Agosto
. Dia da Secretária
Setembro
. Dias das crianças
. Dia do Médico
Outubro
. Baile do Cooperado
. Fechamento Anual do Programa
Dezembro
Aniversário de
Relacionamento -
cooperado com a
Cooperativa
Aniversário de
nascimento