Processos
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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CRITÉRIOS
ATENDE
NÃO ATENDE
NÃO APLICÁVEL
PR
Todos os processos sob
responsabilidade estão criados
e atualizados
Processos desatualizados ou
não descritos
Não há processo sob
responsabilidade do líder
IT
Todas as ITs sob
responsabilidade estão criadas
e atualizadas
Its desatualizadas ou não
descritas
Não há ITs sob
responsabilidade do líder/não
há necessidade
OUTROS DG
Todos outros documentos de
gestão sob responsabilidade
estão criados e atualizados (FM,
PL, MN, PT, TB)
Outros documentos de gestão
(FM, PL, MN, PT, TB)
desatualizados ou não descritos
Não há outros documentos de
gestão sob responsabilidade
do líder
INDICADORES
Todos os indicadores estão
acompanhados no SA de acordo
com sua periodicidade
Há indicadores desatualizados
no SA
Não há indicadores sob
responsabilidade do líder
PLANOS DE
AÇÃO/
MELHORIAS
Todos os planos aprovados em
diretoria estão alimentados no
SA com situação do andamento
das ações
Há planos aprovados em
diretoria desatualizados no SA
Não há planos aprovados em
diretoria sob responsabilidade
do líder
REUNIÃO
MENSAL
>85% de participação nas
reuniões mensais (com
presença mínima de 75% do
tempo total da reunião)
<84% de participação nas
reuniões mensais
-
TIMES MELHORIA
Participa ativamente das
reuniões/tarefas determinadas
pelo grupo (atas e cronograma
do projeto controlado pelo líder
do time)
Não participa ativamente das
reuniões/tarefas determinadas
pelo grupo (atas e cronograma
do projeto controlado pelo líder
do time)
Não participa de nenhum time
de melhoria
EVENTOS/
TREINAMENTOS
>85% de participação nos
cursos/treinamentos
direcionados aos líderes da
excelência
<84% de participação nos
cursos direcionados aos líderes
da excelência
Curso já realizado ou não
necessário para o líder
Figura 7.1/5
- Responsabilidades e critérios avaliativos dos Líderes da Excelência
Principais melhorias e inovações implantadas nos processos/estrutura em 2012 foram:
?
Implementação do Contact Center com atendimento 24 horas ao clientes atendendo a legislação e
acreditação de operadoras;
?
Unimed nas Redes Sociais com o objetivo de atender as manifestações de usuários de internet,
bem como demandar conteúdos voltados a promoção à saúde, realizar campanhas promocionais
e assim divulgar a marca;
?
Implementação do sistema MV no HUVS;
?
Melhorias no Portal do cliente ( 2ª via de boletos, atualizações cadastrais);
?
Implementação da CIPA em todas as unidades de atendimento atendendo a legislação;
?
Aprovação em AGE da compra de 20 lotes ao lado do HUVS proporcionando uma redução de
custos na construção do novo hospital;
?
Implementação do Programa Gestão de Carreiras;
?
Substituição das sacolas plásticas utilizadas no CDI por sacolas recicláveis confeccionadas com
as sobras dos campos cirúrgicos contabilizando uma redução e custos de 4.855,00/ano;
?
Criação do Comitê de Conduta com o objetivo de centralizar, controlar e tratar as questões éticas
nos relacionamentos internos e externos, que envolvam todas as partes interessadas, colocando à
disposição um canal de comunicação para receber denúncias relacionadas ao código de conduta.
A análise do processo é contínua devido à agilidade de alteração no negócio de saúde (decorrentes a
novas expectativas das partes interessadas, incluindo legislação). Também mesmo as pequenas
alterações solicitadas deflagram uma revisão mais ampla do processo. A prática é de
responsabilidade dos donos e cada processo, líderes da excelência e gestores, juntamente com a
área de Processos e Organização. O método de controle utilizado é por meio de indicadores de cada
processo onde é possível identificar necessidades (pontos críticos) e eficácia de melhorias
implementadas. Os responsáveis de cada processo realizam um acompanhamento dos resultados
dos indicadores registrados no S.A., medindo a eficácia e identificando as melhores e práticas,
adquirindo um maior conhecimento, implementando melhores fluxos dos serviços e gerando maior
satisfação das partes envolvidas.
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