Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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A metodologia utilizada para o mapeamento dos processos tem como princípio básico o envolvimento
das áreas gestoras do processo e tem como etapas a realização de entrevistas para entendimento da
situação atual, formatação do modelo em padrão estabelecido de documentos, aprovação, publicação
e monitoramento. Os processos foram disseminados para a liderança por meio de
workshops
, usando
na apresentação fluxogramas lúdicos com desenhos gráficos de forma inovadora para facilitar o
entendimento e associação com as atividades realizadas. Também foram identificados pontos críticos
e oportunidades de melhoria, aprovadas pela diretoria e implementadas para redução de
desperdícios e desvios.
Após o mapeamento de cada processo, são identificados os indicadores que assegurem a obtenção
dos requisitos e objetivos estabelecidos. Aprovadas as metas pelos gestores, a área de Processos e
Organização insere todos os dados de cada indicador e pessoas responsáveis pela alimentação no
S.A. Os responsáveis fazem um levantamento dos dados para a alimentação no sistema de acordo
com a periodicidade de cada indicador. Conforme são identificados pontos críticos, os times de
melhoria atuam de forma a melhorar o processo.
As auditorias internas iniciadas em 2011 e a auto avaliação do PGQP, acreditação de operadoras e
hospitalar, também asseguram o atendimento dos requisitos aplicáveis aos produtos e processos
principais e de apoio.
O tratamento de eventuais não conformidades identificadas para implementação de ações corretivas
está estabelecido no PR-GER-2.07- Ação Corretiva e Preventiva, onde estabelece a sistemática
utilizada para aplicação de ação corretiva e preventiva às não conformidades identificadas em
auditoria do sistema da qualidade da UVS.
d) Análise e Melhoria dos Processos Principais e de Apoio
Desde 2009 os processos são analisados e melhorados por meio dos
Times de Melhoria que se
reúnem mensalmente para realizar um estudo mais profundo (levantamento de dados,
benchmarking
,
convite a especialistas envolvidos na área da melhoria etc.) das oportunidades de melhoria
identificadas. Essa equipe se utiliza da metodologia de melhoria de processos descrita no item 1.2.e
para implantação e controle dessas ações. Quando necessário são envolvidos outros colaboradores
para o desenvolvimento do projeto, que é apresentado em reunião mensal dos líderes da excelência
para que seja avaliado e receba sugestões. Depois disso é levado para aprovação dos gestores
envolvidos para que tenham conhecimento e possam sugerir alterações que julgarem necessárias,
sendo a última aprovação necessária realizada pela diretoria, por meio de apresentação do projeto
concluído em REDIR. Quando da aprovação, é feita a implementação do projeto e posteriormente
análise da eficácia desta melhoria, através dos indicadores inseridos e alimentados no S.A. Quando é
feita a revisão de um processo também são levantados possíveis pontos críticos e, se necessário,
montado grupo para estudo de melhoria, descrição de plano de ação e implantação da mesma. Os
planos de ação são inseridos e alimentados no S.A. para controle dos responsáveis.
A formulação das estratégias descrito no 2.1 também contribui para a melhoria de produtos e
processos.
Os líderes da excelência, que compõe os times de melhorias, são representantes das áreas que
relacionadas na estrutura organizacional conforme Figura P5/1 Organograma inserido no Perfil. Além
da análise e melhoria de processos principais e de apoio, desde 2009 com o início da prática de
gestão por processos estes líderes são responsáveis pelos padrões de trabalho descritos no item
1.2.d. Neste sentido, os líderes da excelência tem as seguintes responsabilidades o qual são
avaliados de acordo com o atendimento de cada critério conforme Figura 7.1/5.
Em 2011, com o objetivo de estimular e avaliar o desempenho dos líderes da excelência, a fim de
proporcionar reconhecimento e desenvolvimento dos mesmos, atendendo a critérios do PGQP
(indicadores, práticas, resultados etc.), a área de Processos e Organização, estabeleceu um controle
com sistema de reconhecimento para os líderes da excelência que tiverem acima de 80% de
atendimento a estes critérios e responsabilidades demonstradas na Figura 7.1/5.
Figura 7.1/4
- Evento de Premiação dos Líderes da Excelência 2012