Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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7.1 Processos Principais do Negócio e Processos de Apoio
a) Determinação dos Requisitos Aplicáveis aos Produtos e Processos
A determinação dos requisitos aplicáveis aos processos principais do negócio e aos processos de
apoio, ocorre a partir das necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas que
podem ser identificadas das seguintes formas:
?
Pesquisas (clientes, mercado, cooperados, fornecedores, colaboradores);
?
Contratos firmados com clientes;
?
Cumprimento da Legislação - ANS, ANVISA entre outras;
?
Objetivos a serem atingidos em cada processo;
?
Estratégia da Unimed VS; e
?
Book
estratégico
(com demandas de mercado, concorrentes, PESTE etc.).
Esta identificação de requisitos foi realizada de forma estruturada a partir de 2001 com a certificação
ISO 9001 e é atualizada nas seguintes práticas:
?
Melhorias de processos que podem ocorrer em decorrência de necessidades identificadas no
planejamento estratégico e nas reuniões de
BSC
, REDIR, nas ações oriundas das melhorias
identificadas nas pesquisas, nos novos projetos e produtos;
?
Reuniões de análise crítica, auto avaliações para atender ao objetivo estratégico 6. Concorrer ao
PGQP e Acreditações, auditorias internas e avaliações externas (PGQP e auditorias).
Desde 2009, com o início da implementação da gestão por processos, a área de Processos e
Organização utiliza como método de controle: acompanhamento do resultado de indicadores,
resultados de pesquisas realizadas; reclamações de partes interessadas e resultados de auditorias.
Em 2012 com o objetivo de atender o PGQP, Acreditação Hospitalar e de Operadora, a estrutura de
processos foi alterada abrindo alguns processos específicos relacionados à estratégia e assistência
ao cliente/paciente, como por exemplo:
PR-GER-1.06 - Tomada de Decisão
PR-GER-2.06 - Programas e Prêmios de Excelência
PR-NEG-6.02 - Atendimento Ambulatorial
PR-NEG-6.09 - Assistência Farmacêutica
PR-NEG-6.10 - Assistência Nutricional
PR-NEG-6.13 - Atendimento de Urgência e Emergência
PR-NEG-6.17 - Atendimento Clínico e Cirúrgico
PR-NEG-6.18 - Remoção SOS e Uniair
PR-SUP-9.16 - Esterilização
PR-SUP-11.11 - Gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico Hospitalar
Os principais requisitos a serem atendidos e os respectivos indicadores de desempenho estão
demonstrados na Figura 7.1/1 - Indicadores Principais de Processos onde na coluna R significa a
tabela (critério 8) onde está demonstrado o resultado do indicador.