Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
94
?
Necessidade de um novo serviço conforme demanda por área de atuação e ou necessidade
técnica
?
Avaliação de toda documentação exigida conforme descrito no formulário FM.SUP- 11.070
,
exigidos de acordo com a legislação vigente;
?
Avaliação física do local de atendimento do serviço credenciado;
?
Aprovação pela gerência e diretoria da área.
Finalmente, a análise da documentação exigida após a seleção do fornecedor e a pesquisa de
satisfação dos fornecedores, viabiliza a oportunidade melhoria
b) Avaliação de Desempenho dos Fornecedores
A avaliação de fornecedores e credenciados é medida através de visitas de avaliação que são
realizadas anualmente, em todos os credenciados que possuem rede de atendimento e nos
fornecedores considerados críticos, levando em consideração a curva ABC de fornecedores que está
descrita no PR.SUP - 11.07.- Seleção e Avaliação de Fornecedores.
Para as visitas de avaliação são utilizados os formulários específicos, no caso dos fornecedores de
gêneros alimentícios: FM-SUP-11.128 - Avaliação de Restaurantes e Gêneros Alimentícios e para os
demais fornecedores utiliza-se o FM-SUP-11.011 - Avaliação de fornecedor. Para os serviços
credenciados, os formulários também dividem-se em dois grupos:FM-SUP-11.111 - Avaliação de
serviços credenciados - Hospitais para os hospitais e para os demais credenciados , utiliza-se o FM-
SUP-11.012 Avaliação de serviços credenciados.
O resultado da avaliação é enviado para cada credenciado ou fornecedor via e-mail conforme
PR.SUP - 11.07 Seleção e Avaliação de Fornecedores. Os fornecedores e credenciados com melhor
avaliação são premiados no evento de final de ano conforme item 7.2.c.
Além das visitas, para o grupo de fornecedores a área de Logística e Ativo registra as não
conformidades de cada fornecedor e as melhorias são tratadas diretamente com o fornecedor. A cada
três não conformidades, é encaminhado correspondência ao fornecedor solicitando a apresentação
de um plano de melhoria e caso seja um fornecedor que se realiza visita, é atribuído no FM-SUP-
11.011 - Avaliação de fornecedor. e FM-SUP-11.128 - Avaliação de Restaurantes e Gêneros
Alimentícios como Não Atende no item relacionado à qualidade de atendimento.
Os principais itens que compõem a avaliação dos fornecedores são: resultado da visita avaliação,
participação em cursos de qualificação e eventos e o monitoramento de não conformidades.Para os
credenciados os principais itens que compõem a avaliação são: resultado da visita de avaliação,
entrega da documentação no prazo, cadastro no programa NOTIVISA e cadastro no programa
QUALISS. Para ambos (fornecedor e credenciado) o indicador referente à pesquisa de satisfação é
avaliado, e desenvolvido ações de melhorias.
Figura 7.2/1
- Evento Premiação Melhores Fornecedores do Ano
c) Envolvimento e Comprometimento dos Fornecedores
Anualmente, desde 2010 são realizados encontros com fornecedores e credenciados abordando
assuntos relativos às mudanças e projetos da UVS. No ano de 2012, foi realizado o encontro para a
divulgação dos critérios das visitas de avaliação para credenciados e o curso de ICA para o PGQP.
As visitas realizadas anualmente, no final do ano geram o evento de premiação dos melhores
fornecedores e credenciados de acordo com o índice da avaliação. Essa prática está descrita no
padrão PR.SUP - 11.07 Seleção e Avaliação de Fornecedores e reconhece aqueles que tiveram os
melhores índices de resultado e que ficaram acima de 90% de avaliação. O percentual de
fornecedores a serem premiados, representam 10% (dez por cento) dos considerados críticos e dez
serviços credenciados.
Para manter a divulgação de conduta e ética do Sistema Unimed, a cada novo ingresso de
fornecedor e credenciado é entregue o código de conduta.
Como melhoria para o envolvimento e comprometimento com fornecedores e credenciados foi criado
o Canal de Comunicação para as Questões Éticas conforme descrito no critério 1, ítem 1.b .