Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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demais cooperados, a avaliação da eficácia é realizada pelo % de participação dos mesmos nos
eventos sociais, conforme programa de participação social relatado no item 6.1.c.
6.3 Qualidade de Vida
a) Identificação de Perigos e Tratamento de Riscos Relacionados à Saúde Ocupacional e à
Segurança
A identificação de perigos e o tratamento de riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e
ergonomia ocorrem por meio das práticas descritas na Figura 6.3/1.
PRÁTICA
OBJETIVO
PCMSO
Desde 1999, anualmente, é elaborado pelo médico coordenador do programa a partir de dados obtidos
no ambiente de trabalho (reconhecimento dos riscos, análise dos postos de trabalho e PPRA), com a
finalidade de: identificar e monitorar alterações no organismo que possam ser provocadas por riscos
existentes no ambiente de trabalho; prevenir doenças profissionais e ocupacionais; identificar doenças
profissionais relacionadas ao trabalho realizado e adotar providências necessárias; orientar os
colaboradores através de ações em atenção primária à saúde (promoção da saúde e prevenção de
doenças); cooperar com a manutenção do patrimônio humano e material da empresa. Também realiza
encaminhamento de exames admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e
demissionais. O método de controle utilizado é o acompanhamento mensal pelo técnico de segurança
do trabalho que verifica os exames necessários, conforme a tipologia e colaborador. O sistema web
apoia esse controle onde é possível identificar os exames que já foram realizados. A partir de
novembro/2010 os atendimentos passaram a ser realizados por médicos indicados para
acompanhamento das particularidades de cada colaborador. Finalmente, o PCMSO atende ao objetivo
estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores, está relacionado à prática de PPRA
e tem a cooperação da área SO, equipe de Segurança do Trabalho e GP.
PPRA
Descrito no item 4.1 Responsabilidade Socioambiental.
INSPEÇÕES DE
SEGURANÇA
No ano de 2010 foi implementada a prática de inspeções de segurança que ocorre mensalmente por
meio de análise dos postos de trabalho, procurando identificar atos ou condições inseguras que possam
causar danos à saúde dos colaboradores durante a execução da atividade, através do preenchimento
de
check list
, onde são apontadas as situações que estão inadequadas baseadas na NR 32 e nas
demais Normas Regulamentadoras. A responsabilidade das inspeções é do técnico de segurança do
trabalho e Enfermeira do CPCIRAS que se utilizam do cumprimento do cronograma estabelecido e o
preenchimento do formulário como método de controle. Os relatórios das inspeções são enviados aos
postos de trabalho para análise e para, caso necessário é realizado tratamento e melhorias. Em 2010 foi
estabelecido um cronograma para definição de periodicidade das inspeções relacionada com a prática
do PCA. A prática apoia o objetivo estratégico 8. Implementar Gestão de Riscos com a colaboração da
área de CPCIRAS e equipe de segurança do trabalho
ELABORAÇÃO
DO MAPA DE
RISCOS
AMBIENTAIS
Anualmente desde 2003 após a realização da posse dos membros da CIPA no HUVS é elaborado o
mapa de riscos ambientais, por área, onde são diferenciados e identificados os riscos ocupacionais que
venham causar danos à saúde dos colaboradores, divididos em químicos, físicos, biológicos,
ergonômicos e de acidentes, assim como o número de colaboradores expostos aos riscos. O método de
controle utilizado são as reuniões da CIPA, que resultam em melhorias e solicitações necessárias para
adequação às condições inseguras. A cada renovação da CIPA é atualizado o mapa de riscos onde são
revisados os riscos ocupacionais e informado, caso exista, o número de colaboradores expostos a estes
riscos. A elaboração do mapa de riscos é integrada com as práticas de CIPA e PPRA com a
colaboração da área de SO, equipe de Segurança do Trabalho e GP. Em 2012 foi implementado a CIPA
nas demais unidades de atendimento e confeccionados os mapas de riscos das unidades.
CONTROLE DE
INFECÇÃO
HOSPITALAR
Desde 2007, o Serviço de Controle de infecção, atualmente renomeado como Comissão de Prevenção
e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CPCIRAS), efetua vigilância epidemiológica
das infecções endêmicas e atua extensivamente na prevenção de contaminação e infecções cruzadas.
Todas as ações da área são fundamentadas na Portaria MS.2616/98, e estão descritas no Programa de
Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (PPCIRAS). A atualização do
PPCIRAS, que ocorre anualmente, é realizada sempre buscando melhorias na forma de execução do
serviço e atualizações de acordo com as exigências legais, como por exemplo desde 2009 está se
realizando acompanhamento pós-cirúrgico de acordo com o exigido pela RDC.08 de fevereiro de 2009.
RESÍDUOS
A UVS gerencia seus resíduos, conforme descrito no PGRSS, elaborado de acordo com a legislação
vigente. Os resíduos são coletados por empresas especializadas desde 2006. Como melhoria em 2010
foi criado o Comitê de Responsabilidade Social onde também são tratados assuntos relacionados aos
aspectos ambientais. Já em 2011 implantou Coletores Ecológicos onde todas as partes interessadas
podem descartar medicamentos vencidos, pilhas e cartões magnéticos que são corretamente
descartados. Além disso, em 2011, em parceria com a área de Logística e Ativo, iniciou-se a realização
de visitas anuais de avaliação e qualificação dos fornecedores (serviços contratados) que realizam a
coleta e destinação final dos resíduos na UVS. A disseminação ocorre mensalmente na Integração de
Novos Colaboradores, onde se aborda o tema "Gerenciamento de Resíduos" sob vários aspectos, bem
como em treinamentos de reciclagem que ocorrem anualmente. Desde 2010, mensalmente, a UVS,
através de empresa contratada, elabora e responde tecnicamente pelo PGRSS dos consultórios de
médicos cooperados. O plano é elaborado de acordo com a legislação específica. A contratada visita os
consultórios conforme solicitação e avalia os resíduos gerados, bem como seu manuseio e
acondicionamento e orienta os colaboradores quanto à conduta a ser mantida. Os resíduos gerados são
coletados por empresa especializada a partir de 2006 e como melhoria tem inspeções adicionadas a
este processo em 2011.
Figura 6.3/1
- Práticas de Saúde Ocupacional, Segurança e Ergonomia