Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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colaborador, também registrando percepções no formulário específico. Ao final do período de
estabelecimento das metas a chefia imediata avalia o atendimento ou não do colaborador nas
competências necessárias e a permanência ou não do colaborador na organização. No
fechamento de cada fluxo de reversão se realiza análise da eficácia do processo. As alterações
que se fazem necessárias, tanto no processo quanto no formulário, são validadas em reunião com
coordenadores. Em 2012 essa prática foi refinada no sentido de quantificar o número de
avaliações com resultado positivo, ou seja, onde o êxito na reversão do desempenho foi
alcançada, além da sensibilização dos gestores para a utilização desta ferramenta. Esta prática
está coerente com o objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores.
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Pesquisas:
desde 1999
as seguintes pesquisas realizadas na Unimed podem avaliar o
desempenho das equipes:
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A pesquisa de clima organizacional, de responsabilidade da área de Gestão de Pessoas,
conforme item 6.3.b, é segmentada por área, trazendo diagnóstico das equipes, além de
possuir uma pergunta específica onde os colaboradores avaliam a sua equipe;
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Pesquisa de satisfação do cliente interna e externa, descrito no item 3.2.d; e
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A pesquisa de satisfação do cooperado, de responsabilidade do NDH, descrito no item 6.3.b,
questiona os serviços prestados pela Enfermagem, Atendimento e Hospedagem, na percepção
dos médicos cooperados.
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Estágio Probatório:
desde 2004 a avaliação do estágio probatório ocorre semestralmente
durando o período de 02 anos, para acompanhamento e verificação do atendimento às regras e
diretrizes estabelecidas pelo Estatuto Social da Unimed VS e análise das necessidades e
expectativas do cooperado. O cronograma de prazos de acordo com data de ingresso dos
cooperados é o método de controle utilizado. Com base no resultado das avaliações é realizada
análise dos pontos críticos para melhorias. As avaliações do período do estágio probatório estão
coerentes com o objetivo estratégico 9. Comprometer e Desenvolver o Cooperado.
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Avaliação dos Cooperados:
a avaliação ocorre também a partir dos registros das manifestações
dos clientes realizados no Atendimento ao Cliente e tratados através da Ouvidoria. Com base do
resultado das avaliações, o Ouvidor conversa com cooperado para melhoria no processo do
atendimento ao cliente. Finalmente, a pesquisa de satisfação do cooperado está coerente com o
objetivo estratégico 3. Aumentar a Satisfação do Cooperado, 9. Comprometer e Desenvolver o
Cooperado, a pesquisa de satisfação de clientes está coerente com o objetivo estratégico 4.
Desenvolver a Gestão do Cliente e a pesquisa de clima organizacional está coerente com o
objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores.
d) Remuneração, Reconhecimento e Incentivo
A Unimed VS estimula a busca pelos melhores resultados por meio da remuneração, do
reconhecimento e dos incentivos a partir das seguintes práticas:
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Gestão da Carreira de Colaboradores
: gerenciada pela área de Gestão de Pessoas, desde 2003
todos os cargos possuem uma tabela salarial com o objetivo de definir o salário de cada cargo
dentro de uma faixa segura, onde há uma ampla flexibilidade para reconhecer os conhecimentos,
habilidades e competências.
A administração de cargos e salários é feita considerando:
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a relatividade interna: cada cargo tem sua remuneração estabelecida conforme as
responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função;
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a situação de mercado: os salários são estabelecidos conforme os padrões de mercado para
cargos com responsabilidades semelhantes, com realização de pesquisa de mercado;
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o equilíbrio orçamentário da UVS: a política salarial leva em conta o desempenho da
cooperativa e seus resultados.
A política de administração de cargos e salários tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional
e o desempenho dos seus colaboradores, tendo claros os requisitos para promoção, vertical ou
horizontal. Adicionalmente, a tabela salarial utilizada foi criada tendo como referência salários de
empresas de saúde do RS.
No ano de 2011 a gestão da carreira foi revista por consultoria externa, desenvolvendo um novo mapa
de competências adequado às competências específicas de cada cargo, remuneração e crescimento
profissional coerente com o objetivo estratégico 10. Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores.
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Participação nos Resultados para os Colaboradores:
desde 1999
,
com o objetivo de estimular
e recompensar os colaboradores pelo alcance dos objetivos organizacionais. A distribuição deste
valor ocorre da seguinte forma: