Pessoas
Unimed (RS)Vale do Sinos|Relatório da Gestão 2012 |
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MELHORIAS IMPLEMENTADAS EM 2012
SALÁRIOS E
BENEFÍCIOS
Implementação do Programa de Gestão de Carreiras, ou seja, todo colaborador com um novo
mapa de competências divulgado, bem como a política salarial. Aprovação em REDIR a
implementação gradativa da nova tabela salarial em 2013, buscando o ajuste na nova faixa
salarial. Além disso, alguns setores, como Faturamento, Hospedagem, Nutrição, já tiveram
reajuste salarial, buscando aproximação do salário da nova tabela salarial.
Implementação do Prêmio Assiduidade, que distribui cartão alimentação para os colaboradores
com zero faltas.
Ampliação dos cursos afins com o cargo para o auxílio educação gerando oportunidades de
carreira também em outras áreas dentro da Unimed.
UNIFORME
Elaboração pela área de Marketing, com a cooperação da área de Logística e Ativo, de um
catálogo com todas as fotos das peças, sua descrição e valor, para sanar as reclamações dos
colaboradores de outras unidades que não conseguiam comparecer na unidade do PA NH para
conhecer as peças e realizar a comprar. Foram também substituídos os uniformes da equipe da
hospedagem e nutrição.
Figura 6.3/2
- Melhorias Decorrentes da Análise da Pesquisa de Clima 2011 (continuação)
Foram realizadas melhorias específicas por áreas, atendendo ao objetivo estratégico 9.
Comprometer, Desenvolver e Reter Colaboradores. A avaliação de desempenho de colaboradores
também oportuniza a identificação de necessidades e expectativas da força de trabalho, conforme
descrito no item 1.2.c
?
Pesquisa de satisfação dos cooperados
: é realizada, desde 2005, por meio de uma empresa
especializada, e são avaliados os seguintes critérios: imagem, relacionamento com os
cooperados, auditoria, qualidade, comunicação, benefícios, gestão e serviços. Os resultados são
analisados por uma equipe multidisciplinar, composta por no mínimo um representante do NDH,
um do Marketing e um da Diretoria, para desenvolver planos de ação para as melhorias
identificadas. Os cooperados são comunicados sobre o resultado da pesquisa através dos canais
de comunicação internos da Unimed VS. Antes do início de cada ciclo, o NDH analisa a
sistemática utilizada na pesquisa anterior e identifica melhorias para o processo. As melhorias são
repassadas para a empresa contratada para serem implementadas no planejamento e realização
da pesquisa (para aqueles de maior impacto na satisfação dos cooperados e atendimento de suas
necessidades e expectativas informadas no P1D, identificadas na seguinte questão da pesquisa:
"Quais suas necessidades e expectativas relacionadas ao seu desenvolvimento?" e "Quais suas
necessidades e expectativas relacionadas aos benefícios?"). Em 2011 e 2012 o questionário foi
enviado por meio eletrônico, o que ocasionou em uma adesão maior à pesquisa e agilidade na
análise dos dados. A pesquisa de satisfação do cooperado está coerente com os objetivos
estratégicos 3. Aumentar a Satisfação do Cooperado e 9. Comprometer e Desenvolver o
Cooperado.
As práticas descritas para colaboradores e cooperados se relacionam com as metodologias para
identificação de desenvolvimentos, treinamentos e benefícios citados nos itens 6.1 e 6.2.
c)
Avaliação e Desenvolvimento do Bem Estar, Satisfação e Comprometimento das Pessoas
Os colaboradores e cooperados tem seu bem estar, satisfação e comprometimento avaliados por
meio de um rol de práticas descritas a seguir:
?
A avaliação e desempenho de colaborador, descrito no item 1.2.c;
?
Pesquisa de clima organizacional de colaboradores, descrito no item 6.3.b;
?
Pesquisa de satisfação de cooperados, descrita no item 6.3.b;
?
Auditorias internas;
?
Auto avaliação PGQP;
?
Desenvolvimento de liderança, descrito no item 1.2.c.
Adicionalmente o bem estar, a satisfação e o comprometimento das pessoas são desenvolvidos por
meio das seguintes práticas:
?
Ginástica Laboral:
desde 2008, realizada diariamente, a prática de exercícios para relaxamento,
massagem ou alongamento, visando à prevenção de
doenças osteomusculares, a integração entre as
pessoas, a redução de atestados médicos, o
aumento da produtividade e a promoção da
qualidade de vida. O método de controle utilizado é o
acompanhamento
das
participações
dos
colaboradores e semestralmente é aplicado um
questionário com questões sobre queixa de desconforto procurando atender as prioridades. Em
2011 a ginástica laboral deixou de ser terceirizada e passou a ser própria a partir da contratação