Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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b) Projeto dos Processos Principais e de Apoio
Os processos principais do negócio e de apoio são projetados visando cumprir os requisitos
estabelecidos, seguindo a metodologia de mapeamento de processos realizada em três etapas
conforme demonstrado na Figura 7.1/2. Essa sistemática também está apoiada pelo documento PR-
GER-2.01 - Gestão da Documentação da Qualidade que estabelece a metodologia e inclui
responsabilidades e regras, assegurando que todos os novos documentos ou revisões sejam
projetados com base em um roteiro padrão.
Adicionalmente, as seguintes etapas compõe a metodologia de mapeamento de processos na
Unimed VS são:
Figura 7.1/2 -
Mapeamento de Processos
A decisão para o desenvolvimento de novos produtos pode ser decorrente da análise do ambiente
interno e externo descrito no 2.1, por meio da análise da pesquisa de mercado, satisfação do cliente,
ações da concorrência, medidas governamentais (Lei 9656/98) ou por decisão interna da diretoria
devido ao desempenho financeiro (retorno/sinistralidade) do produto.
O padrão para desenvolvimento do produto está descrito no PR-NEG-4.01 - Desenvolvimento de
Produtos e Serviços. Esse processo é implementado por meio de reuniões com as áreas envolvidas
no processo de operacionalização dos produtos, como, por exemplo, a área Comercial, de Marketing,
de Regulamentação e com a diretoria. É de praxe que a assessoria contábil, a qual é terceirizada,
apresente o seu parecer quanto a novos produtos ou alteração de valores de produtos já existentes,
isto tomando como base toda a configuração do produto (carências, coparticipações, abrangência,
remuneração médica e de serviços). No caso de planos de assistência médica, estes são regulados
pela ANS e necessitam seguir os padrões descritos na legislação e normativas específicas quanto a
registros de produtos. Nestes produtos há grande envolvimento da área de Regulamentação da UVS
e também do setor atuarial da Unimed Federação, pois é esta que envia as solicitações de registro de
produto para a agência reguladora.
c) Controle dos Processos Principais e de Apoio
Os processos são controlados para assegurar o atendimento aos requisitos estabelecidos e contam
para seu eficaz acompanhamento das seguintes práticas e ações: monitoramento contínuo dos
gestores responsáveis, em reuniões setoriais, de
BSC
, de processos, auditorias internas e dos líderes
da excelência. Também análise de tendência e utilização de referencial comparativo é realizada a fim
de agir preventivamente nos processos. Adicionalmente, o atendimento dos requisitos estabelecidos
é também acompanhado e apoiado por meio do registro indicadores de processos no sistema S.A .
Entrevistas Iniciais
Formatação do Modelo
A primeira etapa é realizada através de entrevistas com todas as áreas
envolvidas (gestoras, interfaces e clientes internos) e visa, principalmente, o
conhecimento da situação atual do processo. Nesta fase verificam-se os
documentos utilizados, as interfaces (entradas e saídas), os sistemas de apoio
e os controles/indicadores utilizados entre outros.
Para a formatação do processo são realizadas reuniões operacionais com as
áreas envolvidas (gestoras, interfaces e clientes internos, quando necessário)
a fim de desenhar/redesenhar o processo; definir atribuições e
responsabilidades; identificar oportunidades de melhorias; definir indicadores
de desempenho e gestão, as formas de controles internos, bem como o
atendimento aos critérios de excelência e requisitos da qualidade pré-
estabelecidos.
Aprovação, Implementação e
Monitoramento
Nesta etapa é realizada a formalização do documento através da aprovação
dos responsáveis (conforme item 6.4.3 deste PR). Após a aprovação inicia-se
a implementação do processo, monitoramento dos indicadores e controles.
Nesta etapa também são desenvolvidos os planos de ações referentes às
melhorias identificadas na fase anterior.