Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
95
Além deste canal para este tipo de informação, é disponibilizado através do site da UVS um link de
comunicação direto com a área de logística e ativo que permite que a informação inserida seja
direcionada ao e-mail de grupo do setor:
onde todos
os colaboradores tem acesso.
Para acessá-lo é necessário seguir os seguintes passos:
Rede Prestadora,
Serviços Credenciados e caso seja fornecedor após acessar a Rede Prestadora seleciona-se
Fornecedores, este acesso permite que sejam enviados e-mails para área de relacionamento com
serviços credenciados e fornecedores e também que se tenha acesso à ficha cadastral de
credenciamento. Na situação de ficha cadastral para fornecedor, é possível que ele apenas preencha
e envie este arquivo, na condição de credenciado é necessário que esta ficha seja preenchida e
enviada de forma física com a documentação da empresa, para área de logística e ativo.
7.3 Processos Econômico Financeiros
a) Gerenciamento dos Aspectos que Impactam a Sustentabilidade
A Unimed VS gerencia os aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio
desde 2007, utilizando como parâmetro os indicadores de liquidez geral e liquidez corrente e de
rentabilidade, como margem líquida e sinistralidade. Também é utilizada a análise vertical e horizontal
da demonstração do resultado mensal e acumulado e a posição das disponibilidades financeiras,
evolução do faturamento e previsão de custos.
A área de Contabilidade elabora relatório mensal apresentando o balancete contábil e a
demonstração do resultado, juntamente com os indicadores de liquidez, margem líquida e da
sinistralidade da cooperativa, apresentados para a diretoria, Conselho Fiscal e coordenadores da
Unimed VS. Também é elaborado relatório de resultados por centros de custos, que são repassados
aos coordenadores de cada área. Para verificar a evolução dos custos, é elaborado relatório de
levantamento dos hospitais, que apresenta a evolução dos custos hospitalares com o atendimento
aos clientes. A área de Faturamento elabora mensalmente o relatório de pagamentos comparativo e
também um relatório do faturamento da cooperativa. As atas de reuniões representam a forma de
controle utilizado.
MELHORIAS 2010
A implementação de comparativo mensal com diversos tipos de informações de uso estratégico pela diretoria;
O controle de centros de custos;
O repasse dos relatórios para as áreas responsáveis; e
A criação de naturezas financeiras, vinculadas às contas contábeis para elaboração de relatório de fluxo de
caixa analítico para atender ao indicador estratégico 1. Aumentar o Resultado e Patrimônio Líquido, permitindo
que sejam tomadas ações para ajustar ou melhorar o processo e atingir os objetivos estabelecidos.
MELHORIAS 2011
Instituído o planejamento tributário, visando melhorar o resultado e fomentar a capitalização, através da
criação da Reserva Complementar.
Inicio do projeto de orçamento por centro de custo onde todo orçamento foi realizado no sistema da TOTVS,
os gestores recebem mensalmente os relatórios de sua área com os valores orçados X realizados para analise
e críticas, e este orçamento deve ser alinhado com o orçamento geral da Unimed VS.
MELHORIAS 2012
Os demonstrativos de cobrança-relatórios, passaram a ser encaminhados através de e-mail para as
Contratantes de PP, redução de custos (papel, impressões, transporte).
Implementado no Portal do Cliente a emissão de segunda via de títulos e resumo da cobrança para clientes PF
e PJ, além do relatório anual de pagamento para fins de IRRF (PF).
O fechamento das contas ambulatoriais (PAs) de todas as Unidades, e as contas hospitalares dos HDs passou
a ser administrado na sede, o novo fluxo minimizou prazos de cobrança/erros de lançamento/melhor
administração das informações.
Adequações nos processos de emissão de faturamento de intercâmbio, os títulos são gerados no próprio
arquivo de cobrança, reduzindo custos de impressão e despesas com correios, também, adequado o processo
do AJIUS que reduz o envio de títulos e cobranças indevidas, também adequadas para serem encaminhadas
através de arquivo.
Os cooperados estão recebendo as informações dos seus rendimentos de produtividade com até 48 horas de
antecedência, as informações são liberadas através do Portal do Cooperado.
b) Recursos Financeiros e Equilíbrio do Fluxo de Caixa
Para assegurar os recursos necessários para manter o fluxo de caixa equilibrado é feito o
acompanhamento do fluxo de caixa diariamente, comparando os valores previstos e os efetivamente
realizados, e também acompanhando os saldos bancários e aplicações.