Faça sua busca aqui
Área Restrita para empresas, cooperados e prestadores
Acesse Área Restrita Beneficiário
Acesse Fale Conosco
Acesse Guia Médico
Acesse Laudos Laboratório
Acesse Segunda Via Boleto
Unimed
Rede Própria
Atendimento (Serviços)
Voltar "Fevereiro Roxo: Conscientização e Cuidado para Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)"
O Fevereiro Roxo é uma campanha nacional de conscientização que envolve profissionais de saúde, instituições privadas e o poder público em prol de desempenhar um papel crucial na educação da população e na promoção de cuidados de saúde adequados.
A campanha teve início no Brasil em 2014, sendo criada por médicos da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Foi inspirada por outras Campanhas como o Outubro Rosa (câncer de mama) e o Novembro Azul (câncer de próstata), por motivação inicial aumentar a visibilidade de doenças como o Lúpus e a Fibromialgia, que muitas vezes são negligenciadas. A Doença de Alzheimer foi incorporada à campanha devido à crescente relevância dessa condição em uma população que envelhece rapidamente.
Significado da cor roxa: Simboliza espiritualidade, empatia e serenidade, valores fundamentais para o enfrentamento dessas condições.
A Campanha busca a conscientização unificada pois, ao abordar as três condições em uma única campanha, é possível ampliar o alcance da informação e sensibilizar diferentes públicos a fim de promover o diagnóstico precoce, o acolhimento e o suporte aos pacientes.
Todas são doenças crônicas que demandam acompanhamento contínuo e comprometem a qualidade de vida. Elas compartilham desafios, como diagnóstico tardio e falta de cura definitiva. Geram impactos emocionais e sociais significativos nos pacientes e em suas famílias.
Muitas pessoas ainda desconhecem ou têm informações equivocadas sobre essas doenças, o que prejudica o reconhecimento dos sintomas e a busca por tratamento adequado.
A Campanha reflete a necessidade de uma rede de apoio que garanta conforto, acolhimento e dignidade para pacientes e cuidadores.
É uma doença neurodegenerativa que causa demência progressiva ocasionando perda de capacidades cognitivas e funcionais.
Principais sintomas:
Prevalência Global: A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Alzheimer afeta cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deve dobrar em 20 anos.
Prevalência no Brasil: No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
Fatores de risco:
Tratamentos e Cuidados: Os sintomas podem ser gerenciados com uma combinação de abordagens tais como, medicamentosa, estimulação cognitiva e exercícios de memória. Bem como, gerenciamento do estilo de vida.
É uma síndrome de dor crônica generalizada, considerada uma condição que amplifica as sensações dolorosas, afetando a forma como o cérebro e a medula espinhal processam os sinais de dor.
Prevalência Global: Afeta de 2% a 8% da população mundial, sendo mais comum em mulheres entre 30 e 55 anos.
Prevalência no Brasil: A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população brasileira. De cada 10 pacientes com fibromialgia, entre 7 e 9 são mulheres.
A fibromialgia não é considerada uma doença autoimune. Embora compartilhe algumas características com condições autoimunes, como dor crônica e fadiga, ela tem mecanismos diferentes, não havendo evidências de que o sistema imunológico ataque o corpo. Em vez disso, a condição está relacionada a uma alteração na forma como o sistema nervoso central processa os sinais de dor, resultando em uma maior sensibilidade à dor (processo chamado de sensibilização central).
Embora não seja autoimune, a fibromialgia pode coexistir com doenças autoimunes, como: Lúpus eritematoso sistêmico, Artrite reumatoide e Síndrome de Sjögren.
É a forma mais comum e grave entre os tipos de Lúpus, classificada como uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis, afetando múltiplos órgãos e sistemas como pele, articulações, rins e cérebro.
Prevalência Global: Estima-se que o LES afete aproximadamente 20 a 70 pessoas por 100.000 habitantes em todo o mundo.
Prevalência no Brasil: Dados específicos sobre a prevalência do LES no Brasil são limitados. No entanto, a Sociedade Brasileira de Reumatologia destaca que a doença é mais comum em mulheres, especialmente na faixa etária de 20 a 45 anos.
Fatores de Risco:
Tratamento e Cuidados: Os sintomas podem ser gerenciados com uma combinação de abordagens tais como, medicamentosa e novas terapias biológicas ajudam a controlar os sintomas e prevenir complicações. Bem como, gerenciamento do estilo de vida.
Estratégias para gerenciar o estilo de vida:
Ressaltamos a importância do acompanhamento multidisciplinar com especialistas.
Fique atento! Se você ou alguém que conhece apresenta sintomas compatíveis com as doenças ou tiver dúvidas, consulte um profissional de saúde. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença!
O Fevereiro Roxo é mais do que uma campanha, é um convite à conscientização, empatia e ao cuidado coletivo. Juntos, podemos criar um futuro em que pacientes de Lupus, Fibromialgia e Alzheimer recebam o suporte adequado.
Mantenha-se informado e cuide da sua saúde!
Programas de Medicina Preventiva
A Unimed Costa do Sol, por meio dos Programas Viver Bem, promove atendimentos interdisciplinares aos beneficiários maiores de 18 anos, elegíveis aos programas de acordo com cada linha de cuidado.
Os programas oferecem acolhimento aos pacientes e familiares, atuando no gerenciamento do cuidado com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida.
Para saber mais sobre os programas da Medicina Preventiva da Unimed Costa do Sol, acesse o site ou faça contato através do telefone (22) 2105 -8075, WhatsApp (22) 99208-8494, ou através do nosso endereço de e-mail (medprev@costadosol.unimed.br).
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Unimed Costa do Sol (@unimedcostadosol)
Uma publicação compartilhada por Unimed Costa do Sol (@unimedcostadosol)
Governança Corporativa
Áreas Exclusivas
ANS